Prefácio da obra-prima do doutor Hermann BRANDT, inventor do Tchoukball, Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física, de Pierre SEURIN, então Presidente da F.I.E.P.

Prefácio da obra-prima do doutor Hermann BRANDT, inventor do Tchoukball, Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física, de Pierre SEURIN, então Presidente da F.I.E.P.

Tradução autorizada: Océlio Antônio Ferreira.

Este trabalho tão fascinante do nosso amigo, doutor Hermann Brandt, alcançou a vitória que lhe permitiu conquistar o Prêmio THULIN, da Federação Internacional de Educação Física, um prêmio concedido a cada quatro anos a fim de estimular e recompensar a inovação científica no esporte, ele foi eleito o melhor trabalho original sobre a Teoria da Educação Física do ponto de vista biológico, pedagógico e técnico.

Este prêmio lhe foi entregue durante uma cerimônia da Assembleia Geral da FIEP (Federação Internacional de Educação Física), que aconteceu na cidade de Lisboa, capital portuguesa no dia 16 de agosto de 1970, pelo seu estudo científico abrangente sobre os esportes de equipe. Bem, então, estou certo de que é um sucesso mundial bem merecido.

Esse livro se tornou um grande sucesso mundial com obteve um êxito de vendas na língua francesa. Mas, é de fato, o resultado de uma ampla reflexão do autor sobre os problemas gerais do esporte (de suas intensas atividades como praticante, dirigente e médico esportivo), e uma experimentação metódica do novo jogo: o Tchoukball, inventado pelo próprio doutor Brandt.

O objetivo geral deste estudo de grande rigor científico está perfeitamente claro e é possível avaliá-lo:

1. Em seu papel como médico, pedagogo e atleta de renome, o autor inicialmente expressa grande preocupação com o valor educacional das atividades esportivas modernas, que é parte integrante do livro.

Nesse sentido, existem três citações centrais:

“O objetivo das atividades físicas humanas não é fazer campeões, mas contribuir para a construção de uma sociedade humana válida, bem-educada e formando cidadãos de bem". [grifo nosso].

“Acho extremamente duvidoso que a produção em massa de campeões excepcionais esteja a serviço da causa da humanidade”.

“Devemos permitir que as Atividades Físicas, possam desempenhar um papel central na sua ação sócio-pedagógica, alcançando com maior intensidade todos os segmentos da sociedade”.

Bem, evidentemente, não se trata de lutar contra o esporte, nem mesmo afrontar os campeões, mas sim de garantir que esse esporte de campeões (o que é perfeitamente justificado em muitas áreas) não crie nenhuma ilusão e não esconda o verdadeiro problema social: tornar o esporte educativo para o maior número de pessoas em diferentes contextos socioculturais,

A meu ver, este estudo é um dos mais importantes trabalhos nesta área, ao qual devemos estar associados, em prol do esporte educativo e dos seus valores éticos e sócio-esportivos, o que constitui uma inovação, totalmente integrado à educação por meio da atividade física (ou educação física), esse é um exemplo concreto e também metodicamente estudado - da atividade esportiva projetada em primeiro dentro deste espírito educacional, e é nessa base que devem ser abordados.

Nota: Afinal, o Tchoukball concebe e lança iniciativas educacionais desenvolvidas num espírito de tolerância, de respeito mútuo e que renunciem a todas as formas de estereótipos e promova a cultura da paz, igualdade de gênero através de um esporte 100% educativo compromissado com a integração social que corresponde ao interesse público.

Deslumbrado e impactado por esta preocupação fundamental, pensados e sentidos através do seu vasto conhecimento no campo biológico, psicológico e sociológico, também graças ao seu entusiasmo e dedicação à causa esportiva, o Dr. Brandt inicialmente imaginou e em seguida, pouco a pouco, desenvolveu um novo jogo esportivo, o preparou de modo que pudesse ajudar, sobretudo, a resolver os problemas colocados pela atividade esportiva em um ambiente de treinamento formativo e educativo. Isto é, diz o Dr. Brandt, “... trata-se de transformar um jogo em um verdadeiro exercício de fatores psicossomáticos dentro de um contexto social normatizado”.

Nesta perspectiva, temos razões para acreditar que o objetivo pretendido foi alcançado! O Tchoukball constitui um contributo muito positivo, útil e muito interessante no campo dos jogos educativos e esportes para todos. Pode ser jogado em quase todo tipo de piso e qualquer espaço, inclusive na água. Não exige grandes instalações fixas e custosas do ponto de vista financeiro. Está ao alcance das crianças e dos jovens e dos idosos, tanto os atletas profissionais como os amadores, ou do adulto sem prática esportiva. Suas notáveis qualidades educacionais no plano biológico, psicológico e sociológico são evidentes, superando os demais esportes coletivos nesses coeficientes.

O Tchoukball começou a ser praticado na Suíça, através do Dr. Brandt e seus amigos. Esperamos que este jogo bastante "familiar", que também pode ser um esporte competitivo, tenha um rápido desenvolvimento.

No entanto, para além desta contribuição prática muito importante, essa admirável obra-prima cientifica/literária do doutor Brandt constitui uma verdadeira fonte de dados científicos, reflexões filosóficas e pedagógicas que será valiosa no trabalho de pesquisadores e cientistas no campo da Educação Física, do esporte, e do mesmo modo para educadores em geral. Informações essas as quais levamos em consideração, sobretudo, a qualidade desses dados, visto que tratar-se de dados científicos, técnicos, literários, educativos, de ciências sociais também, e teremos que voltar a falar em outras oportunidades do conteúdo aprofundado desse livro engenhoso.

Mais uma vez, nosso amigo Dr. Hermann Brandt, um cientista esportivo visionário que terá levado à grande causa da educação através de exercícios físicos, uma real e sólida possibilidade de progresso por meio desse esporte espetacular que é o “TCHOUKBALL”. (SEURIN citado por BRANDT, 1970, p. 05-06, tradução nossa).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRANDT, Hermann. Estudos Críticos e Científicos dos Esportes de Equipe - Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física - FIEP, em Lisboa - Portugal. Tradução do Francês Suíço (Helvético) em Português do Brasil: FERREIRA, Océlio Antônio. Original em francês: BRANDT, Hermann. Étude critique scientifique des sports d'équipe - Prix THULIN de la FIEP, 1970. Le Tchoukball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971.