Depois do calor da emoção tudo continuará na mesma

 
Terminou a copa e agora todos os brasileiros tornam-se analistas e também vou me aventurar como um. Pois bem, segundo meu pensamento, esta copa em termos de seleção brasileira demostrou que não somos mais o país do futebol. Temos uma seleção que, de certa forma, causa respeito as outras seleções pelo nosso passado, mas, que qualquer seleção pode nos enfrentar de igual para igual e serem vitoriosos.

Neste momento, temos uma qualidade mediana de jogadores que se acham craques, devido à própria mídia que os elevam suas qualidades futebolísticas, que na verdade, não existem. Basta um jogador fazer um belo gol que a mídia já o cerca e procura explora-lo a tal ponto que ele passa a se achar que é craque mesmo. Aqui no Brasil é a mídia que torna um jogador craque ao tal ponto de ser vendido para grandes clubes europeus para ficarem no banco em seus respectivos clubes.

Também é preciso se dizer que já se foi o tempo em que talento individual era o maior responsável para se ganhar títulos. A história recente seja no Brasil ou no exterior, demonstra que para se conquistar títulos é fundamental o conjunto. É fundamental planejamento. Enfim, é fundamental o trabalho em equipe. O talento por si só, não prevalece até porque, eles são marcados a exaustão ao ponto de tornarem-se nulos numa partida de futebol.

Recentemente, tivemos como campeão paulista o Itu, um time sem craques, mas de um grande conjunto. O cruzeiro ano passado sem craques foi campeão brasileiro com várias partidas de antecedência e mesmo Alemanha, embora, com grandes jogadores uma seleção sem um craque acima da media, ou seja, grandes jogadores e uma disciplina tática e um futebol de conjunto.

O que mais me deixa sem esperança na melhoria do nosso futebol é que mesmo sendo goleada por 7 a 1 pela Alemanha e 3 a 0 pela Holanda, não se vê movimentação ou um discurso de mudança. Felipão diz que o Brasil jogou bem e que estes jogadores que participaram da seleção são os melhores que temos e ainda, muitos comentaristas e jornalistas ainda querem manter Felipão como técnico. 

Ao que me parece passou a copa, daqui alguns dias teremos amistosos se montará uma seleção com quase os mesmos jogadores, então, a seleção ganhará uma partida aqui, outra ali e tudo ficará na mesma como tem ocorrido nestes últimos anos. A única mudança que ocorre quando a seleção brasileira perde algumas sequencias de jogos é se trocar o técnico, mantendo os mesmos jogadores.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 14/07/2014
Código do texto: T4881762
Classificação de conteúdo: seguro