Jogos Olimpicos

Está chegando a hora e estou na expectativa de conduzir a tocha Olimpica na minha cidade. Palmas terá uma grande festa. Será neste sábado a partir das 15:00 horas. Será uma satisfação poder carregar por alguns minutos o fogo Olímpico, a chama Olímpica vinda da Grécia.

Quando era adolescente, por volta dos 14 para quinze anos tive a oportunidade de conduzir o fogo simbólico , que é comemorado no Brasil iniciado em 1937 no Sul do país e depois espalhou-se pelos quatro cantos do mesmo e é uma homenagem aos mortos na guerra mundial. Esse síbolo batizado de fogo olímpico é uma homenagem ao fogo que aquece a humanidade desde os promórdios da civilização.

Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a idéia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a idéia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica. A idéia veio ao conhecimento da Liga da Defesa Nacional, entidade que então havia completado 21 anos de dedicação às causas cívico-patrióticas, que se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento que em 1938 foi realizado pela primeira vez, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de VIAMÃO e PORTO ALEGRE. Os passos seguintes, nos anos que se sucederam, fizeram com que o Fogo Simbólico chegasse a percorrer 11.000 quilômetros do nosso Território e, em 1945, viesse a sair do Cemitério de Pistoia, na Itália, onde se achavam sepultados os nossos combatentes mortos na 2ª Guerra Mundial, para vir de avião até Natal e de lá percorrer 6.000 km, passando pelo Rio de Janeiro e indo até Porto Alegre. Em 1972, durante as comemorações do sesquicentenário da nossa Independência, partiram quatro Chamas dos quatro pontos extremos do Brasil, em rotas distintas, para se fundirem numa só Chama Sagrada, no dia 7 de Setembro, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, histórico local do Grito da Independência. Por força das limitações financeiras e de questões maiores de segurança para os atletas, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria passou a ser realizada, na maioria dos Estados, em âmbito municipal. No Rio de Janeiro, berço da LIGA DA DEFESA NACIONAL, o Fogo Simbólico origina-se no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra e percorre os bairros da antiga Capital Federal. Apenas no Rio Grande do Sul, fiel a sua origem, o Fogo Simbólico continuou percorrendo todos os municípios gaúchos, numa manifestação cívica sem precedentes. Em Santa Catarina, no Paraná, no Ceará, no Piauí, no Maranhão e no Amazonas, onde a LIGA está representada, ressurge a idéia da interiorização e a cada ano vem crescendo o número de municípios que aderem à cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria. À proporção que forem reativadas as Diretorias Estaduais da Liga da Defesa Nacional e com o envolvimento dos Governos Estaduais, a cerimônia do Fogo Simbólico voltará a ter presença em todo o Território Nacional. colaboração da(http://www.aguasmornas.sc.gov.br/index.htm)

Espero que os nossos atletas possam cumprir com seriedade, dignidade e honestidade cada função de acordo com a sua modalidade esportiva e assim poder brilhar no lugar mais alto do podium, conquistando o ouro, que de acordo com a própria tocha, a parte mais alta onde está o fogo, representa o ouro.

ocha Olímpica nos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, pensava-se que ele tinha sido roubado dos deuses por Prometeus. Desta forma, o fogo também estava presente em muitos santuários em Olímpia. O fogo era constantemente queimado no altar de Hestia em Olímpia. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram acesso no seu templo e no de sua mulher Hera. A Tocha Olímpica moderna é acessa onde costumava ficar o templo de Hera.

Tocha Olímpica na era moderna

A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.

Mas...

Nem tudo é levado a sério...

A cada edição tenta-se acender a pira olímpica de maneiras mais belas e originais. Na cerimônia de abertura da Olimpíada de 1992 em Barcelona, os espanhóis resolveram inovar ao acender a pira olímpica, fazendo isso com um arqueiro disparando flecha com o Fogo Olímpico que deveria cair na Pira e acendê-la. O arqueiro atirou a flecha e então a pira olímpica acendeu! Tudo certo, incrível! Ou não? A filmagem de um cinegrafista amador mostrou a farsa ao revelar que o arqueiro disparou a flecha por cima da pira, a qual foi acesa por dispositivo automático.

A nossa torcida é para os nossos atletas e que eles possam fazer os seus jogos da forma mais transparente possível, sem trapaças, pois, não há nada pior do que um atleta ser barrado pelo doping, acho que é o fim para ele, pois, deixou de competir com igualdade e desta forma não poderia ser chamado de atleta.

Então, que todas possam competir pela sua capacidade física, mental, intelectual e que façam os jogos mais limpos possíveis, afinal de contas estão com um pé de vantagens, estão realizando os jogos em casa.

Abraço a todos.

EJ

Ejedib
Enviado por Ejedib em 10/06/2016
Código do texto: T5662927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.