Seleção Alemã de Futebol (Parte 2)
A seleção Alemã é tricampeã Mundial de futebol e uma das mais tradicionais da História.
Anos 20
a primeira partida oficial da finalista da copa 2014 foi contra a Suíça em 1909, os anos 20 entretanto não deixaram saudades com campanhas fracas da seleção Alemã nas olimpíadas. A Alemanha sequer chegou as fase principal da Olimpíada de 1924, já em 1928 após passar do primeiro jogo foi eliminado pelo campeão Uruguai por 1-4 nas quartas de final.
Anos 30
Nos anos 30 a seleção Alemã não pode viajar a Montevidéu e ficou fora da primeira copa a de 1930, enquanto isso na Olimpíada de Berlim em casa 1936 os Alemães fracassaram. Restou a boa campanha na copa de 1934 eliminou a Bélgica (5-2) e a Suécia na sua estréia em Copas e foi eliminada nas semi finais pela Thecoslováquia, disputou e ficou com o seu primeiro terceiro lugar e ótima posição batendo a Áustria por 3-2. Já em 1938 com a ajuda da Áustria que havia sido anexada a Alemanha sucumbiu diante dos Suíços após empate em 1-1 e derrota vexatória por 2-4 saindo na primeira fase.
Anos 40
Com o início da guerra a Alemanha sequer disputou competições importantes sendo ela a responsável direta pelo conflito.
Anos 50
Após a guerra a Fifa baniu a Alemanha e a seleção perdeu sua segunda copa sem poder jogar a copa de 1950 no Brasil. O país se dividiu em Alemanha Ocidental (Essa que vos falo) Sarra e Alemanha Oriental, a seleção de Sarre jogou até 1957 e se uniu novamente a Ocidental, enquanto a Oriental sem muito destaque jogou até 1986. A seleção Oriental chegou a disputar uma copa como veremos e Sarre as eliminatórias de 54 ficando fora da copa, porém ainda terminou a frente da Noruega e num amistoso perdeu de 7-1 para o Uruguai. Já a Alemanha Ocidental retornou em 1954 as copas e fez uma campanha memorável, venceu a Turquia por 2 goleadas e perdeu na primeira fase por 3-8 para a Hungria, foi a maior derrota dos Alemães em copas, os irmãos Fritz e Otto Walter, o técnico Sepph Herberger manteve a calma colocando apenas os reservas neste jogo contra a Hungria pois os Alemães bastariam vencer os fracos Turcos no último jogo, o meia Rahn ia se destacando com gols decisivos, a Alemanha chegou a final batendo Iugoslávia e Áustria na semi final, esta última rival por 6-1. A grande decisão da copa conhecido como o Milagre de Berna ficou por conta de Alemanha e Hungria e a seleção Germânica venceu por 3-2 com Rahn sendo decisivo sua primeira copa do mundo, dois anos antes esta mesma seleção em 1952 foi quarto lugar na Olimpíada. A Alemanha como detentora do título fez mais uma boa campanha em copas na copa de 58, chegando ao quarto lugar perdendo na decisão para a França de Fontaine por 6-3, os Alemães já haviam deixado no caminho Argentina e Iugoslávia e foram eliminados nas semi pelos donos da casa a Suécia.
Anos 60
Na Olimpíada de 64 a Alemanha Unida (Unindo todas elas) chegou ao terceiro honroso lugar, enquanto na copa de 1962 a equipe fez até então sua segunda pior campanha com um time envelhecido perdeu nas quartas de final para a Iugoslávia. Na copa de 1966 fez uma excelente campanha tirando a Argentina, Uruguai (4-0) e a Espanha ainda na primeira fase, além da forte União Soviética, chegou a decisão liderada pelo jovem Beckenbauer na defesa, perdeu por 2-4 para a Inglaterra que jogava em casa e venceu com um gol que não existiu, foi a segunda decisão de copa para a Alemanha.
ANOS 70
A seleção Alemã viveu grande fase nos anos 70, conquistando em 1972 sua primeira Eurocopa batendo a Bélgica na semi final que jogava em casa e vencendo a União Soviética na final. Dois anos antes foi terceira colocada da copa de 70 eliminando os atuais campeões Inglaterra nas quartas e sendo eliminados na mais emocionante prorrogação contra a Itália nas semi 3-4, venceu o Uruguai na decisão pelo terceiro. Em 1974 foi sede da copa e também viu sua irmã a Alemanha Oriental ir a primeira copa, ambas acabaram duelando historicamente na fase 1 e a Ocidental perdeu por 0-1, a seleção se recuperou e eliminou Suécia Polônia chegando a final em casa, em Munique bateram por 2-1 a Holanda com um show de Muller e Beckenbauer, se tornaram bicampeões mundiais, sua irmã a Oriental foi eliminada pelo Brasil e Argentina. Mas a Alemanha Oriental brilhou em 2 olimpíadas, na de 72 foi terceira em casa, na de 1976 no Canadá foi campeã com o brilho de bons jogadores. Em 1978 a Alemanha Ocidental estava novamente na copa e fez uma campanha ruim sendo eliminada na fase 2 pela Holanda (2-2) e Áustria (2-3) era o fim de uma geração de ouro.
Anos 80
A seleção logo se recuperou na Euro de 80 eliminou a Holanda com destaque para Allofs e na final bateu a Bélgica com o herói Hrubesch em Roma, bicampeã da Europa. Na copa de 82 e 86 destinos semelhantes, na de 82 com uma equipe renovada com Rummenige, Maier no gol e Mathaus na defesa a seleção sofreu contra a Argélia na fase 1, eliminou gigantes como Inglaterra e a Espanha que jogava em casa na fase seguinte, tirou a França da decisão nos pênaltis de forma impiedosa e perdeu para a Itália na decisão por 1-3. Em 1986 traçava um caminho brilhante eliminando os donos da casa o México nas quartas e a França novamente por 2-0, na decisão pegou a Argentina de Maradona e perdeu por 2-3 mesmo após ter empatado com Voller. Nas olimpíadas de 80 a Alemanha Oriental fez sua última grande participação e ficou com o vice na final, já a Ocidental foi terceira sendo eliminada em 88 pelo Brasil de Romário.
Anos 90
Sem nenhum destaque nas olimpíadas na década de 90, restou a seleção principal, na copa de 90 viria o tricampeonato de forma discutível, depois de eliminar nos "Mata Matas" a Holanda por 2-1, a Thecoslováquia por 1-0 e a Inglaterra nos Penals, venceu por 1-0 a decisão com gol de Brehme, lideradas por Beckenbauer como treinador a Alemanha tinha ótimos nomes como Klisman e Mathaus. Também faturou o tri na Eurocopa de 1996 com o brilho de Bierhof na final contra a República Theca. Na copa de 94 a derrota inesperada nas quartas para a Bulgária tirou o sonho Alemão por 1-2. Em 1998 a tragédia foi pior, após seguir na copa nas quartas pegou a Croácia e tomou um 0-3 incrível, era o fim de Mathaus e Klisman na seleção.
Anos 2000
Oliver Kahn e Balack eram consagrados e apostas respectivamente e a seleção chegava bem na copa de 2002, tirou os donos da casa a seleção Coreana na semi e já havia eliminados os Americanos e Paraguaios, sem convencer a seleção foi a sua sétima final e perdeu para o Brasil por 0-2. Em 2006 a Alemanha sediava a copa e passou de fase sem dificuldade, eliminou nas oitavas a Suécia e nas quartas nos pênaltis a Argentina, chegou as semi e perdeu no tempo extra para a Itália por 0-2, ficou em terceiro em cima de Portugal.
Década de 2010
A campanha de 2010 com promessas como Lahn, Ozil, Swcheistagger, Muller, também foi com um terceiro, dessa vez a seleção eliminou boas seleções como Inglaterra a Argentina com 2 goleadas 4-1 e 4-0 e chegou as semi sendo eliminada pela campeã Espanha, na decisão do terceiro bateu o Uruguai por 3-2. Fracassou na Euro de 2012 e chegou a copa 2014 bem, goleou Portugal por 4-0, tirou a França nas quartas por 1-0 e goleou historicamente o Brasil por 7-1 na semi final em belo Horizonte, chega a sua oitava final contra a Argentina neste domingo. Destaque para o veterano Klose, maior artilheiro de mundiais.