A Magia dos Livros

A Magia dos Livros

Os livros encantam! Qual criança não gostaria de ser um poderoso super-herói ou uma linda princesa? Essa é a grande fascinação que os livros causam nos pequenos, pois possibilitam viver esses personagens mágicos, deixando verdadeiras lições de vida para todo ser humano. Quando a criança, o jovem, ou até mesmo o adulto ouvem, lêem ou assistem a uma história, sentem-se personagens dela. O indivíduo vai dando sentido a sua vida, podendo enxergar através do livro a sua própria história. Os personagens são elementos acessíveis e através dos livros podemos vivê-los; no momento em que a pessoa vivencia a situação que precisa de esforço para ser superada, ela encontra, nos livros, a força para que também supere seus obstáculos.

As histórias contidas nos livros nos possibilitam também traçar um diagnóstico frente aos pequenos, levando em conta questões afetivas e cognitivas que precisam ser trabalhadas com aquela criança em determinada situação. As histórias tem o poder de falar ao subconsciente dos pequenos e adultos também. Elas tem o poder de falar dos desafios próprios de cada um através das dificuldades e das tarefas que o herói dos contos tem que enfrentar.

Segundo a psicopedagoga especialista na interpretação de contos de fadas, Vera Márcia Pina “o conto, as histórias, são uma rica ferramenta de diagnóstico e intervenção psicopedagógica, podendo trazer diversos benefícios tanto na aprendizagem formal, quanto na aprendizagem de vida”.

Os livros, são verdadeiras ferramentas que favorecem o processo de aprendizagem formal. O professor pode aproveitar a história para trabalhar várias disciplinas e diferentes campos temáticos; podendo desenvolver as habilidades perceptivas, a linguagem, as memórias, as funções cognitivas, as múltiplas inteligências, ou seja, favorecem o pleno desenvolvimento da criança. É através da ludicidade e do prazer pela leitura que a criança adquire informações e tende a construir, pouco a pouco, sua visão do mundo que a cerca.

A leitura permite ampliar o pensamento crítico e o vocabulário, estimula a criatividade e até pode ser um grande aliado no combate a doenças degenerativas. Tornar a leitura um hábito desde a infância ajuda no desenvolvimento intelectual e ensina coisas para o resto da vida, por isso deve ser incentivada desde a educação primária e também em casa através do exemplo e da contação de histórias sendo chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura.

Assim, cabe ao professor ou adulto, seja ele pai, mãe, irmãos, conduzir os pequenos ao alcance dos livros.

Artigo escrito pelas professoras Karina Rech Herves e Lidiane Leonardelli da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito.

Lidiane Leonardelli e Karina Rech Herves
Enviado por Lidiane Leonardelli em 21/03/2025
Código do texto: T8290548
Classificação de conteúdo: seguro