O Fim da Diversão
Por: Larissa Caruso
Nota: Esse artigo foi publicado originalmente no blog FC vs. Realidade, que pode ser visto com links para maiores informações:
Ontem, eu e minha família estávamos assistindo o jogo do Brasil na casa do meu primo, sofrendo com os passes mal feitos, as bolas perdidas e as oportunidades a gol fracas. Pois bem, no segundo tempo, durante uma jogada ótima de Elano, vimos Maicon se adiantando até a pequena área e... Mesmo antes de receber a bola, ouvimos os vizinhos gritando “GOOOOOOOOLLLLL!”. Mais tarde, Robinho iniciou um ataque próximo a grande área e, antes de passar para Elano, ouvimos as comemorações do segundo gol. Frustrante, não?
Sabendo que isto ocorre devido à diferença entre sinais de transmissão, podemos ligar a TV normal ao invés de ver o jogo via cabo. Agora, o que faríamos se, mesmo antes da Copa do Mundo começar (ou qualquer torneio), o vencedor fosse anunciado? Temo, meus caros, que estamos nos aproximando do fatídico dia em que nossa diversão terá fim.
A Superinteressante publicou um artigo chamado “Cientista cria fórmula matemática que mostra quem vai ganhar a copa”. É claro que, se tratava de um físico Alemão, dizendo que a Alemanha ganharia. Ainda sim, lendo essa matéria, comecei a ponderar que talvez, tudo nesse mundo, se trata de uma equação esperando para ser resolvida. Se, temos emoções sendo identificadas através de algoritmos, o que nos impede de descobrir um campeão antes do tempo?
Muitos livros e filmes abordam essa questão mesmo que, normalmente, de outra forma. Lembrei-me de Minority Report, que lida com a descoberta de crimes passionais e premeditados antes mesmo que eles ocorram. Através da clarividência, tecnicamente tornam-se capazes de livrar o mundo dos assassinos. Quando vi o filme, pensei quão absurda era essa possibilidade. Agora, entretanto, começo a contestar meu próprio ultraje. Não precisamos de paranormais quando temos gênios da matemática (ou da física) expandindo computadores em suas funções.
Será que, além de perder nosso direito de diversão sem intrometimento, seremos também monitorados e julgados por equações matemáticas?
Não tardará até descobrirmos.
Talvez recebamos a boa notícia que o Brasil será campeão em 2014 mesmo antes de finalizar a infraestrutura necessária para sediar a Copa.