Brasil pós COPA

Autor: Profº Renato Augusto / Artigos / Esporte

“Vamos despertar pra realidade agora Brasil”

Essa copa me fez pensar tanta coisa sobre meu país. Qual será o legado que vai deixar pra nós brasileiros? Bem! Já sabemos de tudo que nos fez esquecer as falcatruas, corrupções, super faturamentos, cambistas, roubos, manipulações e etc. Todos os podres que envolveram essa Copa. Mesmo assim, torcemos pela nossa seleção, nossos jogadores, nosso país nosso time. Batemos no peito, afinal, somos brasileiros. Independente de resultados ou não. Fomos elogiados por todos. Nosso carisma, nossa recepção, nosso jeito brasileiro de tratar bem qualquer cor, raça, gênero e posição social. Torcemos sim, gritamos, pulamos, choramos. Chegamos as quartas de final.

Fomos pras festas, casas de amigos, parentes. Fizemos o maior evento nas ruas. Servimos e fomos servidos por gentileza, amizade e companheirismo. Fizemos amigos, parceiros e até namorados. Quem sabe até casamento saíram daqui com outro mundo. Pintamos as ruas, paredes, muros, vielas e viadutos. Comparamos camisetas, bonés, instrumentos, fogos e artifícios. Fizemos feijoada, farofa, churrasco e até pão de queijo. Gastamos o que tínhamos e o que não tínhamos. Trabalhamos o dia todo para sair correndo e pegar o início dos jogos da seleção. Após os jogos, abrimos nossas lojas, empresas, carrinhos de pipocas e balas para fechar o dia de trabalho. Apesar de tudo, amamos nosso país, somos brasileiros e não devemos negar isso nunca.

Ai eu digo. A culpa é de quem então? Mas que culpa? De não chegarmos a uma final? Só que agora não é hora de acharmos culpados. É hora de aprendermos com a nossa derrota, com a nossa decepção. Foi bom o Brasil ter perdido. E sei que muitos uma hora dessas talvez nem leia mais esse artigo, pensando que estou cuspindo no próprio prato ou não sou patriota. Nunca, longe disso. Sou brasileiro com muito orgulho e amor. Mas, tudo bem, vou concluir minha idéia. Perdendo dentro da nossa casa, tira aquela idéia que tudo aqui no Brasil vai mil e uma maravilha, ta tudo bem, não tem problemas nenhum, tudo como os gringos viram. Só que, sabemos que não está tudo bem.

Por isso meus amigos, acabando a Copa, vamos à luta, acordar para a realidade. Eleições estão chegando. Vamos agir do mesmo jeito que fizemos na Copa. Votar com a razão, bater no peito e escolher o melhor pra nossa Nação. Vamos gritar, pular, reivindicar nosso direitos. Sem briga, sem baderna, sem ferir ou tirar a vida de alguém. Podemos e temos força pra isso. Uma Nação não se faz com Copa nem com Taça. Faz com pessoas descentes, integras, de índole. De pessoas honestas, trabalhadeiras e profissionais. E essas qualidades, ninguém, mas ninguém mesmo, nos tira. Pense nisso!!!

Renato Augusto

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 13/07/2014
Código do texto: T4880805
Classificação de conteúdo: seguro