FLA 2X3 EMELEC: ACABOU!
Copa Libertadores da América
Data: 04/04/2012
Emelec 3x2 Flamengo
Local: George Capwell, Guayaquil (Equador)
Acabou, amigos. Fim de papo para nós. De forma melancólica, a participação do Flamengo na Copa Libertadores de 2012 está encerrada ainda na fase de grupos. O lancinante jejum sul-americano superior a três decênios ganhará mais uma dura primavera de abstinência rubro-negra. E é tudo graças ao medo! Nosso fracasso se deve à apatia, à covardia, à retranca e ao abominável "futebol de resultado". Ou melhor, se deve a qualquer coisa que não envolve a palavra "resultado", porque esta palavra anda muito distante da Gávea.
Ilustríssimos rubro-negros, ausentemo-nos por um breve período de nossa incalculável paixão flamenga e analisemos o contexto. O Flamengo em nenhum momento mereceu o êxito nessa Libertadores! Tudo começou contra o Real Potosí, lembram-se? Mesmo na era Luxemburgo, a equipe já demonstrava ser razoável de início e péssima de final. E assim, após derrotar uma equipe tão fraca quanto Mesquitas e Resendes, o time já daria mostras de fragilidade psicológica diante do Lanús, na Argentina. E não me falem que empate fora de casa é bom resultado. Recordem-se das circunstâncias: vitória parcial durante grande parte do prélio e a permissão da igualdade já no frigir dos ovos. Depois, tivemos pela frente o mesmo Emelec de ontem. Eu já alertara aqui no Recanto para o péssimo futebol naquele avarento triunfo por 1x0.
No entanto, o pior ainda estaria por vir. A equipe sabia das dificuldades que seriam oferecidas pelo Club Olimpia. Ainda assim, ao abrir 3x0, os vadios da Gávea deixaram-se embeber pelo inebriante sabor do sucesso. Assim, ao sofrer três gols em pouco menos de 15 minutos, o Flamengo provou ali que não iria a lugar algum na Libertadores.
Perder no Paraguai já seria natural àquela altura, já que o time deixara-se intimidar pelo ímpeto guarani ainda no Engenhão. Frente ao Emelec, os atabalhoados jogadores repetiram a tônica de 2012: ótimo ou razoável começo, péssimo final. Irmãos flamenguistas, não estão de acordo? Acham que um time que abdica do ataque durante todo o segundo tempo merece os louros da vitória?
É evidente que não. "Medo" e "sucesso" são palavras antagônicas. Pior do que a derrota, caríssimos, é ver uma total falta de atitude dos portadores do Manto Sagrado em campo. Isso não é o Flamengo que aprendemos a amar. Porém o fato é que ontem, a Empresa Elétrica del Ecuador, com um merecido 3x2 a seu favor, carbonizou o nosso doce sonho americano.