AS SEIS GRANDES TRAGÉDIAS AÉREAS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL

O trágico acidente aéreo na Colômbia com o avião que transportava a equipe brasileira de futebol Chapecoense e caiu próximo ao aeroporto do Medellín, matando 71 pessoas, vitimando praticamente toda a delegação é mais uma na lista de tragédias ligadas ao futebol.

É com muito pesar que este colunista apresenta, a seguir, a lista triste dos principais acidentes aéreos em que houve a perda da maior parte de uma equipe futebolística, mundo adentro:

1. A tragédia de Torino (04 de maio de 1949): Um dos dias mais tristes do futebol italiano aconteceu quando um avião Fiat G-212 que levava a equipe pentacampeã do Torino, na época uma das equipes mais fortes da Europa, chocou-se com a parede de trás da Basílica de Superga, nos arredores de Turim. Quarenta e duas pessoas que voltavam de uma partida beneficente em Portugal morreram, dentre elas 18 jogadores da equipe, funcionários do clube, jornalistas e os tripulantes. A culpa foi atribuída às más condições climáticas e a um erro de navegação.

2. O desastre de Munique (06 de fevereiro de 1958): Outro acidente aéreo envolvendo equipes de futebol que comoveu o mundo inteiro aconteceu quando jogadores da jovem equipe do Manchester United retornavam de Belgrado, Inglaterra, após disputa das quartas de final da Copa Europeia morreram. O acidente aconteceu ainda em terra, antes mesmo de o avião pegar voo, na terceira tentativa de decolar da pista do aeroporto de Munich-Riem, com neve, a aeronave da companhia aérea British European Airways derrapou e bateu. Além de oito jogadores, dois dirigentes do clube e vários jornalistas que cobriam a partida morreram na derrapagem em Munique. 23 dos 44 passageiros a bordo morreram. O acidente acabou com aquela mítica equipe dos Busby Boys, os meninos de Matt Busby. O técnico sobreviveu e conseguiu escapar de seus escombros para se transformar, mais tarde, em uma lenda do futebol inglês.

3. A tragédia do Alianza Lima (08 de dezembro de 1987): Ocorreu quando um avião Fokker 27 da Marinha de Guerra do Peru fretado pelo time de futebol Alianza Lima que estava voltando para enfrentar o Deportivo Pucallpa pelo torneio peruano caiu no oceano Pacífico, perto da costa peruana, a 10 quilômetros do aeroporto de Lima. Todos os integrantes da equipe, que liderava o campeonato do país, parentes e membros da comissão técnica morreram no acidente. Dentre os 54 passageiros e tripulantes, o único sobrevivente foi o piloto. A equipe ficou totalmente desmantelada e precisou seguir no campeonato local com jovens e jogadores fornecidos pelo Colo-Colo, que emprestou atletas em um gesto de solidariedade.

4. A tragédia da Zâmbia (28 de abril de 1993): Nesse acidente quando a seleção da Zâmbia estava em um avião militar em voo organizado pela Força Aérea do país africano, que se deslocavam de Port Louis, Ilhas Maurício, para Dacar, Senegal, onde competiria por vaga na Copa do Mundo de 1994, um dos motores pegou fogo e o piloto cometeu um erro ao encerrar o outro motor, com a aeronave mergulhando no Oceano Atlântico. O acidente aconteceu pouco depois da decolagem de Libreville, Gabão, depois de se reabastecer. Morreram também no acidente o presidente da seleção, três técnicos e 18 jogadores. Todos os membros da seleção de futebol da Zâmbia morreram com a queda no mar.

5. O acidente do voo da Green Cross (03 de abril de 1961): Em uma das maiores tragédias do esporte chileno, o avião Douglas DC3 que voltava para Santiago, depois de uma partida fora de casa contra o Osorno, pela Copa do Chile, com parte da equipe de futebol mais famosa do Chile, o Green Cross, caiu nos Andes sem deixar sobreviventes. O equipamento transportava 24 pessoas, incluindo treinadores e oito jogadores. A aeronave caiu perto da meia-noite após se chocar com uma serra, perto da cidade de Longford, sendo apenas localizadas após 10 dias do acidente. Não houve sobreviventes. Parte da equipe, formada por treinadores e árbitros viajavam no avião da companhia aérea nacional LAN.

6. A tragédia de Medellín ou tragédia da Chapecoense (29 de novembro de 2016): Como já vimos, essa é a mais recente tragédia aérea envolvendo o futebol. A queda do avião que transportava o time da Chapecoense na madrugada de terça-feira, 29 de novembro, próximo a Medellín, na Colômbia, torna-se a maior tragédia a envolver um time de futebol. O acidente deixou 71 mortos e seis sobreviventes. Estão sendo cogitadas a falta de combustível ou uma pane elétrica na aeronave como prováveis fatores da causa dessa tragédia, mas tudo ainda é muito prematuro.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 30/11/2016
Reeditado em 08/12/2016
Código do texto: T5839807
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.