ARTIGO – Copa do Mundo 2014 – Rápidas pinceladas – 27.06.2014
 
 
ARTIGO – Copa do Mundo 2014 – Rápidas pinceladas – 27.06.2014
 
 
Certo dia eu falei que seria mais fácil eu morrer do que ver o Brasil ser mais uma vez campeão mundial de futebol. Também disse que morreria sem ver o meu Santa Cruz, a cobrinha coral do Recife, guindado à primeira divisão do campeonato brasileiro.
            No que tange ao selecionado nacional, que se classificou para as oitavas de finais, num grupo realmente mamão com açúcar – embora a comissão técnica falasse que era um dos mais difíceis --, quero acreditar que temos absoluta condição de colocar mais uma estrelinha dourada no peito, completando o hexa campeonato; quanto ao Santinha, que Deus e os demais torcedores me perdoem, não vejo as mínimas condições de galgar a elite do futebol. Todavia isso é assunto para outra oportunidade.
            Imaginem os senhores que a tropa que comanda o nosso escrete fez os brasileiros ficar nervosos, quando falava que a equipe Camaronesa era muito difícil de ser batida. Resultado: Quatro a um, num passeio do jovem Neymar, um autêntico futebolista, talvez o melhor desde os tempos do Mané Garrincha, que era a alegria do povo. O gol do Fred, por exemplo, qualquer cego o faria, até mesmo a minha vó, que Deus a tenha.
No que se refere ao nosso artilheiro Neymar o rapaz só precisa perder o jeito de criança muito mimada e jogar seu futebol. Ganhando muito dinheiro, notadamente com propaganda, penso que deveria dar um basta temporário, porquanto uma infinidade de produtos já o está utilizando na mídia, pois do contrário vai virar ponto comum e ao invés de as empresas faturar poderão ter regressão nas vendas.
            Agora, para aliviar possível derrocada contra o Chile, que é nosso freguês de caderneta, vem os comandantes supremos das forças futebolísticas nacionais comentar que o time chileno é muito bom, é perigoso, tem um conjunto fora de série, seu treinador é dos melhores, a defesa é forte e seu ataque fulminante, além de outras coisas mais (Apesar de baixinhos têm uma impulsão fora do normal). Francamente, que me permitam esses cartolas da comissão técnica, isso que estão falando é uma espécie de “habeas corpus” preventivo, uma defesa prévia no caso de tropeço. Essa postura aumenta a pressão interna entre os atletas, assim como diminui a confiança que toda a nação deposita nesses nossos representantes. Se a rapaziada perder para os chilenos é porque não teria condição de vencer a Copa.
            O Felipão, como sempre escondendo a escalação, fato que virou rotina entre os treinadores de futebol, anda mais nervoso do que nunca, porquanto toda vez que é entrevistado solta algumas lorotas para os coitados dos jornalistas, que ali estão para ganhar o sustento de suas famílias. É absolutamente normal que sejam curiosos, que andem em busca de “furo de reportagem”, por isso que é necessário a alavancar suas carreiras nas empresas onde trabalham.
            Antes foi o Hulk que se machucara sozinho! Agora inventaram que o David Luiz sentiu fortes dores nas costas e pode desfalcar a seleção no jogo de amanhã, sábado, contra os chilenos; que o Dante foi chamado para ocupar o seu lugar nos treinamentos, e por aí vão mostrando conversa pra bois dormirem. Uma coisa é muito certa: Ou escala a equipe com o que tem de melhor ou poderá mesmo sofrer decepção maior do que aquela de 1950, que pelo menos chegou a ser vice-campeã.
            Mudando um pouco o foco. Todos viram na televisão aquele jatinho oriundo de Gana, carregando uma fortuna de três milhões de dólares, a fim de ser entregue aos atletas ganeses, que teriam ameaçado não entrar em campo e mais algumas bobagens. Essa operação, pra quem não entende dos mecanismos de exportação e importação, é o mesmo que negociar mercadoria. No caso, importamos esses dólares, enquanto que o país remetente exportou tal quantia. Trata-se de negócio de alçada do Banco Central do Brasil (BACEN), que não precisava de avião algum. Apenas uma carta de crédito de um banco de confiança, comprada na origem, a ser descontada no nosso banco regulador da moeda, com a consequente liberação do dinheiro à delegação ganesa. Do contrário, vai haver problemas com a balança comercial. O que fica claro é que o nosso governo tomou conhecimento da remessa, e tanto é assim que forneceu um enorme aparato de segurança para garantia a chegada daquele montante às mãos dos atletas e da comissão técnica.
            Decepcionante foi uma pergunta feita por um jornalista do Chile, a propósito da arbitragem, assim como desconfiando de que poderia haver conchavo para classificar o Brasil. Felipão fechou a cara, mas foi o responsável pelas comunicações da CBF, doutor Raimundo Paiva, quem rebateu com muita categoria e pertinácia essas suposições primitivas e que não valem no futebol de hoje em dia. De minha parte acredito que tal recurso de vez em quando é utilizado para beneficiar esse ou aquele clube e/ou seleção mundo afora.
            Estou enxergando essa Copa de maneira diferente, em face de as equipes de maior renome estarem sendo desclassificadas, tais como a Espanha, Portugal, Rússia, Itália, esta que apenas nos deixou a saudade do excepcional jogador Pirlo, um coroa de 35 anos, que sabe tudo de futebol arte, manda a pelota aonde quiser com sua classe e categoria. Nosso adeus a esse extraordinário futebolista.
            Aqui pra nós e para o mundo todo: A punição que a FIFA impôs ao jogador Suárez, do Uruguai, foi muito severa. Claro, evidente, que deveria ser castigado, todavia que a pena não atingisse pessoas e entidades que nada têm a ver com o episódio de selvageria que ele proporcionou ao morder o ombro de um zagueiro italiano. Multado em R$ 250 mil; suspenso por quatro meses sem poder praticar qualquer atividade futebolista e até de frequentar estádios; ficar afastado da seleção uruguaia por nove jogos, e ainda ter suas credenciais canceladas pela FIFA, obrigando a que ele retornasse ao seu país, onde fora recebido por uma multidão de torcedores.
            Qual a culpa que o seu clube, o Liverpool da Inglaterra tem pelo erro desse jogador, que é reincidente? Ora, além de cedê-lo para a seleção de seu país ainda perdê-lo nas disputas de seus jogos é de uma ingenuidade da comissão disciplinar da FIFA, que vai gerar recursos e apelações, protestos, etc. Proibi-lo de jogar é o mesmo que suspender seus salários, mas ele tem obrigações com a família, a pena é injusta para com terceiros. Cancelar suas credenciais e mandá-lo de volta é cercear o direito de ir e vir de um cidadão, proibida pelo direito do mundo todo. A única punição aceitável seria afastá-lo da Copa em andamento, acrescida da proibição de participar de alguns jogos de sua seleção. A grande dificuldade dos julgadores é saber cumprir o que manda a lei, todavia na exata conformidade com a lesão causada, sem exorbitar e sem diminuir a cidadania de quem quer que seja... Que apareça alguém isento de erros, que atirem a primeira pedra os santos de pau oco!
            Era o que tinha a dizer neste momento.
Ansilgus
A foto é da seleção chilena, oriunda da INTERNET/GOOGLE
ansilgus
Enviado por ansilgus em 27/06/2014
Reeditado em 27/06/2014
Código do texto: T4861030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.