BEACH TCHOUKBALL: SURGIMENTO DO TCHOUKBOL DE PRAIA NO BRASIL

Por Océlio Antônio Ferreira e co-autoria da FITB e FSTB

O Tchoukbol de Areia, também conhecido como Beach Tchoukball ou Beach Tchoukball, foi jogado pela primeira vez na década de 1990 no Brasil, mais especificamente nas praias de Atalaia e Cinelândia, em fevereiro de 1991, em Aracaju, capital do estado de Sergipe. O Tchoukbol de Praia começou então a se espalhar por outras praias no Brasil e em vários outros países, principalmente na Europa. Inicialmente, era visto como um esporte puramente recreativo. Entretanto, devido à sua dinâmica, competitividade e facilidade de adaptação à areia da praia, tornou-se rapidamente um esporte de competição.

O tchoukball de areia é muito popular entre jogadores e espectadores, pois permite que o público se aproxime muito das equipes, os jogadores podem mergulhar espetacularmente na areia para pegar a bola, a velocidade dos jogos é impressionante e a atmosfera “praiana” que reina em todas as competições de praia é empolgante.

Tradução em português do Brasil:

"Vamos ouvir um dos primeiros jogadores de beach tchoukball: Océlio Antonio Ferreira, um brasileiro de Aracaju. Olá ! Eu, Océlio Antonio Ferreira, descobri o tchoukball quando estava na Suíça (Lausanne) e literalmente me apaixonei pelo esporte. De volta ao Brasil, levei o esporte para as praias de areia branca. As primeiras partidas de beach tchoukball foram disputadas em fevereiro de 1992, em uma das regiões do Brasil, Aracaju (Sergipe). Com base nesse sucesso, em dezembro do mesmo ano, foi organizado o 1º Torneio Paulista de Tchoukball na praia de Itanhaém, no litoral do estado de São Paulo. Desde então, foram realizadas inúmeras sessões de treinamento e torneios nas praias do Brasil (Aracaju, Bertioga (São Paulo), Rio de Janeiro etc.). Alguns anos depois, o beach tchoukball se espalhou para além das fronteiras do Brasil e começou a ser jogado na Europa: às margens do Lago Genebra, em Lausanne (torneio de clubes) e nas praias de Rimini (Itália, torneio europeu)". (NEW-FITB, 2010).

Texto original m Francês:

"Et le beach tchoukball? “Laissons la parole à l’un des premiers joueurs de beach tchoukball: Océlio Antonio Ferreira, un Brésilien d'Aracaju (traduction française: Roland Thiébaud). Bonjour ! Moi, Océlio Antonio Ferreira, j’ai découvert le tchoukball lorsque j’étais en Suisse (Lausanne) et je suis littéralement tombé amoureux de ce sport. De retour au Brésil, je l’ai amené sur les plages de sable blanc. Les premiers matchs de beach tchoukball furent ainsi joués en février 1992, dans l’une des régions du Brésil à Aracaju (Sergipe). Fort de cette réussite, en décembre de la même année, le 1er Tournoi Pauliste de Tchoukball a été organisé sur la plage d'Itanhaem sur le littoral de l'état de São Paulo. Depuis lors, on ne compte plus ni les entraînements, ni les tournois réalisés sur les plages du Brésil (plages d’Aracaju, de Bertioga (São Paulo), de Rio de Janeiro, …). Quelques années plus tard, le beach tchoukball s’étend au delà des frontières brésili ennes et commence à être joué en Europe : sur les rives du lac Léman à Lausanne (tournoi de club) et sur les plages de Rimini (Italie, tournoi européen)". (NEW-FITB, 2010).

PRÁTICA DO TCHOUKBOL DE PRAIA:

Tchoukbol de areia é jogado em um campo de 11-13 metros de largura por 21-23 metros de comprimento, com 5 jogadores em cada equipe. Cada equipe pode ter 2 reservas. 7 jogadores por equipe.

EQUIPE:

- Uma equipe de tchoukball de areia é composta por 7 jogadores, 5 titulares e 2 reservas.

Os ÁRBITROS:

Uma partida requer os seguintes oficiais:

- 2 árbitros de campo (1 em cada linha de fundo);

- 1 árbitro de mesa, em pé na linha lateral e em frente à mesa oficial;

- 1 responsável pela súmula, sentado à mesa oficial;

- 1 responsável pelo placar (mostrando o placar) e o tempo de jogo, sentado à mesa oficial.

O árbitro de mesa e o árbitro responsável pela súmula são necessários apenas em jogos internacionais. Em outros casos, os árbitros de campo são responsáveis por estas funções.

OS QUADROS:

Para jogar tchoukball de areia, são necessários 2 quadros. A FITB distingue dois tipos de quadros: quadros de competição (A) e quadros de lazer (B).

O CAMPO DE JOGO:

Dimensões; Uma área desobstruída ao redor do campo, 1 metro nas laterais e 2 metros nas linhas de fundo são necessários (simbolizado por uma linha como na figura 1). Uma área de 2 metros desobstruídos nas laterais é recomendada. A área de jogo não deve apresentar qualquer perigo aos jogadores (NEW-FITB, 2010).

CONDENAÇÕES FINAIS

Assim como o Beach Soccer e o Futevôlei, o Beach Tchoukball é o mais recente dos esportes brasileiros. É importante ressaltar que o Brasil é o país que mais criou e adaptou os esportes de praia, o que lhe confere grande importância em nível internacional.

Além disso, o tchoukball tem um futuro promissor, pois é um esporte coletivo que pode ser praticado em qualquer tipo de campo, seja quadra, grama ou areia. É também um esporte barato, pois basta um par de tábuas, uma bola de handebol e/ou biribol e uma superfície plana para que duas equipes de três ou mais jogadores de cada lado possam jogar. Existe uma bola oficial de Tchoukball, mas ela só é vendida na Europa e na Ásia.

Hoje, os amantes desse esporte educativo, também conhecido como "esporte da paz" por sua natureza não agressiva, esperam que ele se desenvolva rapidamente no Brasil e no mundo, contribuindo para uma sociedade harmoniosa que valorize o cidadão como ser humano. O objetivo do esporte não é produzir campeões, mas sim uma "mente sã em um corpo são", esses são os princípios estabelecidos pelo seu criador, Dr. Hermann Brandt. Brandt e que estão explicitados na "Carta Universal do Tchoukball".

Vale lembrar que Aracaju foi a primeira cidade do mundo a praticar o Beach Tchoukball. Esse pioneirismo foi reconhecido oficialmente pela Federação Internacional de Tchoukball (FITB) em 1995. O mesmo vale para o "Pool Tchoukball", que começou a ser praticado na rede SESC de São Paulo (capital paulista).

BIBLIOGRÁFIA:

FERREIRA, Océlio Antônio; FITB e FSTB. BEACH TCHOUKBALL: SURGIMENTO DO TCHOUKBOL DE PRAIA NO BRASIL. ARACAJU-BR, 2010. IN: NEW-FITB, 2010.