PROIBIDO CELULAR NA ESCOLA. E AGORA?

Foi sancionada pelo presidente Lula a lei que proíbe o uso de aparelhos celulares em escolas públicas e privadas em todo o país a partir deste ano. Não só celulares, mas também relógios inteligentes e tablets.

As escolas terão que se adaptar e ter um lugar específico para os alunos guardarem os aparelhos, caso os tragam.

Será um período de adaptação bastante desafiador, já que os celulares são quase uma extensão não só de jovens e adolescentes, mas também de adultos, idosos e até de crianças.

A princípio, o maior desafio será com aqueles alunos cuja interação social com os demais colegas nunca foi de proximidade, seja por timidez, por não fazer parte do grupo ou, infelizmente, por causa do bullying. As instituições de ensino terão de imediato resolver essa questão a curto prazo, já que muitos alunos poderão sofrer de abstinência (tomara que eu esteja equivocado), principalmente os mais viciados.

Além disso, há também os pais (sem generalizar) que acreditam que, com a proibição, os professores poderão mais facilmente doutrinar ideologicamente seus filhos. Por isso, os profissionais da área da educação terão que ter muita paciência em um primeiro momento. Mas, gente, podemos andar sem cinto de segurança no carro, fumar no metrô ou entrar na estação dos trens às 2:00 da manhã? Não. Então, nem tudo que é proibido é arbitrário. No caso dos celulares, a meu ver, é necessário!

O uso do celular nas escolas causa mais prejuízo do que juízo, rs, nos alunos. Não só cognitivo, como de relacionamento.

Enfim, será um ano de muitos desafios, mas devemos crer que, com o tempo, tudo se encaixará e eles mesmos perceberão que houve mais benefícios do que prejuízos com a proibição. Vamos acreditar nisso.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/01/2025
Reeditado em 14/01/2025
Código do texto: T8241235
Classificação de conteúdo: seguro