HABILIDADES MOTORAS INFANTO-JUVENIL

Francisco de Paula Melo Aguiar

As habilidades motoras infanto-juvenil são provenientes das práticas e exercícios físicos, porque somente assim,

[...] o desenvolvimento motor é uma contínua alteração de comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. (GALLAHUE; OZMUN, 2003, p. 3).

E isso é indispensável para se ter uma vida saudável em qualquer individuo e independe da idade cronológica do mesmo. O desenvolvimento humano estar direta e indiretamente ligado a idade humana, mas no entanto, não depende dela para que isso aconteça.

. Estudos nos orientam de que necessitamos de tempo de reação e de habilidade motora fina, portanto, são estes os tipos indispensáveis que a aprendizagem motora se torne em uma realidade na prática. Assim sendo, existe um ligação intima entre habilidade motora e a coordenação muscular pequena, levando-se em consideração de que “envolve normalmente a coordenação óculo-manual” (MAGILL,

2002, p. 346). Deve haver estimulo antecipado para que o tempo de reação seja iniciado em se falando de movimento.

Existe uma verdadeira legião de jogos computadorizados e bem assim de videogames, cujas experiências são consideradas válidas no tocante a melhoria da habilidade motora do tipo fina, ex-vi a combinação existente entre o teclado do mouse do computador e ou o joystick, dentre outros. Isso é apenas simuladores e ou jogos de

estratégias, o movimento realizado é apenas no momento do jogo. Em momento algum isso deixa de apresentar risco a saúde do infanto-juvenil.

Com os videogames e jogos de computador atuais, podemos dizer que a experiência de sua utilização é bastante válida, pois assim podemos melhorar a habilidade motora fina, no tocante a experiência com o joystick e/ou a combinação teclado-mouse do computador, não. São jogos estratégicos que não evitam a obesidade corporal, portanto, não servem para substituir as práticas e ou exercícios físicos orientados por profissionais qualificados, dentre os quais o professor de Educação Física. Infelizmente os vícios por jogos eletrônicos ou vídeo game addiction (NGUYEN, 2007). É um vício considerado extremo e ou até mesmo compulsivo do individuo e o envolve praticamente o dia todo, portanto, leva uma vida sedentária, é uma forma de provocar ou surgir a obesidade corporal do mesmo, via o isolamento quase que total com o mundo em seu entorno. O vieogame tem caráter compulsivo, de isolamento da família, dos amigos e inclusive da vida social, pois, corre até risco de lesão diante do esforço repetitivo, além do surgimento da obesidade, haja vista o tempo diário que passa diante do computador jogando sempre com o corpo em repouso. O jogo de videogame é apenas um dentre inúmeras outras atividade do gênero que pode provocar a obesidade infanto-juvenil e outros transtornos, inclusive do isolamento social, escolar, familiar e até mesmo alimentar. No Brasil e bem assim no mundo ainda não se tem um diagnóstico formal sobre o vício do videogame na literatura psicológica e ou médica.

.......................

REFERÊNCIAS

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. [Trad.: Maria Aparecida da Silva Ferreira Araújo]. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2003

MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. [Trad.: Aracy Mendes da Costa]. 5.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

NGUYEN, Katherine. Video game addiction all too real. OC Register Sunday, January 28, 2007.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 30/01/2016
Reeditado em 30/01/2016
Código do texto: T5528001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.