Jogadores levem a sério o Hino Nacional

No próximo mês de maio teremos o inicio do campeonato brasileiro. O BRASILEIRÃO, que se estenderá ate o fim do ano de 2012 com quatro séries e clubes de todo o Pais. Ainda neste ano teremos as OLIMPÍADAS DE LONDRES e, no próximo ano, a COPA DAS CONFEDERAÇÕS em 2013, seguindo-se A COPA DO MUNDO em 2014 e, finalmente em 2016 as OLIMPÍDAS NO BRASIL. Eventos de projeção nacional e outros de alcance mundial,quando o Brasil estará participando com seus atletas em diversas modalidades. Nessas oportunidades como se eles se comportarão? Saberão cantar o Hino Nacional.

Para responder a esses questionamentos estamos propondo que se faça uma campanha para que os clubes de futebol e as agremiações esportivas do Brasil ensinem e obriguem depois os jogadores de futebol, principalmente da Série “A” e demais atletas das outras modalidades esportivas aprenderem a letra do Hino Nacional.

Depois, que eles cantem abrindo a boca e dizendo a letra no momento certo em que estão perfilados, antes do inicio dos jogos do Brasileirão, nas cerimônias de premiação ou nos momentos em que o hino étocado. Nos Jogos Pan-americanos os atletas brasileiros, só os brasileiros, ficavam perdidos quando a Bandeira Nacional era elevada ao mais alto ponto do pódio, ficando mudos sem saber o que fazer, nem mesmo fingiam que estavam cantando. Também devem ser instruídos como é a postura correta a permanecer por ocasião do Hino.

É vergonhoso e deprimente ver como se comportam nossos atletas, quando as câmeras de televisão mostram suas posturas. Não devem entender, nem são orientados sobre a mportância do ato a que estaosendo vistos por uma parcela muito grande da população brasileira, quem sabe, do mundo. Ficam conversando, outros de boca fechada olhando para a câmara, uma parte resmungando baixinho.

Tem aqueles que cantam mas a postura não é de quem está can

tando. Fazem sem nenhuma empolgação, como se fosse uma obrigação. Vejam o VT do jogo do Mundial Sub 20, recentemente realizado na Colômbia e vencido pelo Brasil, onde poderá se ver

o comportamento dos jogadores e das torcidas dos dois times por ocasião do Hino Nacional. Deveriam se inspirar no comportamento da torcida mostrado pela TV de Belém do Pará, por ocasião do jogo da

seleção brasileira.

Nessas casiões é muito importante que os atletas tenham uma postura

compatível, que poderá influenciar outras pessoas, principalmente aquelas que estão nas arquibancadas participando do evento, a se comportarem com mais educação e respeito ao momento, observando como seus ídolos – os jogadores , e dirigentes se comportam. O pessoal de casa, crianças e adultos que estiverem acompanhando

o evento, poderão começar a mudar suas posturas a partir do exemplo.

Aproveitando a oportunidade, seria recomendável que quando ensinassem a letra do Hino Nacional aos atletas,assim como nas escolas, também incluíssem a segunda parte do Hino que não é tocada nos eventos.

Por que não se começar um programa de obrigação nas escolas,de se ensinar a cantar o Hino Nacional, incluindo a postura, às crianças, principalmente as do Primeiro Grau?

Ivonildo R. Silva

email:ivonildojirspai@hotmail.com

José Ivonildo Ribeiro da silva
Enviado por Jô Ribeiro em 29/04/2012
Código do texto: T3640807
Classificação de conteúdo: seguro