REFORMA ESTRUTURAL DO ESPORTE BRASILEIRO

Antoni BigCuore*

(SP.sp. 22.07.2014, 3ª feira, às 17,19 hrs.)

--------------------------------------------------------------------

Passado o fracasso de nossa Seleção na Copa do Mundo, sobretudo os jogos contra Alemanha e Holanda, a cúpula da carcomida C.B.F., anuncia o Dunga como técnico para dirigir a seleção brasileira.

Particularmente eu prefiro o Tite que dirigiu muito bem o Corinthians, levando, inclusive, a ser Campeão Mundial, contra o time inglês Chelsea.

A impressão que tive quando foi indicado um ex-empresário e jogador de futebol, Gilmar Rinaldi, é que não viria nada de novo, visando a RENOVAR o futebol brasileiro. E hoje após anúncio de Dunga, o filme de horror ficou completo.

Não se iluda torcedor brasileiro!. Não vai acontecer nada de novo no esporte e muito menos no futebol brasileiro!. Não confio na C.B.F., uma verdadeira caixa preta, manipulada como instituição privada e conta com a cooptação das federações e clubes brasileiros para se manterem (eles cartolas) no poder. Gente despreparada para gerenciar o futebol brasileiro, em especial.( a C.B.F. tem um orçamento de bilhões de reais, não nos esqueçamos disso!).

Para realmente melhorar, é imperativo que haja uma REFORMA ESTRUTURAL DO ESPORTE no Brasil, (mormente no futebol) cuidando com muito carinho dos futuros atletas, nas bases dos clubes, visando a colher frutos no longo prazo. Infelizmente, especificamente no caso do futebol, quando surgiu a figura do “empresário” , a bagunça tomou conta e o espetáculo está cada vez mais horrível.

Os jogadores das novas gerações, não passaram pela escolinha dos clubes, conforme era antigamente feito; não existem mais os chamados “terrões (campo da várzea onde surgiram grandes craques no passado); não tem a mínima noção dos FUNDAMENTOS DO FUTEBOL: não sabem passar a bola, não sabem chutar, sobretudo de média e longa distancias; não existe um Treinador específico de Tática, etc. Consequência de tudo isso: ESTÁ FALTANDO MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA ATÉ NO FUTEBOL BRASILEIRO! PASMEM!!!.

Tanto é verdade que alguns clubes brasileiros estão importando jogadores, sobretudo da Argentina, onde a economia está em frangalhos e os salários, mormente de jogadores de futebol, desceram ladeira a baixo.

E como os salários no Brasil, estão bem melhores que lá, os argentinos preferem jogar no Brasil ou mesmo, em alguns casos, na Europa.

Se não houver uma REFORMA RADICAL no esporte brasileiro, inclusive colocar Executivos Profissionais para gerir os clubes, dando suporte às esquipes de base nos clubes, nas escolas públicas e privadas, dificilmente o Brasil disporá de mão de obra qualificada no esporte em geral, para bem representar o nosso País, sobretudo, nas Olimpíadas e Campeonatos Mundiais!.

--------------------------------------------------------------------

NOTA DO AUTOR: Conforme o Jornal Folha de São Paulo, de hoje, o Consultor de Empresas Sr.Claudio R. Frischtak, doutor em economia, publicou o artigo com o titulo de A COPA E O LEGADO DE MOBILIDADE URBANA, que transcrevo um trecho para meus leitores(as) terem uma idéia do legado da copa.

“Quanto aos estádios a história é conhecida: foi nos contada uma lorota. Ou duas. A primeira é que quem financiou as 12 arenas foi o governo, ou seja, a população (usuária ou não). O aporte de recursos privados foi marginal. A segunda é que esses estádios custaram 42% a MAIS do que seu projetos iniciais indicavam ___o que não é pouco coisa – pulando de R$5,97 bilhões para R$8,48 bilhões.”

“Temos o Mané Garrincha, o estádio mais caro do mundo por assento, e possíveis “elefantes brancos” em Manaus, Natal, Cuiabá e Brasília, com o próprio Mané Garrincha, em que as prefeituras e o governo do Distrito Federal vão ter que se desdobrar para assegurar que não venham a ser um contínuo sorvedouro de dinheiro público”.

--------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO FINAL DE A.BIGCUORE: esse é o País mais injusto que eu conheço no planeta terra!. Enquanto bilhões e bilhões são desviados para obras inúteis, o povo, sobretudo, o APOSENTADO DO INSS., continua a receber uma “merreca” por mês, tendo seus proventos reajustados (e não aumentados!!!) pelo INPC. um dos índices mais baixos da inflação!!! ( sem falar dos hospitais onde os pacientes morrem as mínguas, por falta de recursos. Ontem mesmo a mídia noticiou o fechamento do Pronto Socorro da Santa Casa de São Paulo, por falta de recursos!!! Pasmem!!!, esse é mesmo um país surrealista!!!).

E quando vozes sensatas falam em acabar com o fator previdenciário ou mesmo reajustar DIGNAMENTE os aposentados, surge a voz do governo e puxa sacos, que dizem: “mais isto vai quebrar a previdência!!!). Isto é a “cuba” dos olhos do Pete!!!