O saber
Embora haja supremacia irrestrita dos meios técnico-científicos no ambiente pedagógico, ressalto e relevo como ponto determinante para o desenvolvimento completo do indivíduo, e, por conseguinte, de todo o processo educativo os valores morais coletivos, que norteiam a vida social e marcam notadamente as relações interpessoais e as questões de autonomia crítica do aprendente, tendo em vista que englobam questões subjetivas nas quais o docente deverá ter o domínio adequado e eficaz para intervir produtivamente no processo de apreensão dos conteúdos.
O conceito de "saber ser" está ligado ao desenvolvimento da identidade, dos valores e da ética social. Ele transcende o simples acúmulo de conhecimento técnico ou acadêmico e enfatiza a formação do caráter, a consciência moral e a responsabilidade coletiva. Esse princípio é essencial para a construção de sociedades mais justas e harmônicas, pois influencia diretamente as relações interpessoais, a cultura organizacional e a cidadania.
1. Saber ser e Juízos Formativos.
Os juízos formativos referem-se à capacidade de avaliar situações e comportamentos com base em princípios éticos, em vez de julgamentos precipitados ou preconceituosos. Eles ajudam na construção do "saber ser" ao permitir que indivíduos reflitam sobre suas próprias atitudes e desenvolvam empatia, respeito e senso de justiça.
Na educação, por exemplo, o ensino não deve apenas transmitir conhecimento, mas também incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre a conduta ética. Isso ocorre por meio da valorização do diálogo, do respeito às diferenças e da cooperação.
2. A ética social e o Saber Ser.
A ética social diz respeito ao conjunto de valores e normas que regem a convivência em sociedade. Ela estabelece os princípios para uma vida coletiva harmoniosa, baseada em respeito mútuo, solidariedade e responsabilidade social. O saber ser está íntimo a essa ética, pois envolve a construção de uma postura ética e cidadã que busca o bem comum.
No mundo do trabalho, por exemplo, um profissional pode ter um vasto conhecimento técnico, mas sem o "saber ser" – ou seja, sem ética, empatia e responsabilidade –, ele pode não contribuir positivamente para o ambiente organizacional. Da mesma forma, na política e nas relações interpessoais, indivíduos que desenvolvem essa dimensão do saber são mais propensos a tomar decisões justas e responsáveis.
O "saber ser" é uma peça-chave para o desenvolvimento humano e social. Ele influencia a maneira como julgamos as situações (juízos formativos) e como nos posicionamos eticamente na sociedade. Incentivar essa dimensão do conhecimento é fundamental para a construção de um mundo mais equitativo, onde valores como respeito, empatia e justiça sejam prioridades.