Decisões de Terceiro Lugar
Confira um breve resumo de todas as decisões de terceiro lugar e o que representaram:
1930
Estados Unidos x Iugoslávia (Montevidéu)
Partida não ocorreu devido a na época a Fifa não cogitar a decisão em uma partida isolada, com isso valeu a melhor campanha dos Estados Unidos em terceiro.
1934
Alemanha 3-2 Áustria (Nápoles)
A Alemanha sempre leva estas decisões a sério, ainda mais contra uma rival de continente e de guerra, resultado de uma bela partida e com muita emoção.
1938
Brasil 4-2 Suécia (Bordeaux)
O Brasil tinha Leônidas e vinha embalado, perdeu para a Itália nas semi quando o maior craque não jogou, com isso o jogo valeu muito para firmar a seleção em sua primeira grande copa e Leônidas como um dos maiores da história do Brasil.
1950
Suécia 3-1 Espanha (São Paulo)
Ambos estavam eliminados, era um quadrangular decisivo e Brasil e Uruguai faziam a outra partida da última rodada, para efeitos de estatística a Fifa considerou o jogo Brasil e Uruguai uma final e este Espanha e Suécia como uma disputa oficial do terceiro lugar, melhor para os Suecos que viram uma Espanha abalada após massacre de 1-6 para Brasil.
1954
Áustria 3-1 Uruguai (Zurique)
Apesar do placar largo a partida foi boa e os Austríacos queriam sua melhor posição em copas até hoje, foi uma partida boa, os Uruguaios atuais campeões endureceram o jogo e a Áustria foi a primeira seleção a vencer o Uruguai no tempo normal.
1958
França 6-3 Alemanha (Gotemburgo)
Sensacional partida, a França perdeu para o Brasil e a Alemanha para os donos da casa, Just Fontaine da França brilhou e se tornou o jogador com maior número de gols em uma copa (13), já a Alemanha atual campeã e bem envelhecida se contentou com o quarto, foi a partida com o maior número de gols da história da decisão.
1962
Chile 1-0 Iugoslávia (Santiago)
Foi a primeira decisão de terceiro com a seleção da casa com Sanchez, Toro e Cia, podia ter sido a primeira para ir na prorrogação, quase, nos acréscimos o Chile marcou e fez a festa com a torcida.
1966
Portugal 2-1 União Soviética (Londres)
A União Soviética tinha o "Aranha Negra" o goleiro lendário, e Portugal tinha Eusébio e queria brilhar mais, foi a melhor posição de Portugal em copas e um belo jogo contra um adversário a altura.
1970
Alemanha 1-0 Uruguai (Cidade do México)
Diante de um calor terrível foi uma das piores decisões, o Uruguai exausto após eliminação pelo Brasil e a Alemanha veio de uma prorrogação sufocante contra a Itália, prevaleceu o melhor preparo físico e deu Alemanha de Muller, contra os valentes Uruguaios de Pedro Rocha.
1974
Polônia 1-0 Brasil (Munique)
Foi a única decisão de terceiro que o Brasil perdeu, em um jogo feio a Polônia ainda consagrou o artilheiro da copa Lato que marcou o gol, o Brasil de Rivelino ficou em quarto.
1978
Brasil 2-1 Itália (Buenos Aires)
Brilhou Roberto Dinamite, a decisão era encarada pelos brasileiros como o título de campeão moral pela goleada sofrida pelo Peru contra a Argentina que levou os Argentinos a final, com isso o Brasil considerava que eram os campeões, resultado foi uma grande partida vencida pelo Brasil, a Itália revelou uma grande geração que se sagraria 4 anos depois. Festa Brasileira. A Itália de Paolo Rossi ainda jovem tinha vencido na fase 1 a Argentina dona da casa.
1982
Polônia 3-2 França (Alicante)
Na Espanha em 82 a decisão pegou fogo, para a Polônia que encarou o jogo como uma final como fez em 74, dessa vez a França levou um time misto e em uma grande partida a equipe de Tigana, Platini sucumbiu para a Polônia de Boniek.
1986
França 4-2 Bélgica (Prorrogação) (Puebla)
No único jogo que foi para a prorrogação da decisão de terceiro a Bélgica de Scifo endureceu o jogo contra os Franceses de vários craques, era o fim da geração de ouro francesa.
1990
Itália 2-1 Inglaterra (Bari)
Belo jogo, os Italianos do jovem Roberto Baggio jogavam em casa e fizeram a festa saindo da copa sem nenhuma derrota, os Ingleses de Plat e Lineker também saíram aplaudidos, a Itália festejou Schilaci como artilheiro neste jogo.
1994
Suécia 4-0 Bulgária (Pasadena / Los Angeles)
Para a Bulgária o astro Stoichkov poderia sair artilheiro isolado, não deu o forte calor e desgaste deixou o jogo desnivelado e a Suécia aproveitou a maior tradição e massacrou com Larsson e Andersson comandando.
1998
Croácia 2-1 Holanda (Paris)
Para os Holandeses o terceiro lugar e nada é a mesma coisa, para a Croácia vindo de guerra e como um novo país era o jogo da vida, astros como Suker e Prosineck lideraram a Croácia na vitória que deu a artilharia ao Croata Suker que de quebra foi a maior campanha da seleção, para a Holanda restou o quarto lugar com Bergamp e Cia.
2002
Turquia 3-2 Coréia do Sul (Daegu)
Jogo muito equilibrado e com recorde, o atacante Sukur da Turquia marcou o mais rápido gol das copas e a Coréia não resistiu a Turquia que estragou a festa dos donos da casa, dessa vez sem arbitragem tendenciosa.
2006
Alemanha 3-1 Portugal (Sttutgart)
Grande partida, a Alemanha em casa sentiu a obrigação de vencer Portugal de Figo e Cristiano Ronaldo, e venceu bem por 3-1 com boas atuações de Klose e Scheistheger.
2010
Alemanha 3-2 Uruguai (Porth Elizabeth)
O jogo serviu para Forlan se tornar o craque do mundial de 2010, de quebra a Alemanha mostrou melhor preparo e os Uruguaios ficaram com o quarto lugar de uma bela copa para ambos.
2014
Brasil e Holanda (Brasília)