Jornalismo não é emoção e sim razão!
Agora que já passou a euforia dos paulistas em verem o Corinthians chegar à final da Taça Libertadores da América, já não tem mais motivo do Datafolha, empresa que pertence ao grupo Folha em ficar publicando histórias falsas, como a que lançou em dizer que o Corinthians tem a maior torcida do país e não o Flamengo.
Essa história como promoção para a partida que foi o Rio de janeiro, até que valeu a pena, porque o torcedor encheu o Maracanã, mas ficar publicando essa patranha como verdade, poe em risco toda a credibilidade do Datafolha e do Grupo que leva o mesmo nome. Pois todo o Brasil sabe que o Flamengo é o clube de detém a maior torcida no país, é só viajar de Norte a Sul, de Leste a Oeste deste Brasilzão que verãos rubro-negros como se fosse "praga", número muito maior do que corintiano indubitavelmente.
Isso é um fato constatado por Institutos de Pesquisas renomados como, por exemplo: o IBGE, órgão oficial da Presidência da República que não deixa mentir esses dados. Os números são frios, não deixa margens para emoção. O que o Datafolha fez, foi apenas alguns funcionários-torcedores que vestiram a camisa do clube de coração, esquecendo que antes de qualquer paixão são profissionais e profissionais que se prezem não tem espaço para acalentar camisa.
O Flamengo é um clube secular, tem quase 120 anos de glórias e nesse mais de cem anos ele sempre foi popular. Segundo as pesquisas, ele possui mais de 36 milhões de torcedores espalhados em todo o território nacional, tem mais torcedores do que muitos países da Europa, Américas, África e Ásia. Seriam impossíveis que em apenas um dia (dia do jogo com o Corinthians no Rio) ele perdesse dois milhões de torcedores como publicou o Datafolha.
Essa notícia aqui no Rio foi tão burlesca que a própria mídia fluminense não deu destaque, tratou com senso de humor, não se levou adiante. Cabe agora, que os paulistas estão conscientes da derrota da última quarta-feira, a imprensa paulista também consciente de seus deveres e valores e, como veiculo de informação sério e profissional, não mais deixar se levar pelo calor da emoção daquilo que gostariam que fosse verdade.
Por outro lado, cabe a presidente do clube de maior torcida do país, tomar providências com relação a esses tipos de informação venenosa e descabida com relação à entidade que é mandatária tomar por definitivas medidas cabais. Poderia ela contratar um Instituto de Pesquisa dos Estados Unidos ou da Grã-Betranha (são os melhores do mundo em termo de pesquisar dados) para fazer uma avaliação de números de torcedores do Flamengo e de outros clubes no Brasil.
O resultado, logicamente não iria ser diferente dos demais Institutos de Pesquisas do Brasil e do IBGE. Com esse resultado em seu poder, reuniria a imprensa esportiva de todo o país e mostraria o resultado feito por este Instituto de grande credibilidade mundial. E ai daria o caso por encerrado. Qualquer outra pesquisa feita no Brasil, embora respeitasse o suposto Instituto, não teria crédito diante daquele resultado anunciado pelo de maior respeitabilidade do setor em todo o planeta.