A ÚLTIMA CORRIDA

Acabo de assistir o documentário; Senna, lançado em 2010. As imagens da tragédia ainda estão bem vivas em minha mente. Grande Prêmio de San Marino - Ímola - Itália -Domingo 1º de Maio de 1994. Uma corrida que jamais deveria ter sido realizada porque parecia marcada pela fatalidade desde a véspera. Dia 29 de Abril- Sexta feira -Treinos qualificatórios: Rubens Barrichello sofreu o primeiro acidente grave da série. Escapou ileso por milagre, de um carro completamente destruído. No ano anterior as Williams haviam sido equipadas com toda uma parafernália eletrônica que simplesmente tirava o carro das mãos dos pilotos. Os resultados das corridas passaram a ser determinados pelos componentes eletrônicos e não pela habilidade dos pilotos. Em 94 a FIA havia proibido o uso de tais equipamentos, mas tudo tem um preço, os carros ficaram mais difíceis de serem dirigidos. Senna foi para mim, o melhor piloto de todos os tempos, embora Schumacher tenha sido o maior vencedor. Eu me pergunto: Se Senna não tivesse morrido, Schumacher teria chegado onde chegou? A curva Tamburello, acabou com o meu sonho de ver Senna duelando com Schumacher, já que seu mais ferrenho rival, o Alan Prost, havia abandonado as pistas. Prost era político e sabia como ninguém servir-se de artimanhas políticas para obter resultados. Senna acreditava em competir por competir. Quando perguntado sobre qual adversário lembrava como o mais combativo, referiu-se a alguém nos anos78 / 79 quando as corridas de Kart eram pura competição, corrida, esporte, sem dinheiro ou política

envolvidos.Sexta feira 29 de Abril de 1994.

Nos treinos para a corrida, Senna estava visivelmente irritado e descontente com o carro que saia de frente e rodopiava com facilidade. Estava difícil de dirigir. Mesmo assim ele lutou com o carro e o colocou na pole position. Foi um fim de semana em que ninguém o viu sorrir. Estava triste e parecia prever algo. Basta ver sua fisionomia nos registros do documentário.

Sábado 30 de Abril de 1994.Circuito de Ímola: Roland Ratzenberger da Equipe Simtek. O primeiro acidente fatal a 230 km/h. 1º de Maio de 1994 - Domingo. Já na largada o acidente com J.J.Lehto que poderia ter sido fatal. Interrompeu a corrida. Ali ficava claro que a corrida simplesmente deveria ter sido adiada. Mas, na fúria capitalista e política onde milhões de dólares determinam a vida das pessoas, nova largada. Então Senna liderava seguido por Schumacher. Veio a sexta volta e a curva Tamburello. Eu havia levantado e preparara meu chimarrão para assistir a corrida. Minha companheira dormia até mais tarde, mas naquele dia levantou mais sedo e chegou junto a mim, falou colocado as mãos sobre meus ombros.

– Puxa! Sonhei que o Senna havia morrido.

– Foi só um sonho. Comentei.

Então, aconteceu! Foi o 4º acidente na mesma prova. 2 fatais e 2 onde os pilotos tiveram mais sorte. Eu custei a creditar no que estava vendo. Era o fim! Foi a última morte na formula 1 de lá para cá. Confesso que nem lembro se chegou a acontecer uma terceira largada, desliguei a tv. Foi também a última vez em que sentei a frente da televisão para ver uma corrida de formula1.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 01/04/2011
Código do texto: T2883696
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