FLA 1X1 VICE: LIBERTADORES!
Campeonato Brasileiro
Vasco 1x1 Flamengo
Data: 04/12/2011
Local: Estádio João Havelange (Engenhão), Rio de Janeiro
E para variar, o Vasco é vice! Mais um encontro com o Flamengo terminou com sabor de quase para o Bacalhau, que afinal de contas, teria terminado o Brasileiro na segunda colocação mesmo com vitória, já que o Corinthians foi campeão com um suficiente 0x0 diante do Palmeiras. Para nós, esse pontinho significou a vaga na Copa Libertadores de 2012. Que dessa vez o Flamengo dispute o torneio Sul-Americano com verdadeiro apetite. Estamos ansiosos para sair da fila de três décadas da última conquista.
Como de praxe no segundo turno, o Flamengo novamente não iniciou bem o jogo. Como o empate lhe favorecia, o Rubro-Negro assistiu ao Vasco tomar as iniciativas no clássico, que chagava perigosamente ao gol com Alecsandro, Felipe e Diego Souza. No nosso meio-de-campo, Ronaldinho, Thiago Neves e o imaturo Negueba pouco conseguiam produzir, facilmente anulados pela marcação cruzmaltina. Mais incisivo, o Vasco abriu o placar. Havia muito o que mudar no segundo tempo, sob risco de perdermos o lugar na Libertadores.
As entradas de Muralha e Deivid certamente foram decisivas para o aumento de produção flamenguista. Agora, a equipe contava com uma referência ofensiva, que mesmo não dispondo de muita técnica, deu o passe para o gol de empate de Renato Abreu. O Flamengo passou a crescer em campo. Mas o Vasco só recuou após perder o volante Jumar. Posteriormente, o eterno vice perderia também o meia Felipe e o Rubro-Negro, o meia Renato Abreu, expulso em um lance extremamente polêmico. Ainda houve tempo para Fernando Prass impedir a virada flamenguista em uma finalização de Deivid.
Após inacreditáveis seis minutos de acréscimo, a Nação ficou duplamente satisfeita. Por ter carimbado o passaporte rumo à Libertadores e por ter contribuído para mais um vice-campeonato na longa lista vascaína.