O FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ DE LUTO!

O time da Chapecoense do Estado de Santa Catarina (BRASIL), disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-americana, a delegação decolou do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, na segunda-feira, às 15h15min, em um voo da Companhia Boliviana de Aviación (BoA). Em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín, a delegação trocou de aeronave, e o acidente aconteceu na madrugada de terça-feira, quando o avião se aproximava do aeroporto José María Córdova, na cidade de Medellín, na Colômbia. O avião British Aerospace BA e 146 com a delegação do clube, da companhia boliviana LAMIA, tinha 77 pessoas a bordo, entre membros da equipe, jornalistas e tripulação.

Quatro pessoas escaparam da tragédia. Elas embarcariam no avião, mas ficaram no Brasil. Um alívio cercado de muita comoção. O filho do técnico Caio, Matheus, o locutor Ivan Agnoletto, de uma rádio de Chapecó, trocou de lugar com o colega, que sonhava narrar uma final de campeonato fora do Brasil, com a Chapecoense. O presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense e o prefeito de Chapecó que desistiram de viajar no avião por causa de uma reunião em São Paulo na manhã de terça-feira (29).

O time da Chapecoense do Estado de Santa Catarina (BRASIL), disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-americana contra o time do Atlético Nacional da Colômbia, mas, o desastre aconteceu, segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1H15MIN; hora de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín, por falta de combustível, e, deixou o triste saldo de 71 mortos e 6 sobreviventes: 3 jogadores do time, 1 jornalista brasileiro e dois tripulantes. Os trabalhos de resgate foram encerrados às 16h, no horário local (19h em Brasília).

Assim que a notícia invadiu o país e o mundo, a comoção tomou conta das pessoas, o choro invadiu a cidade de Chapecó, os catarinenses e todos os brasileiros. Os familiares enlutados não acreditavam com o que havia acontecido. Associação Chapecoense de Futebol, cujo acrônimo é ACF, é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Foi fundado em 10 de maio de 1973, com o objetivo de restaurar o futebol na cidade de Chapecó. TÍTULOS: Campeonato Catarinense 1977, 1996, 2007, 2011 e 2016; Copa Santa Catarina 2006; Taça Santa Catarina 1979 e 2014; Taça Plinio Arlindo de Nês 1995.

A arena Condá, Estádio Regional Índio Condá de Chapecó/SC, foi palco de grandes jogos do time da Chape, sempre lotado pela sua torcida fanática e ordeira (SOMOS MAIS QUE ONZE, SOMOS TODOS CHAPE!). Logo após a tragédia foi o palco de reencontro da torcida, que antes alegre virou o palco do choro, da tristeza e de muitas orações pelos amigos e jogadores perdidos no trágico acidente aéreo.

O Adversário da Chapecoense, na final da Copa Sul-Americana, o Atlético Nacional soltou uma nota na tarde desta terça-feira, na qual solicita à Conmebol que o título da competição seja entregue à equipe catarinense. Com três parágrafos, o clube colombiano mostrou solidariedade a parentes, amigos e torcedores das vítimas do voo que deixou 71 mortos, e pediu que a taça vá para Chapecó. A CBF sugeriu para a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja dividido entre Atlético Nacional de Medellín e Chapecoense. Desta forma, o clube catarinense teria uma vaga na Copa Libertadores de 2017.

Os torcedores iniciaram a vigília na sede do clube ainda na manhã de terça, onde fizeram orações e prestaram homenagens ao time. A direção da Chapecoense abriu vestiários e salas do clube para oferecer conforto aos familiares dos atletas e ex-dirigentes mortos no acidente que foram ao local buscar notícias. Na noite de terça, moradores fizeram uma corrente e uma passeata pelas vítimas do acidente aéreo. Eles saíram pelas ruas da cidade batendo palmas e gritando os nomes dos jogadores. Por volta das 18h30, os moradores participaram de uma corrente de orações na catedral da cidade.

A saudade é o que restará e a história se incumbirá de refazer um novo sonho. O time vencedor ficará para sempre na memória do seu torcedor. O futebol brasileiro está triste, permanecerá assim, para sempre de luto.

APENAS 6 SOBREVIVERAM:

1 - Alan Ruschel, lateral do time;

2 - Jackson Follman, goleiro reserva;

3 - Hélio Neto, zagueiro;

4 - A comissária de bordo Ximena Suárez;

5 - O jornalista brasileiro Rafael Henzel;

6 - O técnico da aeronave Erwin Tumiri.

Lista dos jogadores que viajaram para a Colômbia

Goleiros: Danilo e Follmann;

Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;

Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto;

Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco;

Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;

Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Técnico: Luiz Carlos Saroli, ou Caio Júnior (Cascavel, 8 de março de 1965 - Medellin, 29 de novembro de 2016).