Raio X - Libertadores 2015
ANÁLISE DOS GRUPOS (Do Autor)
Grupo 1
• Atlético Mineiro (BRA)
• Colo Colo (CHI)
• Santa Fé (COL)
• Atlas (MEX)
• Neste grupo temos 2 campeões de Libertadores, o Atlético campeão em 2013 e o Colo Colo campeão de 1991, ambos são tradicionais e grandes em seu país, o Atlético tem menos experiência internacional, só ganhou notoriedade internacional nos anos 90, mas com força mesmo nos anos 2010, são claramente os favoritos do grupo que é um dos mais difíceis da Libertadores 2015, o Atlético conta com bons nomes como o jovem Luan e o atacante Tardelli, o goleiro Victor é seguro lá atrás e Dátolo comanda o meio, na defesa Leo Silva é o cherife, a equipe se encontrou após a saída de Ronaldinho, foi campeão da Copa do Brasil, mas não terá moleza, afinal o Colo Colo e o futebol chileno vivem boa fase, foi campeão Chileno de 2014 após cinco anos, o goleiro Villar, o defensor Fierro (Ex Flamengo), o experiente Maldonado e o bom meia Beaseajour que veio da Inglaterra, além do experiente Suazo comandam esta ótima equipe que é favorita a segunda vaga. O grupo é dos mais equilibrados, o Santa Fé de Bogotá na Colômbia já foi semi finalista em recente edição e conta com a força do futebol Colombiano que vive grande fase, foi campeão Colombiano em 2014, conta com o experiente Perez no meio, e Morelo que veio do Monterrey, é favorito para brigar pela segunda vaga. Outro forte candidato e que sempre dificulta é o Atlas do México, sempre o futebol Mexicano dificulta para seus parceiros, jogando em Guadalajara onde a pressão é grande o Atlas foi campeão da Copa do México em 2013, seu último grande triunfo, conta com o Chileno Millar, capitão da equipe e experiente, Medina é outro meia muito bom. O Atlético tem 40% de favoritismo por jogar no caldeirão do Independência, o Colo Colo mais 25% e o Santa Fé cerca de 20% de chance de classificar e o Atlas mais 15%, acredito ainda em Atlético e Colo Colo, com o Santa Fé correndo por fora.
Grupo 2
• São Paulo (BRA)
• San Lorenzo (ARG)
• Danúbio (URU)
• Corinthians (BRA) ou Once Caldas (COL)
• Neste grupo temos 3 campeões de libertadores, o São Paulo (92-93-05) , San Lorenzo (2014) e o Vencedor de Corinthians e Once Caldas (Ambos foram campeões, o primeiro em 2012 e o segundo em 2004), ou seja é o grupo da morte. O San Lorenzo vive grande fase, campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história, conta com o experiente Colombiano Yepes na defesa, o meia Romagnoli que é o capitão, Cauteruccio e Blandi formam o ataque, Ortigoza o Paraguaio e Barrientos no meio são peças fundamentais, o que credencia o San Lorenzo como favorito do grupo, até por ser o campeão, mas há de se pesar o tradicionalismo do São Paulo, comandado por Rogério Ceni o goleiro artilheiro, tendo jogadores que desequilibram como Ganso no meio, Luis Fabiano e Pato no ataque, o São Paulo tem tradição e é candidato a segunda vaga e foi o vice campeão Brasileiro, já a equipe vencedora de Corinthians e Once Caldas creio que será a favorita ao terceiro posto do grupo, se o Corinthians for a equipe agora comandada por Tite tem um comando forte, está carente de títulos e tem jogadores fortes como Guerrero no ataque, Ralf e Elias comandam o meio e Lodeiro mais adiantado é a esperança de bons lançamentos, a equipe está incosntante, o que na verdade é reflexo de grandes equipes do Brasil, se for o Once Caldas a equipe sempre foi um azarão e as equipes Colombianas sempre deram trabalho na Libertadores, está carente de títulos desde 2010, mas tem uma torcida forte em Manizalles e jogadores chatos como Arias no ataque, Soto no meio e HEnao é o goleiro. O Danúbio corre por fora no grupo da morte, mas tem tradição sempre com equipes aguerridas, ganhou o Campeonato Uruguaio apertura 2013 e tem nomes como o zagueiro Brasileiro Jadson e o atacante Farias que é Argentino e tem experiência. San Lorenzo tem um leve favoritismo com 35% , seguido do São Paulo que é sempre forte com 30%, o Corinthians ou Once Caldas tem 20% e o Danúbio com 15% .
Grupo 3
• Cruzeiro (BRA)
• Mineros (VEN)
• Universitário Sucre (BOL)
• Huracán (ARG) ou Alianza (PER)
• Neste grupo que é o mais fraco apenas o Cruzeiro já faturou Libertadores (2), a última em 1996, de fato a equipe do Cruzeiro bicampeã Brasileira em sequência (2003-2013-2014), tem nomes como Everton Ribeiro, Marcelo Moreno no ataque, Dedé na defesa, Ricardo Goulart, Julio batista e o goleiro Fábio, mostra que tem elenco, vem decepcionando na taça mas pode vir mais forte este ano, não joga bonito mas joga elegante, favoritíssimo a vaga, para o segundo posto o Huracán da Argentina que foi campeão da Copa Argentina é favorito caso passe da Pré contra o tradicional Alianza do Peru que se inspira no bom goleiro Forsyth e no meia Uruguaio Miguez, a equipe Peruana não faz boas temporadas a alguns anos, se arrasta para conseguir vaga na Libertadores, por isso o Huracan parece vir mais forte, mas tem de se respeitar o Alianza que é tradicional no Peru, o Huracán conta com a esperança de gols de Borghelo e Milla. Por fora e com poucas chances correm o Universitário de Sucre e sua altitude na Bolívia e o fraco Mineros, o time de Sucre vem de boa temporada e foi campeão Boliviano e a equipe Venezuelana conta com o Costa Riquenho Morales e o Argentino Gonzalez, já a equipe Boliviana destaca os meia Salcedo e Robles. O Cruzeiro tem 70% de favoritismo, o Huracán ou Sporting Cristal aparecem com 25%, o time de Sucre com 7% e a equipe da Venezuela com 3%.
Grupo 4
• Internacional (BRA)
• Universidad Chile (CHI)
• Emelec (EQU)
• Monarcas (MEX) Ou Strongest
• Neste grupo temos o Internacional campeão de 2008 e 2010, tradicional equipe e forte dentro e fora de casa, o grupo não é mole, talvez o terceiro mais difícil, a equipe Gaúcha que conseguiu a vaga na fase final da Libertadores conta com experiente meia Dalessandro, no gol o veterano Dida, no meio Alex e no ataque Nilmar, Rafael Moura e Wellington Paulista, o guerreiro Aranguiz do Chile é o polivalente. O Inter é a maior força, mas Emelec e Universidad Chile vem para complicar, a equipe Equatoriana de Guayaquil campeão do Equador em 2014 tem nomes como Bagui na defesa, Quinonez o capitão no meio, no ataque Escalada e o Argentino Herrera comandam a equipe, já a equipe Chilena da ULA, campeão Chilena, deve engrossar, e brigar pela segunda vaga com o Emelec, ambas as equipes tem tradição e já chegaram longe, mas nunca vençeram o torneio. O Zagueiro Rojas, o meia Espinosa e o atacante Rubio são alguns destaques. O outro duelo a equipe do Monarcas de Mena e Cuero (Colombianos) terá dificuldades contra a altitude e a boa equipe de La Paz do Strongest, comandado pelo experiente goleiro Vaca deve dar trabalho. O Internacional tem 45% de chance de favoritismo, o Emelec aparece com 25% de chances e o Universidad de Chile com 20%, o vencedor de Monarcas e Strongest completam com 10%.
Grupo 5
• Boca ou Velez (ARG)
• Palestino (CHI) ou Nacional (URU)
• Montevidéu Wanderers (URU)
• Zamora (VEN)
• Neste grupo poderemos ter 2 campeões de Libertadores, isto por que o Boca ou Velez (Última vaga a ser definida da Libertadores) entrarão no grupo, assim um campeão de Libertadores já está garantido,, o outro sai da Pré entre Nacional e Palestino do Chile, se der o Nacional que é tricampeão creio que ambos seriam favoritos as vagas, mas o Montevidéu Wanderers e o melhor Venezuelano o Zamora tentariam complicar, é um grupo mediano. Caso vá o Boca eu acredito que terá dificuldades mas ainda seria o favorito, se for o Velez penso que o Velez está mais encorpado, o Boca tem grande elenco com Gago sendo seu capitão, Orion e a experiência no gol, os experientes Burdisso, Marin e Insua na defesa, o jovem Chavez é a aposta nos gols, falta um meia estilo Riquelme e um goleador estilo Palermo, caso o Velez vá, tem Papa, Cubero e Desabato como uma boa parte defensiva. A segunda força poderia ser o tradicional Nacional, o futebol Uruguaio não conquista a América a 27 anos, desde 1988, se passar pelo Palestino pela camisa será a segunda força, conta com Fucile na defesa e o Hondurenho Velasquez, o experiente Recoba e Arismendi comandam o meio e Abreu seria o atacante se não acertar com o Botafogo, ganhou o Uruguaio em 2013, seu adversário o Palestino na Pré, é uma equipe formada pela comunidade Palestina no Chile, ganhou a Liguilla e se inspira em Ramos no ataque. Por fora a boa equipe do Montevidéu Wanderers tenta se equiparar, ganhou o Uruguaio Clausula em 2014, fazia mais de décadas sem título importante e tem Blanco como seu capitão e Bueno no ataque, por último o perigoso Zamora de Galezo é o campeão Venezuelano. A equipe Argentina que passar terá um favoritismo de 50%, o vencedor do duelo entre Nacional e Palestino terá uns 30%, o Montevidéu corre com 12% e o Zamora com 8%.
Grupo 6
• River Plate (ARG)
• Tigres (MEX)
• Juan Aurich (PER)
• San José (BOL)
• Neste grupo apenas o River ganhou a América, aliás também é o atual campeão da Sulamericana, é o segundo grupo mais fraco e o River (Olho nele) estaá retornando ao cenário com bom time, o Tigres do México é a grande esperança Mexicana, o Juan Aurich do Peru e o San José da Bolívia fazem páreo duro para ver quem briga por vaga, creio que a equipe Peruana sai na frente. O River tem o título do Clausura em 2014, conta com Barovero no gol, Mercado na defesa, no meio Ponzio comanda a equipe e no Ataque Cavenagui é o comandante, favoritíssimo a vaga. O Tigres é o melhor dos Mexicanos na Libertadores, contratou Rafael Sobis para comandar o ataque, venceu a Copa do México e pegou um grupo bom, vai dar trabalho, o meia Uruguaio Arevalo, o Equatoriano Guerron, e o Mexicano Lugo são outros nomes de peso. Com 2 favoritassos os Peruanos do Juan Aurich tentam se impor na terceira fila, eles ganharam o Peruano Apertura e se inspiram na sólida defesa comandada por Balbuena (Paraguaio experiente), o modesto San José de Oruro conta com o atacante Argentino Bustamante como esperança. Acredito em 60% para o River neste grupo e 30% para o Tigres, outros 8% para o Juan Aurich e 2% para o San José.
Grupo 7
• Boca ou Velez (ARG) ou Independiente del Valle (EQU)
• Nacional de Medellin (COL)
• Libertad (PAR)
• Barcelona (EQU)
• Grupo dos mais difíceis, conta com 2 campeões, o Nacional de Medellin e o vencedor dos Argentinos contra o time Equatoriano do Del Valle, caso passe o Argentino (No caso Boca ou Velez), o Barcelona já foi vice e tem tradição e o Libertad tem dado trabalho há 2 décadas. O vencedor de Boca e Velez é favorito mas não tanto, Caso vá o Boca eu acredito que terá dificuldades mas ainda seria o favorito, se for o Velez penso que o Velez está mais encorpado, o Boca tem grande elenco com Gago sendo seu capitão, Orion e a experiência no gol, os experientes Burdisso, Marin e Insua na defesa, o jovem Chavez é a aposta nos gols, falta um meia estilo Riquelme e um goleador estilo Palermo, caso o Velez vá, tem Papa, Cubero e Desabato como uma boa parte defensiva, o Nacional de Medellin é a segunda força, a fase boa da Colômbia ajuda claro, a equipe ganhou a Superliga e o campeonato Colombiano, tem nomes como Zeballos, Arias, Ruiz e Bocanegra. O Libertad ganhou o campeonato Paraguaio e o Barcelona foi vice do Equatoriano, o Libertad atravessa melhor fase e tem bons nomes como o zagueiro Medina, o atacante Lopez, já o Barcelona tem o capitão Oyola e o atacante Blanco (Argentino). A equipe Argentina se passar terá 35% de favoritismo, contra 30% do Nacional de MEdellin, o Libertad vem com 20% e o Barcelona com 15%.
.
Grupo 8
• Racing (ARG)
• Sporting Cristal (PER)
• Guarani (PAR)
• Cerro Porteno (PAR) ou Tachira (VEM)
• Neste grupo temos o Racing que já venceu uma libertadores e está na glória novamente pelo título Argentino, o veterano Milito destaca no ataque, Acevedo e Centurion no meio e o goleiro Saja lá atrás, pode ser boa oportunidade de o Racing retornar com força ao cenário, favorito claro. A segunda força do grupo está no futebol Paraguaio, se o tradicional Cerro passar ele fará o clássico contra o campeão Paraguaio do módulo I o Guarani, os destaques do Guarani são o meia O Campo (Argentino) e Palau (Uruguaio), já no Cerro caso passe do Tachira tem nomes como o Espanhol Guiza no ataque e o zagueiro Bonet, uma equipe muito forte, o Tachira vem como franco atirador e a terceira força do grupo é o tradicional Sporting Cristal (Vice de 96), campeão Peruano e com o bom meia Lobaton comandando a equipe que vem forte também. Creio que o Racing tem 40% de favoritismo neste grupo, seguido pelo Cerro caso passe na Pré, com 30%, o Guarani com 15% divide a terceira vaga com o o Sporting Cristal com 15% também, equilíbrio total. Se o Racing não abrir o olho dança.