Os novos estádios são ruins
Os estádios bilionários reformados para a copa são ruins! Embora elogiados, e construídos com custo exorbitante, os novos estádios logo se mostrarão completamente inadequados às nossas condições, serão um grande peso para o futebol brasileiro.
São estádios pequenos, a população das grandes cidades receberia de bom grado estádios muito maiores que esses, (excluo Brasília, onde praticamente não há futebol). O Maracanã, outrora o maior estádio do mundo, necessitou de bilhões de reais para ser transformado em um estadiozinho.
Retiraram o fosso dos estádios. Essa barreira sábia e tradicional nos estádios brasileiros impede as invasões de campo; elas ocorrerão. Haverá a necessidade de um policiamento reforçado para conter a plateia, e polícia, por aqui, significa problema.
As coberturas dos estádios me parecem provisórias, descartáveis; logo estarão em frangalhos e teremos estádios sem cobertura.
Os erros me parecem fruto de uma concepção quimérica, o planejamento de estádios europeus em condições brasileiras, aqui eles não funcionarão bem.
A manutenção dos estádios será cara, e não será efetuada a contento; venderão acentos destroçados, e sem cobertura. A população será excluída. O custo de manutenção dos estádios onerará o futebol brasileiro, a baixa qualidade deles manterá a população distante. Serão um grande ônus para o futebol brasileiro. Apenas jornalistas e cartolas desfrutarão da estrutura deslumbrante que “justificou” os gastos bilionários. A festa não terá nenhuma graça.