A FIFA tem que endurecer

O Brasil só não foi campeão da Copa do Mundo de 2010 que aconteceu na África do Sul, porque o nosso selecionado não ambiciou essa vontade. Esse certame foi produzido com as medidas exatas para ser encaixado no Brasil. Mas o Brasil foi apenas mais um ator medíocre nesse espetáculo. Todas as equipes que disputaram este campeonato foram sem exceções de baixos níveis técnicos, absolutamente medíocres, sem nenhumas resistências físicas, quebradiças, fragmentadas e débeis.

A Fifa deveria ter uma regra ou estatuto que desse a ela como autoridade máxima do futebol mundial, faculdade de avaliar a qualidade técnica, física e psicológica dos selecionados que disputarão o Campeonato Mundial.

O que se observa são equipes selecionadas somente para participar e não para competir, Tornou-se uma competição pálida, descorada, com sabor de fel, que oferece espaço para um só grupo dito vencedor, porque esse se prepara melhor e tem em sua cultura maior a bola como a principal razão em ser pátria.

Para que a Copa do Mundo tornasse emocionante, colorida, com sabor de mel, a Fifa teria que possuir instrumentos legais de submeter a testes todas as equipes dos paises participantes. De acordo com os resultados obtidos com esses exames, elas (as seleções) seriam aprovados ou não. Isso obrigaria as federações internacionais de futebol a trabalharem, a investirem em material humano, técnico e psicológico durante quatro anos que antecedesse o mundial.

A federação que fosse julgada inabilitada teria o seu passaporte para o mundial cancelado, dando oportunidade a outro selecionado. Essa nova postura injetaria oxigênio no campeonato de seleções, ou seja, só disputaria o torneio grupos efetivamente preparado para a competição, criaria com isso emoções em todo o planeta, ganharia o futebol, a massa torcedora, todos ganhariam com isso, pois do jeito que está, parece que por força das circunstâncias, monopolizaram o titulo de Campeão Mundial.

Se continuar como está, não é necessário gastar tantos milhões de dólares, é só entregar o caneco ao país de sempre. Mais cedo ou mais tarde a Fifa terá sim, de tomar providencias, sob pena de ver a Copa do Mundo ser um evento pretérito.

Sabemos que os talentos dos nossos adversários futuros são bem inferiores dos nossos craques e temos 99,99% de condições, não só de conjunto, como individualmente, de levar vantagem sobres os mesmos.

O Campeonato Mundial da África, foi mamão com açúcar para o nosso selecionado, tivemos consciência disso, porém essa facilidade subtraiu o brilho das nossas vitórias. Para a bem da verdade nós não batalhamos com um adversário que fizesse frente a nós.

Não a toa que críticos e comentaristas vivem escolhendo seleções para que possam jogar conosco, para que não tenhamos surpresas que possa nos desagradar em nossa expressão maior.

Les oiseaux
Enviado por Les oiseaux em 03/08/2010
Código do texto: T2415978
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.