Famílias... onde estarão?

O mês de maio é considerado o mês da família, mês das mães, das noivas...

Muitas pessoas hoje, quando se fala em família, riem, desconversam, criticam e até ridicularizam, pois o conceito de família foi deturpado com o tempo, ou melhor, banalizado mesmo.

Quando Deus criou a família, Ele tinha como propósito, mostrar aos homens que, embora estivessem tão próximas dEle, não estavam livres do problema da convivência, e que o diálogo é a chave para sucesso familiar.

Adão e Eva tiveram problemas, quando um deles tomou uma decisão sem consultar o outro. Ambos pagaram o preço pela desobediência de um.

Davi, o homem segundo o coração de Deus, também teve sérios problemas familiares por falta de diálogo com seus filhos.

Poderíamos citar vários outros, mas detemo-nos apenas nesses dois exemplos.

Hoje, as famílias não se reúnem mais. A correria tomou conta de todos no seio da família. Cada um toma a decisão que julga melhor para si. O individualismo é outro problema. O café da manhã, o almoço, o jantar, são coisas do passado.

Nossos pais, faziam questão que almoçássemos todos à mesa, ninguém se atrevia a pegar o prato e ir para a sala, ou qualquer outro lugar da casa. No jantar era a mesma cerimônia. Na copa, nos reuníamos, discutíamos, e muitas vezes até levávamos broncas por alguma coisa que não devíamos comentar.

Quem da minha idade, não teve uma familia assim? Muitos tiveram.

Hoje fica difícil reunir toda a família até mesmo aos domingos, ou em datas comemorativas.

As famílias estão transferindo suas responsabilidades para terceiros: escola, igrejas, etc.

Fico pensando em como serão as famílias do futuro?

Vários são os "ladrões" do diálogo em família: a televisão, a internet, os celulares, etc.

Quantos filhos não chegam em casa querendo conversar com os pais e os encontram "ocupados" na frente da televisão, ou do computador, ou falando ao celular por horas a fio?

O sucesso da sociedade, da escola, da igreja começa em casa. Se tivermos uma família bem estruturada, onde todos são ouvidos, com certeza teremos uma sociedade melhor.

Como vai nossa família? Temos nos relacionado como tal?

É sempre bom refletirmos sobre como estamos vivendo...

Que Deus nos abençoe.

Bethe Rocha
Enviado por Bethe Rocha em 20/05/2008
Código do texto: T998119
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.