TCHOUKBALL: considerações gerais sobre os interesses pedagógicos do Curso de Tchoukball.

Por Océlio Antônio Ferreira

Resumo

O objetivo deste artigo é ensinar aos interessados no Tchoukball como introduzi-lo em uma escola, por meio da experiência do autor no assunto. Você também encontrará neste estudo alguns exercícios teóricos dedicados ao Tchoukball, por meio de uma abordagem tática para o treinamento dos movimentos do Tchoukball na atividade física.

Argumentações do Autor

O presente estudo se propõe a passar em revista dos conhecimentos empíricos (baseado nas experiências pessoais) do autor sobre o trabalho dos instrutores de Tchoukball na elaboração de uma revisão da literatura que confirma a influencia de determinados conhecimento teórico de algumas praticas do Tchoukball dentro de uma sequência didática lógica da origem, características, interesses pedagógicos, bases e vantagens do Tchoukball.

Essas particularidades do “Tchouk” permite iniciar um trabalho com os princípios básicos para consolidar os domínios práticos do Tchoukball como um esporte essencialmente educativo e não violento. E ainda pode auxiliar o instrutor de Tchoukball (ou professor de educação física) e monitores a desenvolver um treinamento prático com eficiência.

TCHOUKBALL (pronuncia-se tchùkboll) é um esporte de equipe idealizado pelo médico esportivo Doutor. Herman Brandt de origem Suíça (nascido em Genebra). A denominação Tchoukball não contemporiza nenhum idioma ou dialeto, trata-se apenas do efeito sonoro harmonioso “onomatopeia”, resultado do atrito decorrente do contato da bola com a rede interna do Quadro de remissão após um arremesso bem sucedido.

No Brasil cada vez mais de professores de educação física e monitores associam o Tchoukball em suas atividades físicas e recreativas. Uma vez que dominam as bases descobrem com o Tchoukball um esporte sem contato físico, ideal para crianças a partir de 08 (oito anos), fácil a ensinar e perfeitamente ajustado ao ambiente escolar.

No caso do interesse pedagógico do Tchoukball pode ser aplicado igualmente em programa de treinamento de equipes masculinas, femininas e/ou mistas com alunos iniciante da educação básica, ou melhor, a partir de 08 (oito) anos por se tratar de uma atividade lúdica que proporciona o conhecimento corporal, além dos alunos vivenciarem suas possibilidades motoras (ou motrizes). Uma vez que o Tchoukball é esporte coletivo hibrido por reúne alguns esportes de equipe com bola.

Na ilustração da evolução do esporte de equipe e de seus respectivos jogadores, pode mencionar 06 (seis) tipos esportes divididos em três fases evolutivas, são eles: Primeira fase evolutiva: 1. Futebol, 2. Handebol e 3. Basquetebol. Segunda fase: 4. Voleibol 5. Tênis. Terceira fase; 6. Tchoukbol (última geração dos esportes de equipe).

Como se pode perceber desde futebol até o tênis se verifica nítida preocupação em impedir o contato que acaba provocando a falta entre os jogadores, essa proibição se dá seja através de regras de jogo especifica o mesmo a separação do campo de jogo como é o caso de tênis.

É importante informar ainda que “beach-tchoukball” a exemplo do “Tchouk-aquático”, jogado em piscina rasa de até um metro e meio de profundidade. São adequadas tanto como esporte competitivo, assim como para recreação esportiva e lazer. Foram adaptações feitas pelo autor desse artigo após seu regresso da Suíça para o Brasil no início da década de 1990.

Até então, essas variáveis do Tchoukball jamais havia sido imaginada ou testada no mundo, tornando o Brasil pioneiríssimo nessas duas modalidades do Tchoukball. Entretanto é fundamental que as escolas e clubes e instituições similares adquirir material que permite a prática do Tchoukball.

Habitualmente para a aprendizagem e jogo de Tchoukball, ou seja, dois “Quadros de Remissão” e a bola oficial de Tchoukball ou bolas semelhadas (bola de biribol (piscina) e de Handball, jogo indoor, areia e gramado).

Considerações finais

O grande diferencial do Tchoukball é a exclusão total do contato físico e consequente as possíveis agressões no ato da jogada. E ao mesmo tempo reunir dezoito jogadores em uma quadra, onde todos participam simultaneamente da partida sem risco de agressão ou qualquer tipo de contato físico, os quais são vetados. Por isso qualquer pessoa pode jogar o Tchoukball, inclusive a nível familiar a titulo de lazer. Essa prática da não violência dentro do esporte se iniciou em Genebra na Suíça francesa (ou Suíça Romande), no fim da década de 1960 com o Doutor Herman Brandt, conhecido como o criador do Tchoukball.

Vale ressaltar ainda os aspectos psicológicos, com ênfase para psicologia social como um dos principais elementos constitutivos e indispensáveis da equipe em ação. Trata-se de uma psicologia esportiva adaptada as condições especiais da atividade em grupo. Essa temática da psicologia social será abordada, em um futuro artigo científico, onde serão discutidas as alusões que Dr. Herman Brandt fez sobre os elementos da psicologia social no terreno de jogo e no cotidiano do indivíduo em sociedade.

REFERÊNCIAS

BRANDT, H. Étude Critique scientifique des sports d'équipe - Prix Thulin de la FITB, 1970. Le Tchoukball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971.

Como citar este artigo:

ERREIRA, Océlio. Antônio. Tchoukball: considerações gerais sobre os interesses pedagógicos do Curso de Tchoukball. In: FERREIRA, Océlio Antônio. Curso de Tchoukball. Capítulo de Apostila, p. 15 a p. 21). F.I.Tb. Federação Internacional de Tchoukball e Tchoukbol Difusão Brasil. Tradução: Francês em Português do Brasil. São Paulo, 1999. 46

Océlio Antônio Ferreira
Enviado por Océlio Antônio Ferreira em 12/09/2015
Reeditado em 27/11/2023
Código do texto: T5379258
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