PIQUET JR CAMPEÃO NA NASCAR?

Quando Nelsinho fez aquela patacoada no GP de Singapura de F1 em 2008, achei que a sua carreira tinha ido para o ralo. Enganei-me. Quando ele anunciou que estava indo para a NASCAR nos EUA, opinei num desses fóruns de internet achando que ele não daria certo por lá, pois teria que correr em ovais, enfrentar as cobras criadas e uma realidade pós-crise. Errei novamente.

Não só o cara adaptou-se perfeitamente como está evoluindo. E muito! Fez uma primeira temporada de adaptação, respeitando os veteranos, evitando meter-se em confusões como normalmente os rookies fazem (ficando marcados nas pistas) e aprendendo.

Nelsinho optou por correr na Camping World Truck Series (espécie de “terceira divisão”), intercalando com algumas corridas na Nationwide Series (espécie de “segunda divisão”) e na K&N Pro Series Eaest, uma categoria regional.

Um parêntese: embora não tenha muita penetração no Brasil, país onde a Rede Globo centra tudo na F1, as categorias de carros de turismo ou “stock cars” são muito interessantes para quem gosta de assistir corridas de automóveis. Particularmente sou um fã delas (BTCC na Inglaterra, V8 Supercars na Austrália, FIA WEC, são exemplos), mais que de monopostos.

Voltemos ao Piquet Jr. Nesse ano ele está em sua segunda temporada completa, competindo por uma boa equipe, a Turner Motorsports e começou a vencer corridas. É nítida sua evolução nas pistas ovais, embora ainda patine um pouco em relargadas.

Venceu duas etapas da Truck, Michigan em agosto (oval longo) e Las Vegas, agora em setembro (oval de 1.5 milha, pista típica da NASCAR), uma pela K&N (Bristol, em março, oval curto de 0.5 milha) e outra pela Nationwide (Road America, em Elkhart Lake, circuito misto, em junho).

Espero não errar dessa vez a terceira “profecia”. Piquet Jr campeão de alguma categoria da NASCAR, pois vencer corrida resta agora apenas a Sprint Cup Series, a primeira divisão. Como diz um narrador de corridas: “go, go, Nelsinho!”

Em tempo: ainda temos na Truck outro brasileiro, o gaúcho Miguel Paludo, coincidentemente na mesma equipe que Nelsinho.

Cleo Ferreira
Enviado por Cleo Ferreira em 02/10/2012
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3912315
Classificação de conteúdo: seguro