Ser São-Paulino da Geração Telê

Ser São-Paulino da Geração Telê

Em 1992 eu tinha 8 anos. Ainda não tinha decidido a qual clube torcer, mas sofria influência do Flamengo do meu pai. Porém, enquanto o Flamengo seria o campeão brasileiro daquele ano, o São Paulo conquistaria o mundo. Jogando um futebol inovador e visionário. O grande líder dessa conquista não era o camisa 10, Raí, mas sim Telê Santana. Um defensor do futebol arte. Raí foi um líder, mas O Grande Líder foi Telê. O maior técnico de futebol de todos os tempos, na minha humilde opinião. Um técnico que fez de uma Seleção Brasileira histórica, sem ter ela vencido uma Copa do Mundo, que foi a Seleção de 1982. Voltando a 1992, o São Paulo antes de conquistar o mundo, conquistava o torneio continental, que dava acesso a Tóquio. O São Paulo encantou naquele ano, e no final do ano, vendo o São Paulo vencer o super Barcelona de Stoichkov e do técnico Johann Cruyff, era o pico do Everest. Chegando Johann Cruyff declarar após a derrota para o São Paulo: "Se você tem de ser atropelado, é melhor que seja por uma Ferrari." O São Paulo naquele ano era o teto do mundo do futebol.

Talvez eu esteja enganado, mas vendo São Paulo X Barcelona de madrugada, notei que no campo existia uma áurea branca rodeando os jogadores e os torcedores, aquele jogo foi mágico. O mundo conhecia o São Paulo e depois muitos técnicos pelo mundo tentavam colocar em prática as técnicas e táticas do São Paulo de Telê. Não bastasse o ano de 1992 ser mágico, o ano de 1993 foi magnífico. E o São Paulo se consagraria bicampeão continental e do mundo. E pelo mundo ecoava um grito: "São Paulo! São Paulo! O magnífico!" Era inevitável: eu não sou apenas mais um são-paulino, sou um são-paulino especial, testemunha ocular do São Paulo da Geração Telê. E toda vez que vejo o gol de Raí de falta contra o Barcelona, quando vejo aquela cena de Raí correndo em direção a Telê Santana - como o Deus Kairos da mitologia grega, o Deus do Tempo Oportuno - me emociono, cada vez mais, pois aquele gol ainda ecoa na eternidade.

Hoje, o São Paulo Futebol Clube é um exemplo de clube para o mundo, não só por ser um dos mais vitoriosos, mas por pagar em dia o salário dos funcionários, incluindo jogadores, ajudar comunidades carentes, ter uma estrutura de primeiro mundo, e zelar pelos seus heróis. Como fez com Leônidas da Silva, O Diamante Negro, que teve ajuda do São Paulo Futebol Clube na sua terceira idade, quando teve problemas de saúde. Digo heróis, e não ídolos, pois heróis são aqueles que nos puxam para cima, enquanto ídolos, etimologicamente falando, são aqueles que nos puxam para baixo, como há na música, em que os fãs imitam os ídolos no uso de drogas.

autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/vspinheiropb

www.youtube.com/victorgeo10

vspinheiro.jp@gmail.com

Victor da Silva Pinheiro III
Enviado por Victor da Silva Pinheiro III em 27/11/2017
Código do texto: T6183379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.