Violência nas "arenas"
O que vai ser do futebol brasileiro depois das cenas vistas nos estádios recentemente? Por que as torcidas organizadas persistem? Vai ser assim sempre? O nome que se da aos estádios já são indicativos de luta:arenas, (campos de lutas). Se a impunidade continuar não farei parte desse circo de horrores, não faz sentido, um país como o Brasil, receber uma Copa do mundo, e ter que aguentar isso.
A Arena Joinville viu o que acontece quando o sistema quebra: o Ministério Público, disse que a Polícia Militar não tinha nada haver com o evento, e que a segurança do jogo era obrigação do time (Atlético Paranaense).Os 60 seguranças contratados não deram conta, apenas; entre 15 e 20 seguranças estavam nas arquibancadas,na hora do jogo.E assim ficou: 17 minutos depois do inicio da partida começou o confronto.
O futebol esta perdendo o seu brilho, esta se tornando uma máquina de violência, praticada pelas organizadas, que apropósito , nem deveriam mais existir.Não foram poucas os pedidos do MP de acabar com as torcidas organizadas, mas é óbvio ---- tem alguém ganhando com isso, tenho certeza .
Mil anos luz na frente do Brasil, em segurança nos estádios, os Ingleses são muito bons nesse assunto. Suas leis agem em perfeita sincronia com órgãos públicos, e principalmente o uso de tecnologias cada vez mais avançadas, lá é feito monitoramento, através de câmeras, e acompanhamento dos torcedores desde do aeroporto . Você sempre vê como os estádios são bem cuidados, como as torcidas vivem educadas, todas juntas, sem nenhuma barreira.Os baderneiros, são até proibidos de viajar, e também são banidos das arenas.O custo desse sistema é digno de uma nação desenvolvida: esse é o melhor futebol do mundo, que tem a maior média de público, e sempre vai ser exemplo .Esse incrível sistema nasceu depois de terríveis desastres com várias mortes. Será que o Brasil vai precisar ver eventos, como, NOTTINGHAM FOREST x LIVERPOOL, em 1989, que deixou 96 mortos e mais de 200 feridos, para aprender?
As dificuldades são inúmeras: econômicas, sem um bom planejamento, mas você pode ver a incrível diferença que separa nós dos ingleses. O futebol ainda é o maior esporte do mundo, mas ainda tem um longo caminho a percorrer.