Mais um exemplo de doutrinação à "esquerda" e a verdadeira educação correspondente

Doutrinação: "a escravidão de negros africanos foi cometida por brancos europeus"

"Homem branco mau. Homem negro bom"

Educação legítima sobre esses fatos históricos: "a escravidão de negros africanos foi cometida por uma minoria relativa de brancos (dependendo do país) a serviço de suas 'elites' monárquicas, que também os oprimiam, especialmente os de classe trabalhadora. Mas a escravidão de negros africanos também foi praticada por muçulmanos, na mesma escala que o tráfico transatlântico, e pelos próprios negros africanos, entre tribos."

Doutrinação: "mas... a escravidão praticada pelos europeus era mais imoral que as outras formas de escravidão, porque era baseada na raça, e portanto, racista"

Educação legítima: mas opressão é opressão. Não importa o critério adotado pelo opressor para oprimir, se a dor e a injustiça são iguais. Além disso, muçulmanos e os próprios negros africanos também adotavam critérios étnicos ou raciais para escravizar. E ainda hoje, formas diretas de escravidão continuam a ser praticadas na África entre negros africanos" .