HABILIDADES MOTORAS INFANTO-JUVENIL
Francisco de Paula Melo Aguiar
As habilidades motoras infanto-juvenil são provenientes das práticas e exercícios físicos, porque somente assim,
[...] o desenvolvimento motor é uma contínua alteração de comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. (GALLAHUE; OZMUN, 2003, p. 3).
E isso é indispensável para se ter uma vida saudável em qualquer individuo e independe da idade cronológica do mesmo. O desenvolvimento humano estar direta e indiretamente ligado a idade humana, mas no entanto, não depende dela para que isso aconteça.
. Estudos nos orientam de que necessitamos de tempo de reação e de habilidade motora fina, portanto, são estes os tipos indispensáveis que a aprendizagem motora se torne em uma realidade na prática. Assim sendo, existe um ligação intima entre habilidade motora e a coordenação muscular pequena, levando-se em consideração de que “envolve normalmente a coordenação óculo-manual” (MAGILL,
2002, p. 346). Deve haver estimulo antecipado para que o tempo de reação seja iniciado em se falando de movimento.
Existe uma verdadeira legião de jogos computadorizados e bem assim de videogames, cujas experiências são consideradas válidas no tocante a melhoria da habilidade motora do tipo fina, ex-vi a combinação existente entre o teclado do mouse do computador e ou o joystick, dentre outros. Isso é apenas simuladores e ou jogos de
estratégias, o movimento realizado é apenas no momento do jogo. Em momento algum isso deixa de apresentar risco a saúde do infanto-juvenil.
Com os videogames e jogos de computador atuais, podemos dizer que a experiência de sua utilização é bastante válida, pois assim podemos melhorar a habilidade motora fina, no tocante a experiência com o joystick e/ou a combinação teclado-mouse do computador, não. São jogos estratégicos que não evitam a obesidade corporal, portanto, não servem para substituir as práticas e ou exercícios físicos orientados por profissionais qualificados, dentre os quais o professor de Educação Física. Infelizmente os vícios por jogos eletrônicos ou vídeo game addiction (NGUYEN, 2007). É um vício considerado extremo e ou até mesmo compulsivo do individuo e o envolve praticamente o dia todo, portanto, leva uma vida sedentária, é uma forma de provocar ou surgir a obesidade corporal do mesmo, via o isolamento quase que total com o mundo em seu entorno. O vieogame tem caráter compulsivo, de isolamento da família, dos amigos e inclusive da vida social, pois, corre até risco de lesão diante do esforço repetitivo, além do surgimento da obesidade, haja vista o tempo diário que passa diante do computador jogando sempre com o corpo em repouso. O jogo de videogame é apenas um dentre inúmeras outras atividade do gênero que pode provocar a obesidade infanto-juvenil e outros transtornos, inclusive do isolamento social, escolar, familiar e até mesmo alimentar. No Brasil e bem assim no mundo ainda não se tem um diagnóstico formal sobre o vício do videogame na literatura psicológica e ou médica.
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REFERÊNCIAS
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. [Trad.: Maria Aparecida da Silva Ferreira Araújo]. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2003
MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. [Trad.: Aracy Mendes da Costa]. 5.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
NGUYEN, Katherine. Video game addiction all too real. OC Register Sunday, January 28, 2007.