CBF – A VEGONHA DO FUTEBOL !

CBF – A VEGONHA DO FUTEBOL !

(artigo que vai salvar a Portuguesa de Desportos)

Heribaldo de Assis *

O lema da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é CBF – nascida para jogar futebol. Mas, diante de tantos escândalos ( inclusive escândalos financeiros) o lema da CBF deveria ser CBF – nascida para envergonhar o futebol !

No dia 8/12/2013 (durante o fatídico jogo entre Atlético-PR e Vasco) a CBF demonstrou que não tem capacidade de realizar uma partida de futebol (quanto mais uma copa do mundo!)

E, recentemente, no dia 16/12/2013 a CBF mais uma vez manchou a honra do futebol brasileiro ao rebaixar a Portuguesa de Desportos – privilegiando assim o Fluminense (do Estado do Rio de Janeiro) : um time que, em campo, não obteve os pontos necessários para que fosse mantido na primeira divisão...

Sou de um tempo que futebol era decidido no campo e não na área jurídica (o popular tapetão) – mas, no Brasil, os dirigentes de futebol e demais “cartolas” querem ser mais importantes que o jogador de futebol.Não sou torcedor da Portuguesa – mas sou torcedor de um futebol honesto, por isso tenho total isenção para afirmar que a decisão do STJD Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi totalmente injusta pelos seguintes aspectos:

a) o jogador Héverton (da Portuguesa de Desportos) que, segundo a CBF foi escalado irregularmente no jogo contra o Grêmio entrou apenas aos 32 minutos do segundo tempo contra o time gaúcho e Héverton não influenciou no resultado do jogo que terminou empatado;

b) o resultado desse jogo entre Portuguesa e Grêmio não mudou os rumos do campeonato pois a Portuguesa já havia obtido , em rodadas anteriores, os pontos necessários para evitar o rebaixamento;

c) portanto, com a escalação (aparentemente irregular) de Héverton a Portuguesa não obteve nenhum benefício – ao contrário, foi prejudicada ;

d) será que se a Portuguesa de Desportos tivesse o mesmo poderio financeiro e midiático que o Fluminense ela teria sido rebaixada injustamente?

Conclui-se, então, que não houve dolo por parte da Portuguesa de Desportos – pois a Portuguesa não prejudicou ninguém (somente a si mesma) e não obteve vantagens no placar com a escalação do jogador Héverton. É até ridículo que a Portuguesa de Desportos seja punida por dar um tiro no próprio pé !

Quem deveria ser rebaixada é a CBF – por seus inúmeros desmandos no futebol brasileiro, por suas históricas irregularidades administrativas e por sua incompetência em gerir o futebol brasileiro. Os jogadores e ex-jogadores de futebol do Brasil deveriam se unir para criar uma nova entidade que administrasse o futebol brasileiro – criando assim uma nova Confederação Brasileira de Futebol (livre de engodos, irregularidades e incompetências)

E , para demonstrar a incompetência dessa atual CBF, apresento aqui uma idéia minha que pode acabar de vez com escalação de jogadores irregulares – bastaria a CBF informar , de antemão, ao árbitro da partida quais jogadores de cada time estavam suspensos e não deveriam ser escalados pelos técnicos .Essa simples idéia minha evitaria assim a entrada em campo de jogadores que estivessem em situação irregular e, conseqüentemente, acabaria de vez com determinadas decisões judiciais extra-campo. Portanto, foi a desorganização da CBF que, direta ou indiretamente, causou a escalação irregular do jogador Héverton pois o árbitro da partida (funcionário da CBF) deveria estar a par da suposta irregularidade e assim impedir a entrada em campo do jogador da Portuguesa – o grande culpado é, na verdade, a própria CBF !

A Rede Globo (verdadeira proprietária da Seleção brasileira e do futebol brasileiro) deveria ter utilizado sua nefasta influência junto a CBF para tentar fazer algo de positivo ao menos uma vez: evitar o injusto rebaixamento da Portuguesa de Desportos.

Mas, que um dia haja enfim o mais esperado rebaixamento do futebol brasileiro: o rebaixamento da CBF ! Para que a CBF, enfim, deixe de gerir os destinos do futebol nesse nosso país – um futebol que pertence apenas aos atletas e ao sofrido povo brasileiro!

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com