11 Fatos Que Marcaram Cada Copa do Mundo (Parte 2/3 de 66 a 90)
Continuamos hoje com a parte 2 de 11 fatos que marcaram cada copa do mundo de/ 1966 a 1990
1966
1- A presença da rainha Elizabeth nos jogos da Inglaterra
2-O jogo entre Uruguai e México marcou o recorde de 5 copas de 50 a 66 do goleiro Mexicano Carbajal.
3-Portugal de Eusébio foi a grande sensação daquela copa.
4-Pelé novamente se machucou e o jogo contra a Bulgária do Brasil se tornou o último da dupla Pelé e Garrincha que nunca perderam juntos pelo Brasil.
5-A pífia campanha da seleção Brasileira, a segunda pior da história caindo na primeira fase após perder de 1-3 para Portugal e Hungria
6-Uma das maiores zebras da história ocorreu no jogo Itália 0-1 Coreia do Norte, a Itália ficaria na primeira fase.
7-Os Sul Coreanos protagonizaram uma das maiores viradas na quarta de final quando venciam 3-0 a Portugal, e permitiram a virada de 3-5.
8-A raça confundida com Violência levou o Uruguai a ter 2 expulsos no jogo contra a Alemanha 0-4 para os Alemães.
9-A copa foi a primeira com imagem a cores seja na tv ou em videotape.
10-A decisão entre Inglaterra e Alemanha ficou marcada pela bola de Hurst que não entrou pela linha e o árbitro validou o gol a favor da Inglaterra.
11-Em 60 partidas pela seleção Garrincha nunca tinha perdido um jogo e perdeu para a Hungria 1-3 partida que eliminou a seleção canarinho;
1970
1-Esta foi a última copa que tivemos a ausência da seleção Argentina em copas, foi a única vez que a Argentina foi eliminada em eliminatória, as outras 3 vezes ela não foi a copa por desistência, o Peru a eliminou.
2-A copa de 1970 foi considerada a maior da história e o jogo entre México 0-0 União Soviética foi o primeiro em cores para todo o mundo, no Brasil ainda era preto e branco, mas os videotapes em colorido chegaram depois, o replay também começava a ser exibido.
3-Nesta mesma partida entre México e União Soviética foram criados os cartões amarelos e vermelhos, a fim de sinalizar quem estava punido, coube ao Soviético Lovchetv levar o primeiro amarelo.
4-A seleção canarinho era conhecido por ter somente do meio para frente jogadores que jogavam com a camisa 10 em seus clubes como Gérson, Tostão, Rivelino, Jairzinho.
5-Jairzinho se tornou o primeiro jogador a fazer gols em todos os jogos de copa, ele fez em todas as partidas da copa de 70.
6-Pelé foi o único jogador a conquistar uma copa por 3 vezes
7-A revanche aconteceu nas quartas de final entre Alemanha 3-2 Inglaterra, foi a reedição da final de 66 e também foi decidida na prorrogação.
8-Os gols que Pelé não fez viraram uma marca nesta copa como o do meio de campo, o drible da vaca e outros. A defesa de Banks no jogo contra a Inglaterra foi considerada a defesa do século.
9-O Brasil enterrava o fantasma Uruguaio ao vencer a celeste na semi final por 3-1.
10-Itália 4-3 Alemanha foi decidida na prorrogação se tornando o jogo mais emocionante das copas, Beckenbauer chegou a jogar com a clavícula imobilizada.
11-Após bater a Itália na final o Brasil conquistou em definitivo o troféu Jules Rimet, ocorria quando um país a conquistasse pela terceira vez.
1974
1-Na copa de 74 as Alemanhas estavam divididas e as duas participaram do torneio, sendo assim tivemos o duelo histórico sendo vencida pela Alemanha Oriental por 1-0.
2-O Chileno Coszely foi o primeiro jogador a receber cartão vermelho na derrota para a Alemanha por 0-1.
3-A Iugoslávia aplicou impiedosos 9-0 sobre o Zaire (Atual Rd.Congo) que foi até a copa de 82 a maior goleada da história igualando-se a Hungria em 54.
4-Após a vitória por 2-0 em cima do Uruguai diversos apelidos foram dados a Holanda como Carrossel mecânico pelo estilo de toque e Laranja MecÃnica.
5-O Uruguai quase não foi a copa, o voo que eles pegariam para a Alemanha acabou caindo e matando diversas pessoas, por sorte a delegação cancelou e foi em outro voo horas depois.
6-A violência dos Brasileiros na derrota para a Holanda por 0-2, eliminando as seleção..
7-Cruyff bastou jogar uma copa e entrou na galeria sendo considerado o melhor da copa 74.
8-O primeiro gol da Holanda na final com a Alemanha saiu em 2 minutos, uma troca de passes incrível e sem a Alemanha sequer pegar na bola.
9-A Escócia se tornou a primeira seleção a sair de uma copa na primeira fase invicta.
10-O defensor Haitiano Jean Joseph foi o primeiro flagrado em Dopping.
11-Mwepu que era jogador do Zaire ficou conhecido pela lambança quando não esperou os Brasileiros cobrarem uma falta mostrando desentendimento das regras de futebol.
1978
1-A ditadura Argentina tirou o jogador Cruyff da copa, ele se negou a jogar a copa em solo Argentino.
2-Zico nunca teve sorte em copas, no empate em 1-1 com a Suécia, o Brasil marcou um gol legal aos 46 do primeiro tempo e o árbitro invalidou alegando que havia apitado na hora da cobrança de escanteio.
3-O jogo entre França e Hungria ficou marcado pelos uniformes iguais das 2 seleções, um time da terceira divisão Argentina emprestou o uniforme a França.
4-A Tunísia venceu o México por 3-1 e se tornou o primeiro Africano a vencer em copas.
5-Era para ser uma revanche da final de 74, Holanda 2-2 Alemanha acabou não sendo, de qualquer forma a Holanda avançou neste grupo e a Alemanha acabou ficando fora.
6-Depois de 47 anos a Áustria vencia a Alemanha, rival de guerra e vizinha histórica, 3-2 para a Áustria.
7-A partida entre Argentina 6-0 Peru ficou marcada como uma partida entregue pelos Peruanos por ser o goleiro do Peru de fato um Argentino naturalizado, ele se chamava Quiroga.
8-A chuva de papel picado marcou aquela copa.
9-O campeão moral foi o Brasil quem na verdade criou esta frase após vencer por 2-1 a Itália na decisão do terceiro.
10-Maradona não foi chamado para sua primeira copa por ser considerado muito novo, estava apenas com 17 anos.
11-Kempes que foi o craque da copa se tornou artilheiro decisivo, ele só marcou em jogos decisivos, contra a Polônia fez dois, no Peru fez 2, na Holanda mais dois.
1982
1-A copa de 1982 teve pela primeira vez 24 seleções.
2-Camarões saiu da copa de 82 sem perder um jogo sequer.
3-A Argélia venceu a Alemanha por 2-1 e se tornou uma das maiores zebras da história das copas.
4- Alemanha e Àustria jogavam e o único resultado que classificava ambas era o 1-0 a favor dos Alemães, resultado final foi 1-0, as 2 seleções não jogavam quando houve o gol o que fez todos duvidarem de um combinado para eliminar a Argélia. Após este jogo os jogos decisivos seriam disputados em horários iguais.
5-A goleada da Hungria em 10-1 em cima de El Salvador foi a maior goleada da história das copas.
6-O jogo entre França 4-1 Kwait teve um lance inusitado, o Sheik Árabe entrou dentro do campo e conseguiu anular um gol da França.
7-Whiteside da Irlanda do Norte bateu o recorde de Pelé, se tornou o mais jovem com 17 anos apenas.
8-A tragédia do Sarriá ficou assim conhecido a derrota da seleção do Brasil para a Itália por 2-3, jogo que eliminou a sensação do torneio, vários craques com a 10 em seus clubes jogavam como Zico, Sócrates, Falcão e Eder.
9-A Espanha que jogava em casa foi uma das maiores decepções daquela copa chegando a empatar com Honduras em 1-1, Perder para a IRlanda do Norte 0-1 e ser eliminada diante dos Alemães por 1-2 em Madrid.
10-Alemanha 3-3 França se tornou um dos maiores jogos da história das copas, a Alemanha venceria na primeira disputa de pênaltis da história das copas.
11- Após ser campeã a Itália teve alguns recordes, um deles foi Dino Zoff goleiro de 42 anos ser o capitão mais velho a erguer a taça, o atacante Paolo Rossi envolvido em escândalos da máfia do apito marcou seus gols somente nas fases decisivas, contra a Argentina, Brasil, Polônia e Alemanha.
1986
1-Mohamed Hussein era parente do ditador Sadam Hussein e jogou a copa pelo Iraque que era dirigido por Evaristo de Macedo do Brasil.
2-A Hungria se despediu de copas (Sua última até hoje) com uma derrota pífia para a União Soviética por 0-6.
3-Após perder por 1-6 para a Dinamarca na sua maior derrota em copas, os Uruguaios estavam eliminados, mas a Dinamarca foi sensação e conhecida como Dinamáquina.
4-O Uruguaio Batista detém um recorde, o mais rápido a ser expulso com apenas 55 segundos contra a Escócia.
5-Portugal fez o mais difícil nesta copa, venceu a Inglaterra por 1-0 e conseguiu o mais fácil perdendo para Polônia e Marrocos, este último aliás foi o primeiro Africano a passar as oitavas em uma copa.
6-Zico ficou marcado nesta copa como pé frio, perdendo o pênalti decisivo que eliminou o Brasil contra a França na copa de 86.
7-O jogo entre Argentina e Inglaterra ficou marcado com o gol mais polêmico da história, o gol de mão de Maradona.
8-Outro gol incrível ocorreu no jogo entre Argentina e Inglaterra de Maradona, ele driblou toda a seleção rival e marcou o mais bonito gol da história das copas. Maradona foi o craque do mundial.
9-A Espanha foi eliminada pela Bélgica nos pênaltis e após ter feito uma grande campanha ficou com fama de amarelona.
10-A "Ola" se popularizou no México em 86, uma forma diferente de torcer.
11- O Estádio Asteca no México juntamente com o Maracanã foi o único a sediar 2 finais de copa. O México também foi o primeiro a sediar o torneio por 2 vezes (70-86) a copa seria na Colômbia que entregou a candidatura por não ter condições em 1985 a 1 ano do mundial.
1990
1- Uma fratura grave na perna tirou Romário de sua forma ideal na copa de 90, mesmo assim o baixinho foi reserva de luxo na copa 90.
2-"Totó" Schilaci foi artilheiro da copa pela Itália, ele ficou conhecido como "Salvatore" por salvar a seleção em jogos decisivos.
3-A derrota da Argentina 0-1 Camarões foi considerada uma das maiores zebras da história dos mundiais.
4-Goicochea foi conhecido mundialmente por pegar pênaltis, ele salvou a Argentina contra a Iugoslávia nas quartas, Itália nas semi e não pegou o decisivo contra Alemanha na final.
5-A Costa Rica foi a grande zebra depois de Camarões na copa de 90, ela se classificou eliminando Escócia e Suécia.
6-A Colômbia chegou com status de surpresa na copa, chegou a surpreender mas não passou das oitavas, além disso o lance em que Higuita seu goleiro sai jogando e perde para Milla de Camarões dando a classificação a Camarões, ficou marcada na história das copas.
7-Roger Milla fez história para Camarões, foi a melhor campanha de um africano sendo eliminado nas quartas de final pela Inglaterra, ele ficou marcado pelas comemorações na bandeirinha de escanteio.
8-A Holanda foi a grande decepção da copa 90, com Rikard, Gullit, van Basten a seleção quase não passa da fase e foi eliminada nas oitavas para Alemanha sem vencer um jogo.
9-O Brasil também decepcionou sendo eliminado nas oitavas pela Argentina, mesmo tendo colocado 3 na trave a Seleção fez uma das piores campanhas em copas.
10-O goleiro Zenga bateu o recorde de tempo sem levar gols, ele só levou pela Itália quando a seleção levou um gol de Canigia na semi contra a Argentina.
11-Este jogo entre Itália e Argentina alias a torcida Italiana em Nápoles ficou dividida, alguns torciam Argentina por Maradona ser ídolo do Nápole.