ZICO: ADEUS AO MARACANÃ

ZICO: ADEUS AO MARACANÃ

Heribaldo de Assis

O gramado do Maracanã parece que não quer deixá-lo partir, é como se agarrasse as chuteiras sob os teus talentosos pés e dissesse: fica Zico ! Fica Zico ... Mas os teus sexagenários joelhos não aguentam mais: neles as dolorosas chagas por tua via crucis pelo violento mundo do futebol.Teus joelhos Zico são silenciosas testemunhas das agressões covardes que sofrestes em campo, teus joelhos Zico exibem as cicatrizes da tua obstinação pela perfeição e pelo teu amor ao bom futebol.

O velho Maracanã não existe mais – demoliram suas antigas arquibancadas – arquibancadas que guardavam cada som de alegria que ressoou quando Zico estava em campo, arquibancadas que quase vinham abaixo quando Zico fazia um gol...Eles destruíram o antigo Maracanã mas jamais conseguiram destruir o talento de Zico, a honradez de Zico, o patriotismo de Zico ...

E Zico não era um homem vestindo a camisa de um time de futebol (o time mais popular do mundo) Zico era um herói que dava bons exemplos dentro e fora dos gramados.Fico triste pelas crianças que não irão ver Zico jogar – a não ser por vídeos antigos danificados pelo tempo...Essas crianças não terão como exemplo um menino raquítico que se tornou um herói no mundo do futebol e que soube honrar o esporte através da sua dedicação, do seu respeito ao torcedor e aos adversários. (não é a toa que os japoneses tratam Zico como Sama (deus em japonês).

E talvez, Zico, o Deus Supremo tenha concedido-lhe tanto que achou desnecessário conceder-lhe o título de campeão mundial de futebol – um título menor comparado ao teu talento, aos teus feitos no futebol e as tuas marcas (850 gols – o meio campista que fez mais gols na história do futebol.

E hoje (28/12/2013) na tua despedida do Maracanã, querendo que o tempo voltasse atrás - decerto milhões de homens se sentirão meninos novamente e, ao final da partida, emocionados gritarão: - Zico !Zico !Zico !

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com