A INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA: Questões para debate

A INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA: Questões para debate

Oséias Santos de Oliveira

Do conjunto de questões e informações discutidas nas aulas da disciplina de Estágio em Docência I (MESTRADO EM EDUCAÇÃO UPF/RS), o que mais preocupa o sistema amplo e a sociedade é a discussão sobre educação e seu papel na construção da cidadania e da soberania. Neste contexto, cabe a reflexão sobre a contribuição da universidade no processo efetivo de constituição da vida em sociedade e na resolução das dificuldades sociais originárias da pós-modernidade e suas profundas transformações.

As inúmeras transformações sociais, de relações de produção, de capital e de trabalho, bem como as políticas de distribuição de renda, de geração de empregos e de constituição de ideais altruístas que visam o bem-estar dos grupos sociais, passam pela questão econômica. O avanço da política neoliberal produz uma nova ordem social e econômica mundial, com isto, observa-se a economia ser privatizada o que leva também a privatização do conhecimento. O acesso ao conhecimento e às informações, dentro dos princípios neoliberais, deveriam ser disponibilizados mais facilmente a todos os cidadãos, no entanto, percebe-se uma realidade totalmente diferente, onde o indivíduo só chega ao conhecimento quando paga por ele. Os altos valores dos cursos superiores, tanto ao nível da graduação quanto da pós-graduação, tornam-se num dos principais empecilhos ao acesso dos jovens e dos pesquisadores às Universidades.

No meio das universidades, especialmente das públicas, vê-se o descaso e a falta de uma política de incentivos à pesquisa. Hoje, grupos privados vêm mantendo inúmeras pesquisas dentro das universidades, o que, de certa forma, limita muito o surgimento de investigações que contemplem o caráter social, de melhorias do espaço sócio-cultural e econômico da sociedade como um todo.

Um dos principais desafios da sociedade atual é promover a reflexão sobre a educação, para que esta não seja considerada como um privilégio de poucos e sim um direito de todos os cidadãos.

O que mais me preocupa em termos de minha preparação como docente é buscar uma capacitação que realmente possibilite a inserção no meio universitário objetivando um agir neste espaço com a certeza de poder colaborar para a transformação dos modos de idear e construir o conhecimento e a vida cidadã. O mundo está carente de solidariedade e de mecanismos sociais mais justos e humanitários, portanto, a prática de um educador comprometido com os valores sociais deve ser coerente e este mesmo educador precisa acreditar que um outro mundo é possível, que as pessoas poderão conviver num meio de humanização e que a educação é um dos meios mais eficazes para que isto realmente aconteça.

Dialogando com alguns pensadores sobre isso percebo que o espaço da Universidade precisa ser ressignificado, pois ela desempenha um papel social extremamente importante e que conforme a sociedade vai se modificando, também a própria Universidade vai assumindo novas funções e percepções, tanto a nível local quanto regional.

Rossato afirma que:

“No limiar do século XXI , quando a universidade se tornará uma instituição milenar, espera-se que se torne também uma instituição democratizada e acessível às diferentes camadas da população, especialmente no terceiro Mundo, onde um saber comprometido e uma universidade enraizada constituem, sem dúvidas, uma alternativa e um caminho rumo ao autêntico desenvolvimento social”.

Laval promove o questionamento sobre o que se ensina nas Universidades e qual o sentido daquilo que se ensina. Nesta perspectiva, cabe questionar também de que forma a Universidade poderá romper com o utilitarismo que em muitos momentos se faz presente nesta instituição. O papel fundamental da Universidade e do conhecimento nela promovido não se limita apenas à preparação de uma mão-de-obra qualificada que objetiva atender aos interesses da economia neoliberal que hoje domina o mundo. É imprescindível que a reflexão sobre a evolução da Universidade, o seu desenvolvimento e os objetivos enquanto instituição formadora e incentivadora da pesquisa e das Ciências. Desta forma será possível resgatar a dimensão utópica da Universidade e está então não será apenas considerada como um meio para a transmissão ou assimilação do conhecimento técnico e enciclopédico a serviço do mercado, mas contribuirá decisivamente para a construção do conhecimento que propicia a emancipação.

REFERÊNCIA:

ROSSATO, Ricardo. Universidade: Nove séculos de história. Passo Fundo: UPF, 2005. p.210.