Parabéns América Futebol Clube
Parabéns América Mineiro!
Parabéns para nós americanos!
O Nascimento
Em abril de 1912 nascia o alviverde, fundado por garotos da elite minera, estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", que tinha as aulas ministradas, em sua maioria, por professores norte-americanos.
Seu nome – América - e suas cores foram escolhidos por sorteio. Seu primeiro presidente foi Afonso Silviano Brandão - sobrinho do "Presidente" de Minas Gerais - Bueno Brandão.
Um ano e meio depois, por causa de uma dissidência acontecida no Atlético Mineiro – fundado em março de 1908 - todos os seus presidentes até aquela data, e três de seus fundadores, além de meio time, se afastaram e pediram inscrições na simpática agremiação americana. Somando-se aos atletas do Atlético, o time tornou-se adulto e num gesto de homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir seus calções brancos por negros, tornando-se tricolor a partir daquela data.
Quatro anos depois, o América começa a escrever sua história no cenário do futebol brasileiro – e porque não no mundial? O clube deu inicio à maior série de títulos conquistados consecutivamente, por um time de futebol em todo o planeta, conquistando o DECACAMPEONATO – de 1916 a 1925. Foram parte integrante da inusitada conquista – entre outros -Otacílio Negrão de Lima e os médicos Mário Pena e Lucas Machado – que deixaram suas marcas na sociedade mineira, como político e fundadores dos hospitais, com seus nomes. Profissionalizando-se em 1948, concluiu as obras de seu novo estádio Otacílio Negrão de Lima e marcou período com grandes conquistas. Foi Campeão Mineiro deste ano (1948), Campeão do Torneio Quadrangular, que reunia o Vasco da Gama, então campeão sul-americano, o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão mineiro de 1947. Em 1957, conquistou a tríplice coroa ao ganhar os títulos de Juvenil, Aspirante e Profissional. Depois disto, amargou mais de uma década de insucesso.
Em 1971,voltou a ganhar e foi campeão do estadual mineiro - de forma invicta. Foi seu primeiro título da era Mineirão.
Em 1993, o América conquista mais um título do campeonato estadual.
Mas o grande feito mesmo estava por vir, como grande destaque desta década. Foi em 1997 com a conquista do Campeonato Brasileiro da série B, o que possibilitou seu retorno à divisão principal do futebol brasileiro para o ano subseqüente.
Em 2000, o América conquista o título da primeira Copa Sul-Minas.
Em 2001 sagrou-se vencedor do Campeonato Mineiro e em 2005 foi campeão da Taça Minas Gerais. Mas como não se vive apenas de momentos de glória, mal sabíamos o que nos reservava o senhor chamado Destino, para o ano de 2007. Num de seus piores momentos, o América – até então o único time que havia disputado todas as edições do Campeonato Mineiro – foi eliminado e caiu para o Módulo II do estadual. He, He, He. Àquela altura, havia chegado à uma triste conclusão: nosso time, era mesmo um time fora de série, rsrsrsr!
Em 2008 foi campeão mineiro do Módulo II. Em 2009 foi campeão Brasileiro da série C, sendo promovido à série B do Brasileiro.
O Torcedor do América
Deca campeão”, imortal, amado pela sua fiel torcida, o América é um dos times mais queridos e respeitados por todo o Brasil. Um time guerreiro que sempre lutou pelos seus ideais. O clube também está envolvido com a história de Belo Horizonte, isso desde a sua criação. E nós possuímos uma rica história, de muitas lutas, de glórias e tradição. Com orgulho, sou americano! “América MG, jamais se esqueça que orgulhamos de você!” ..
O Torcedor de Hoje
Ele se alimenta da paixão pelo seu time, somada ao ódio pelo maior rival. Acredita nisso como se fosse uma normalidade, até para o mundo todo. Pior; pergunta-se o que seria de si mesmo, se não fosse o outro, ou seja; o que seria do Atlético, sem o Cruzeiro para ser detestado, e vice-versa? O mesmo vale Grêmio e Internacional, para Celtic e Rangers, Corinthians e Palmeiras, Roma e Lazio, Flamengo e Vasco, Barcelona e Real Madrid, Sevilla e Betis, Vitória e Bahia, Manchester United e Liverpool, Fenerbahce e Galatasaray, Atlético e Coritiba, River Plate e Boca Juniors, Fortaleza e Ceará, Racing e Independiente e por aí vai. Melhor; por aí vão: degladiando-se, matando-se, divertindo-se no crime, aperfeiçoando dia a dia a brutalidade juvenil e banalizando ainda mais a vida..
Hoje, um torcedor vibra quando o seu time sofre um ou mais gols.
Foi o que aconteceu no domingo passado recente, quando o São Paulo foi goleado por 4x1 pelo Fluminense. Já sem chances, tudo isso foi possível para prejudicar o Corinthians.
2010 - O Retorno à Elite do Futebol Nacional.
Tão logo passada a euforia de sagrarmos campeões da série C em 2009, vimo-nos frustrados em nossos ideais para a série B, diante da impossibilidade da renovação com o então técnico vencedor, Givanildo de Oliveira, preteridos que fomos, pelo Sport. Mas quando tudo parecia perdido, surge a competente Diretoria do Clube com uma carta na manga. Apresentou-nos o eficiente técnico Mauro Fernandes, que já havia passado pelo clube, renovando-nos a esperança por dias melhores. Não deu outra! Numa ascensão meteórica – pois acreditávamos num trabalho a médio prazo e praticando um futebol na ponta do lápis, o América desenvolveu um trabalho modesto o suficiente, para que pudéssemos na última partida, no final do ano, carimbarmos o passaporte de volta à elite do futebol nacional,a Série A do Brasileirão, após 9 (nove) longos anos mais tarde. Foi emocionante até aos últimos minutos. Ufa!
Olha o Coelhão aíííííí, gente!
Renovação de Nossa Torcida
Além do Time, é claro, há também a necessidade de renovação da torcida americana. Como passamos um longo tempo sem títulos, fator maior de atração dos torcedores, em particular da garotada, a torcida do nosso time ficou estabilizada. Garotos são contados nos dedos e ainda assim, à poder de mesada, rsrsrs. Por diversas vezes fui questionado a razão pela qual havia-me tornado um torcedor americano. Simples, respondi sempre. Muito simples! É que torcedor não se faz de uma hora para outra. Normalmente isso remonta-se à idade da infância. E como toda criança que se preze, quer ser vencedora, comigo também não foi diferente. Como? Explico! É que nesta época, o América, era o grande vencedor aqui das geraes. No futebol, desde o juvenil ao aspirante e profissional. Na natação também, no basquete idem,etc., etc., etc.. E só dava América. Logo, é fácil concluir que foi simples demais tornar-me mais um simpatizante do clube. Hoje, com ótimas perspectivas à vista e prestes à inauguração de uma moderna e aconchegante arena multi-uso, vejo o momento, como mais que oportuno, para a chegada de uma torcida jovem. Mas olhe cara! Não basta apenas ser jovem. É preciso ser uma torcida rejuvenescida, diante das distorções do que está aí, de onde não há nada no que se espelhar. Que os pais têm menos tempo disponível para os filhos, isso é uma verdade. Não menos verdade também, é o grande erro que cometemos ao trocarmos este sentimento de culpa, por uma excessiva permissividade aos filhos, onde a família não mais estabelece limites, quando da infância. É mais fácil creditar todo e qualquer desagravo ou intolerância por parte de um jovem, à rebeldia "típica" de sua adolescência. Todos nós a temos como um período passageiro e esperamos que com o seu término, acabam também os problemas. Ledo engano! Quando homem, “já era” e os excessos, facilmente vêm à tona. Diante disso, venha jovem, venha para o nosso convívio. Não somos antiquados. Apenas somos da época em que aprendia-se tão somente, torcer a favor. Sabiamente, diria, se soubesse que mais tarde, tolos e imbecís viriam transformar aquilo, que sempre nos pareceu objeto de divertimento, em causa de vida e de morte.
Ser americano é mais que ser um simples torcedor.
Ser americano é viver uma cultura. Ser americano chega a ser um estilo de vida. Ser americano jovem, é velejar num ambiente no qual, na falta de receptividade para um tratamento respeitoso, o comportamento violento jamais lhe será oferecido como possibilidade.
Venha jovem, venha ser feliz!
Acredita América!!!
Parabéns América Mineiro!
Parabéns americanos de todo o Brasil e províncias ultramarinas.
Parabéns América Mineiro!
Parabéns para nós americanos!
O Nascimento
Em abril de 1912 nascia o alviverde, fundado por garotos da elite minera, estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", que tinha as aulas ministradas, em sua maioria, por professores norte-americanos.
Seu nome – América - e suas cores foram escolhidos por sorteio. Seu primeiro presidente foi Afonso Silviano Brandão - sobrinho do "Presidente" de Minas Gerais - Bueno Brandão.
Um ano e meio depois, por causa de uma dissidência acontecida no Atlético Mineiro – fundado em março de 1908 - todos os seus presidentes até aquela data, e três de seus fundadores, além de meio time, se afastaram e pediram inscrições na simpática agremiação americana. Somando-se aos atletas do Atlético, o time tornou-se adulto e num gesto de homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir seus calções brancos por negros, tornando-se tricolor a partir daquela data.
Quatro anos depois, o América começa a escrever sua história no cenário do futebol brasileiro – e porque não no mundial? O clube deu inicio à maior série de títulos conquistados consecutivamente, por um time de futebol em todo o planeta, conquistando o DECACAMPEONATO – de 1916 a 1925. Foram parte integrante da inusitada conquista – entre outros -Otacílio Negrão de Lima e os médicos Mário Pena e Lucas Machado – que deixaram suas marcas na sociedade mineira, como político e fundadores dos hospitais, com seus nomes. Profissionalizando-se em 1948, concluiu as obras de seu novo estádio Otacílio Negrão de Lima e marcou período com grandes conquistas. Foi Campeão Mineiro deste ano (1948), Campeão do Torneio Quadrangular, que reunia o Vasco da Gama, então campeão sul-americano, o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão mineiro de 1947. Em 1957, conquistou a tríplice coroa ao ganhar os títulos de Juvenil, Aspirante e Profissional. Depois disto, amargou mais de uma década de insucesso.
Em 1971,voltou a ganhar e foi campeão do estadual mineiro - de forma invicta. Foi seu primeiro título da era Mineirão.
Em 1993, o América conquista mais um título do campeonato estadual.
Mas o grande feito mesmo estava por vir, como grande destaque desta década. Foi em 1997 com a conquista do Campeonato Brasileiro da série B, o que possibilitou seu retorno à divisão principal do futebol brasileiro para o ano subseqüente.
Em 2000, o América conquista o título da primeira Copa Sul-Minas.
Em 2001 sagrou-se vencedor do Campeonato Mineiro e em 2005 foi campeão da Taça Minas Gerais. Mas como não se vive apenas de momentos de glória, mal sabíamos o que nos reservava o senhor chamado Destino, para o ano de 2007. Num de seus piores momentos, o América – até então o único time que havia disputado todas as edições do Campeonato Mineiro – foi eliminado e caiu para o Módulo II do estadual. He, He, He. Àquela altura, havia chegado à uma triste conclusão: nosso time, era mesmo um time fora de série, rsrsrsr!
Em 2008 foi campeão mineiro do Módulo II. Em 2009 foi campeão Brasileiro da série C, sendo promovido à série B do Brasileiro.
O Torcedor do América
Deca campeão”, imortal, amado pela sua fiel torcida, o América é um dos times mais queridos e respeitados por todo o Brasil. Um time guerreiro que sempre lutou pelos seus ideais. O clube também está envolvido com a história de Belo Horizonte, isso desde a sua criação. E nós possuímos uma rica história, de muitas lutas, de glórias e tradição. Com orgulho, sou americano! “América MG, jamais se esqueça que orgulhamos de você!” ..
O Torcedor de Hoje
Ele se alimenta da paixão pelo seu time, somada ao ódio pelo maior rival. Acredita nisso como se fosse uma normalidade, até para o mundo todo. Pior; pergunta-se o que seria de si mesmo, se não fosse o outro, ou seja; o que seria do Atlético, sem o Cruzeiro para ser detestado, e vice-versa? O mesmo vale Grêmio e Internacional, para Celtic e Rangers, Corinthians e Palmeiras, Roma e Lazio, Flamengo e Vasco, Barcelona e Real Madrid, Sevilla e Betis, Vitória e Bahia, Manchester United e Liverpool, Fenerbahce e Galatasaray, Atlético e Coritiba, River Plate e Boca Juniors, Fortaleza e Ceará, Racing e Independiente e por aí vai. Melhor; por aí vão: degladiando-se, matando-se, divertindo-se no crime, aperfeiçoando dia a dia a brutalidade juvenil e banalizando ainda mais a vida..
Hoje, um torcedor vibra quando o seu time sofre um ou mais gols.
Foi o que aconteceu no domingo passado recente, quando o São Paulo foi goleado por 4x1 pelo Fluminense. Já sem chances, tudo isso foi possível para prejudicar o Corinthians.
2010 - O Retorno à Elite do Futebol Nacional.
Tão logo passada a euforia de sagrarmos campeões da série C em 2009, vimo-nos frustrados em nossos ideais para a série B, diante da impossibilidade da renovação com o então técnico vencedor, Givanildo de Oliveira, preteridos que fomos, pelo Sport. Mas quando tudo parecia perdido, surge a competente Diretoria do Clube com uma carta na manga. Apresentou-nos o eficiente técnico Mauro Fernandes, que já havia passado pelo clube, renovando-nos a esperança por dias melhores. Não deu outra! Numa ascensão meteórica – pois acreditávamos num trabalho a médio prazo e praticando um futebol na ponta do lápis, o América desenvolveu um trabalho modesto o suficiente, para que pudéssemos na última partida, no final do ano, carimbarmos o passaporte de volta à elite do futebol nacional,a Série A do Brasileirão, após 9 (nove) longos anos mais tarde. Foi emocionante até aos últimos minutos. Ufa!
Olha o Coelhão aíííííí, gente!
Renovação de Nossa Torcida
Além do Time, é claro, há também a necessidade de renovação da torcida americana. Como passamos um longo tempo sem títulos, fator maior de atração dos torcedores, em particular da garotada, a torcida do nosso time ficou estabilizada. Garotos são contados nos dedos e ainda assim, à poder de mesada, rsrsrs. Por diversas vezes fui questionado a razão pela qual havia-me tornado um torcedor americano. Simples, respondi sempre. Muito simples! É que torcedor não se faz de uma hora para outra. Normalmente isso remonta-se à idade da infância. E como toda criança que se preze, quer ser vencedora, comigo também não foi diferente. Como? Explico! É que nesta época, o América, era o grande vencedor aqui das geraes. No futebol, desde o juvenil ao aspirante e profissional. Na natação também, no basquete idem,etc., etc., etc.. E só dava América. Logo, é fácil concluir que foi simples demais tornar-me mais um simpatizante do clube. Hoje, com ótimas perspectivas à vista e prestes à inauguração de uma moderna e aconchegante arena multi-uso, vejo o momento, como mais que oportuno, para a chegada de uma torcida jovem. Mas olhe cara! Não basta apenas ser jovem. É preciso ser uma torcida rejuvenescida, diante das distorções do que está aí, de onde não há nada no que se espelhar. Que os pais têm menos tempo disponível para os filhos, isso é uma verdade. Não menos verdade também, é o grande erro que cometemos ao trocarmos este sentimento de culpa, por uma excessiva permissividade aos filhos, onde a família não mais estabelece limites, quando da infância. É mais fácil creditar todo e qualquer desagravo ou intolerância por parte de um jovem, à rebeldia "típica" de sua adolescência. Todos nós a temos como um período passageiro e esperamos que com o seu término, acabam também os problemas. Ledo engano! Quando homem, “já era” e os excessos, facilmente vêm à tona. Diante disso, venha jovem, venha para o nosso convívio. Não somos antiquados. Apenas somos da época em que aprendia-se tão somente, torcer a favor. Sabiamente, diria, se soubesse que mais tarde, tolos e imbecís viriam transformar aquilo, que sempre nos pareceu objeto de divertimento, em causa de vida e de morte.
Ser americano é mais que ser um simples torcedor.
Ser americano é viver uma cultura. Ser americano chega a ser um estilo de vida. Ser americano jovem, é velejar num ambiente no qual, na falta de receptividade para um tratamento respeitoso, o comportamento violento jamais lhe será oferecido como possibilidade.
Venha jovem, venha ser feliz!
Acredita América!!!
Parabéns América Mineiro!
Parabéns americanos de todo o Brasil e províncias ultramarinas.