A IMPLANTAÇÃO DO TCHOUKBALL EM SÃO PAULO NA DÉCADA DE NOVENTA

Por Océlio Antônio Ferreira

1 BIBLIOGRAFIA

Eu, Océlio Antônio Ferreira, fui o primeiro brasileiro a jogar o tchoukball em uma equipe européia (o Lausanne Tchoukball Club da Suíça; primeiro Representante Oficial da Federação Internacional de Tchoukball no Brasil (1990 - 2000); Diplomado de monitor expedido pela Federação Suíça de Tchoukball). - Diploma de Técnico e árbitro expedido pela Federação Internacional de Tchoukball. - Curso de implantação de estruturas técnicas e administrativas do Tchoukball (FSTB e FITB). Presidente de Honra Fundador da Associação Brasileira de Tchoukball e Fundador e atual Presidente da Associação Sergipana de Tchoukball. Atualmente realiza um trabalho de difusão do tchoukball no norte-nordeste do Brasil e está atualmente escrevendo dos livros e artigos científicos para transmitir suas longas experiências de 21 anos de implantação e difusão do tchoukball no Brasil. Além de orientar pessoas em todo Brasil sobre a ‘Implantação de Estruturas Técnicas e Administrativas do Tchoukball’.

2 A IMPLANTAÇÃO DO TCHOUKBALL EM SÃO PAULO NA DÉCADA DE NOVENTA

No final de 1991, eu já me encontrava no Brasil e trouxe em minha bagagem o “Projeto Tchoukball” e a esperança de poder implantar este maravilhoso esporte no Brasil e contribuir de forma positiva na educação e desenvolvimento dos jovens brasileiros. Assim sendo, dei início a um trabalho de implantação e difusão do tchoukball. Inicialmente, fiz apresentações do Tchoukball em Aracaju, onde vinculei algumas reportagens na mídia sergipana.

Logo após me desloquei para São Paulo, na capital paulista com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de São Paulo ministrei oficinas e formei a primeira equipe de difusão no Pólo Leste 1, em Itaquera zona leste de São Paulo e realizei diversos Workshops de Tchoukball no Parque Ibirapuera nos sábados, domingos e feriados durante nos anos de 1991/ 1992. Além de apresentar o Projeto Tchoukball na rede SESC de São Paulo, mais precisamente no SESC Consolação.

O primeiro jogo de Tchoukball Indoor em São Paulo foi realizados no Centro de Esporte e Lazer ‘Pelezão’ no bairro da Lapa na Zona Oeste de São Paulo em 1993 entre equipes formadas por alunos do Colégio Liceu Artes e Ofícios e Escola técnica de São Paulo (ETESP).

Posteriormente, em 1993, organizei o 1º torneio paulista de Tchoukball de Praia na Praia de Itanhaém litoral norte paulista com oito equipes participantes e patrocinado pelo Camping Clube do Brasil. E no ano seguinte foi realizado o 1º Torneio Paulista de Tchoukball Indoor (Quadra) no Centro de Esporte e Lazer “PELEZÃO”, localizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, com seis equipes participantes, sagrando campeão o colégio Liceu de Artes e Ofícios. O evento foi patrocinado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

O primeiro time a se formar em São Paulo, na verdade foi uma equipe intitulada: ‘Tchoukball Diffusion Brésil (Tchoukbol Difusão Brasil) de difusão criada em São Paulo em 1991, formadas por atletas do Pólo Leste I, com atletas adolescente de centro esportivo localizado na zona leste paulista, mais precisamente no bairro de Itaquera, onde aconteceu a primeira apresentação do Tchoukball Indoor em meio a um grande evento esportivo patrocinado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. É importante ressaltar que a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, foi à primeira entidade paulista a apoiar o tchoukball.

Inicialmente, o tchoukball era praticado em São Paulo somente em quadras indoor e gramados dos Parques Paulistas, a exemplo das pessoas freqüentadoras o Parque Ibirapuera, onde era feira aula práticas abertas ao público com a participação de todos os interessados, os quais interagiam com a Equipe de Difusão Paulista, apoiada pela Secretaria de Esporte e Lazer, entidade essa que fornecia inclusive o transporte para deslocamento da equipe para apresentações em vários parques e bairros de todo estado de São Paulo.

3 CONDENAÇÕES FINAIS

Este artigo conduz às seguintes conclusões: 1) posso me considerar como sendo o verdadeiro implantador do Tchoukball em São Paulo. 2) o Tchoukball foi implantado na grade curricular das Escolas Públicas no estado de São Paulo. Um precedente para que o mesmo aconteça nas Escolas Públicas nos Estados brasileiros. 3) o tchoukbol se tornará em breve um esporte popular no Brasil devido ao sua maneira simples de jogar.

A finalidade do esporte não é de formar campeões, mas sim uma “mente sã em corpos sãos”, sendo esses, os princípios pré-estabelecido pelo seu criador o Dr. H. Brandt e que estão explícitos na “Carta Universal do Tchoukball”.

Diz o ditado popular que um homem deve fazer três coisas na vida: “ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore”. (autor desconhecido). Vou mais além: "O cidadão deve também realizar uma missão altruísta pela sua nação". (Océlio Antônio Ferreira).

Como citar esse artigo: FERREIRA, Océlio Antônio. A Implantação do Tchoukball em São Paulo na década de noventa. Aracaju-SE, 2014.