Uma ideia para a popularização dos esportes: os torneios abertos mundiais
Há várias dificuldades em se organizar grandes torneios, o que dificulta a realização de tão magníficos eventos.
Poucas décadas atrás era impossível a realização de grandes eventos descentralizados, como a realização de um mundial aberto de qualquer modalidade. Hoje, com a coordenação da internet, tais eventos são possíveis.
A ideia vale para qualquer modalidade competitiva, ilustrarei com uma das mais difíceis, o futebol.
O imenso número de participantes (dada a quantidade de jogadores em cada time, onze mais reservas), e a necessidade de campos extensos são duas dificuldades óbvias que um torneio de futebol apresenta e que outros não teriam.
Imagino um imenso torneio, mundial, no qual os times se inscreveriam, onde quer que estivessem, em Manaus, Tóquio, ou na Babilônia. Uma organização central sugeriria um calendário. Organizações locais se encarregariam da promoção das peladas.
O torneio teria o formato eliminatório. Na primeira fase seriam esperadas peladas horrendas, sem qualquer qualidade técnica por parte dos jogadores. Os times perdedores iriam sendo eliminados.
Em uma fase posterior, times mais bem organizados iriam sendo incorporados à competição, entrariam times semi-profissionais, como os campeões das cidades pequenas.
A fase seguinte incluiria times ainda mais renomados, com a participação de campeões estaduais. Os times remanescentes viajariam para embates distantes contra outros vencedores.
Após certo número de rodadas, não muito grande em um torneio que elimina metade do número de participantes em cada ronda, seriam agregados aos remanescentes, os grandes clubes de todo o mundo, convidados especiais do torneio!
O resultado final seria um heroico campeão mundial de um torneio épico do qual teriam participado, sonhemos, milhões de pessoas pelo mundo inteiro!
Acredito que um tal evento seja factível. Também creio que seria um evento extraordinário no qual a participação de pessoas comuns daria a sensação de ter pertencido a uma imensa comunidade mundial. Isso será uma enorme alegria!