FUTEBOL: Antes de tudo, alegria!
O Ano de 2010 será marcado pelo futebol, não só pelo cenário internacional, mas também pelo excelente time do Santos no primeiro semestre do ano. Os “meninos dançarinos da vila” resgataram a alegria do futebol, e o elevaram ao nível de espetáculo. Conseguiram algo que muitos julgavam improvável: unir beleza e eficiência. Depois deste time do Santos, do primeiro semestre de 2010, ficou provado que dá pra jogar bonito e conseguir bons resultados. Não precisam, os jogadores, perder o profissionalismo, mas podem sim nos proporcionar um bom espetáculo.
Para os profissionais da bola – boleiros, técnicos, comissão técnica, etc. – pode ser profissão, o chamado “ganha pão de cada dia”, mas para nós, não passa de entretenimento. Sentamos em frente à tevê ou nas arquibancadas dos estádios, antes de tudo, para nos divertirmos. Ninguém encara um programa deste – volto a dizer, salvo os profissionais que vivem deste e neste meio – para nos estressarmos. Queremos é diversão, extravasar, arrumar assunto para semana, descarregar os problemas do cotidiano, entre outras atividades ou consequências deste lazer.
Triste é ver o fanatismo que envolve alguns elementos que se chamam de “torcedores”. O ato de torcer não pode ser violento, tem de ser sadio. Futebol é entretenimento, diversão, socialização, confraternização. Mas parece que somente conseguimos isso (infelizmente) de quatro em quatro anos, como ocorrerá neste ano. Ano de Copa do Mundo de Futebol, onde num curto espaço de tempo o país se une em uma única torcida, todos apoiam e discutem sobre uma única equipe. Não há times, há uma única equipe representativa nacional. Todos “puxam a corda” numa mesma direção, não há porquê haver discordância, violência, enfrentamentos.
É o efeito de unicidade patriótica que somente a Copa do Mundo consegue.
Como eu disse: pena que seja somente de quatro em quatro anos. E por um espaço de tempo tão curto.
É isso, uma oportunidade única, onde só nos resta aproveitar, nos unirmos ao coro. Depois voltaremos ao nosso cotidiano de torcer secretamente, evitando discussões que levem à ignorância pulando rápido para a violência gratuita, como – infelizmente – estamos tão habituados a ver.
Força BRASIL!!! Rumo ao HEXA na África do Sul.
_________________________
Blog do autor:
http://www.fabiodiazmendes.com