CORINTHIANS CAMPEÃO 2011

Mais uma vez eu repito: eu comento futebol tão quão o faço de matemática quântica!

Mas como o Campeonato Brasileiro sempre mexe com os nervos até daqueles, que como eu, não assistem aos jogos na TV, pouco menos nos estádios; mas que têm uma certa torcida particular. No meu caso o glorioso Flamengo...

Neste campeonato engraçado e incógnito, na rodada de hoje que poderia definir o campeão antecipado, deixou para o próximo domingo o clima de nascer e de morrer de muita gente. Clima infausto que já toma conta das torcidas do Avaí de Santa Catarina e América de Minas Gerais, ambos já rebaixados para disputarem em 2012 a segunda divisão. Mesmo clima que ainda pode deixar triste os torcedores de Atlético do Paraná, Ceará e Cruzeiro. Duas destas torcidas irão chorar no próximo domingo, enquanto a outra comemorará uma segunda chance na elite do futebol brasileiro.

Futebol é imprevisível e isso é o que o mundo inteiro sabe muito bem; mas se as previsões que rolam na internet se confirmarem, Atlético paranaense e Cruzeiro descerão ao inferno junto com Avaí e América mineiro.

No campeonato onde o artilheiro (Borges com 23 gols) pertence ao clube que tem o melhor jogador (Neymar) e que poderá chegar no máximo na 9ª colocação; é ou não é engraçado? Por falar em artilharia, nenhum dos clubes que pode ser campeão tem um jogador na elite da artilharia. Liedson do Corinthians, maior marcador do time, tem 12 gols; já pelo Vasco da Gama, Elton tem 11 gols.

Até hoje a pior campanha é do Avaí, ultimo colocado na tabela e o time que completou 44 gols e sofreu 74. Incrivelmente o jogador William do mesmo Avaí fez 14 gols, figura como sendo o 4º maior artilheiro e praticamente levou o time nas costas.O segundo pior, América mineiro, também tem Kempes o 5º maior artilheiro com 13 gols.

As estrelas brilharam para muitos; Ronaldinho gaúcho fez 14 gols, mas o Flamengo ainda periga não se classificar para a elite da Libertadores da América. Precisa de uma combinação de resultados e no mínimo empatar com o Vasco. Pode perder, mas neste caso irá precisar de muitos resultados desfavoráveis e quem pode arriscar prever qualquer coisa afirma que o Mengão, o meu mengão, tem muita chance de estar entre os melhores. O melhor atleta do Flamengo em rendimento de gols foi Deivid com 15 gols, o terceiro melhor do brasileirão.

Estrela apagada no campeonato inteiro teve o Bahia, eterno esquadrão de aço baiano; o Cruzeiro, um dos poucos grandes que jamais esteve na segunda divisão; o furacão do Paraná, Atlético, Palmeiras e o Grêmio de Porto Alegre.

A estrela estava acesa para muita gente, inclusive para o Flamengo, São Paulo e Botafogo, mas os últimos resultados tiraram o brilho destes clubes. Tem a turma dos “opacos” que brilharam no final; Coritiba, Internacional e Figueirense, por pouco não tiveram uma chance de disputarem o título. O Santos só não ficou completamente esquecido por causa de sua estrela particular, Neymar; porque nem os gols de Borges fizeram o “peixe” nadar rumo ao estrelato!

O Corinthians teve milhares de chances para ser campeão com pelo menos duas rodadas de antecipação, mas tropeçou justamente quando não deveria e agora está precisando, felizmente para ele, de seu próprio resultado. Enfrenta o opaco Palmeiras e precisa apenas de um empate, mas do jeito que a coisa anda e o Vasco vem ganhando, eu não duvido de mais nada.

O Vasco da Gama precisa vencer o clássico com o Flamengo; ambos precisam da vitória para sonharem com um lugar melhor na tabela e com os benefícios da vitória; mas como “vitória” só chega para um, este promete ser o clássico dos clássicos. Eu aposto num empate simples ou numa vitória rubro-negra!

Voltando a parte de baixo, se o Ceará vencer o Bahia praticamente empurra o Cruzeiro para o abismo; se perder, se joga no abismo. Se ganhar o Bahia e o Cruzeiro ganhar do galo, o Ceará fica no abismo.

Pelo visto o próximo domingo vai ser fogo pelo Brasil inteiro e os jogos abalarão os nervos de muita gente, mas principalmente de torcedores do Corinthians, Vasco da Gama, Cruzeiro, Ceará e Atlético paranaense.

Minha previsão é Corinthians campeão; Cruzeiro e Atlético do Paraná fazendo esquadra com Avaí e América; times que darão lugar a Portuguesa de Desportos, Náutico, Ponte Preta e Sport de Pernambuco.

É o festejo e a amargura de dois grupos de 20 clubes; os da primeira divisão e os da segunda divisão!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires é autor do blog www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 27/11/2011
Código do texto: T3360196
Classificação de conteúdo: seguro