ELOGIO DESPROPORCIONAL

Li, recentemente, uma Manchete num famoso Jornal de São Paulo, que muito me chamou atenção, visto que a tendência do autor da frase, pretendia enaltecer um jogador de um determinado time de futebol, atribuindo-lhe a vitória do time numa partida de decisão. Ora, se o time é constituído de onze jogadores em campo, qual a razão daquele jogador ser o principal responsável pela vitória de seu time, se todos jogavam ao mesmo tempo?

Eu, particularmente, não entendo bem de futebol, mas sei perfeitamente que um time é constituído por um grupo de jogadores, os quais têm a obrigação de se envolverem, do goleiro ao atacante, numa partida visando com isso à vitória nos 90 minutos de jogo.

É claro que o atacante, aquele que, muitas vezes se posiciona na frente, é o principal responsável pela finalização dos lances rumo ao gol, mas não significa dizer que ele só, é o responsável pela vitória, pois ele depende de todos os outros que fazem o time. Se não houver uma defesa forte e dinâmica, seu time pode sofrer muitos gols e se,entre as trave não tiver um goleiro preparado e habilidoso, a freqüência de gols é bem maior. Da mesma forma, se não estiverem os laterais, os meios-de-campo e os volantes, para repassar a bola ao atacante na hora certa, dificilmente ele terá condições de fazer o gol, então não podemos dizer que o atacante é o responsável direto pela vitória, pois todos estão envolvidos nesse processo.

A verdade é que, tem gente que faz tudo para promover alguém, quando, evidentemente, todos daquele grupo participam do processo. É claro que num grupo sempre tem alguém que se esforça mais, mas um elogio de forma isolada e com maior destaque, nunca é bom, pois sempre gera ciúmes e descontentamentos para alguém, mesmo porque, numa partida de futebol, todos podem fazer gols, mas a responsabilidade, indiscutivelmente, é do atacante, todavia, em minha opinião, não é ele o merecedor de todos os aplausos, com certeza, outros merecem ser vistos, pois contribuíram, e muito, com o sucesso alcançado.

Pelé tornou-se o Rei do Futebol, todavia, ao seu lado estavam: Garrincha, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e muitos outros que contribuíram para o seu momento de glória! Deixasse Pelé sozinho em campo lutando contra onze adversários, que nada tinha feito pela história do futebol de nosso país. Parabéns, Pelé, pelos companheiros que estiveram ao seu lado nas grandes empreitas do futebol que muitas alegrias trouxeram para o povo brasileiro!

Luís Gonçalves
Enviado por Luís Gonçalves em 17/01/2012
Código do texto: T3446131