Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação/BA - Mais de sete mil pessoas, dos quatro cantos da Bahia,

" Eu jamais poderia imaginar que ao postar um vídeo comigo para homenagear a minha Diretoria Regional de Ensino 2, SP. pela criação do festival de Sincronias e imagens onde nosso estudantes dos três seguimentos têm a oportunidade de serem protagonistas no mundo da criatividade e da artes. O Nosso festival já existe há mais de uma década e a cada ano os nosso alunos têm mostrado mais e mais a capacidade de serem protagonistas. Ao tomar conhecimento do meu vídeo, o amigo de infância e irmão de coração, conterrâneo, o repórter cinegrafista Joselito Gomes, fez a mim o convite para acompanhar o festival Conecta Voz Bahia, realizado com os estudantes da rede Estadual da Bahia . e tomando conhecimento do sucesso do conecta, fiquei contente em saber que no meu Estado de Natalidade existem atividades no âmbito estadual, realizadas com os estudantes, e ao mesmo tempo fico imensamente feliz de que tal prática é um norte da Diretoria Regional de Ensino Norte 2. Ontem assisti a entrega das premiações realizadas na Arena Fonte Nova Bahia e, ao encontrar o artigo abaixa na internet, resolvi compartilhar os leitores do RL

Jota Kameral"

Mais de sete mil pessoas, dos quatro cantos da Bahia, se reuniram na Arena Fonte Nova, em Salvador, para prestigiar o encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, na tarde desta quinta-feira (dia 19), com a final do Festival Conecta Voz, seguida da apresentação da cantora Mari Fernandez. O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e destaca as produções literárias, artísticas e projetos de iniciação científica e tecnológicos desenvolvidos por estudantes e professores das escolas estaduais ao longo do ano letivo.

Ao celebrar o sucesso do Encontro Estudantil, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressalta os frutos colhidos pela rede estadual ao longo do ano. “Esse é um momento muito festivo para nós, mas também é o momento para avaliar o que fizemos durante 2024. Fizemos muita coisa boa. O fruto está aqui neste encontro. Temos uma infinidade de projetos de iniciação científica, de pesquisa e de apresentação dos projetos estruturantes. Temos o maior encontro estudantil do Brasil, e ele acontece aqui na Bahia”, declara.

Com o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, neste ano, o Encontro Estudantil contou com uma ampla infraestrutura, além de logística de transporte, alimentação e hospedagem dos cinco mil estudantes e dois mil professores dos 27 Territórios de Identidade.

Estudante Maria Eduarda – 1° lugar no Festival Conecta Voz – Foto: Memo Soul

Para o professor Geovan Ribeiro, do Colégio Estadual de Tempo Integral Castro Alves, localizado na cidade de Adustina, a experiência é transformadora. “Estar aqui acompanhando meus alunos é muito gratificante, porque vemos que nosso trabalho surtiu grandes resultados e que vale a pena insistir na aprendizagem do estudante. Já estive aqui no ano passado com esses mesmos alunos e, hoje, é sempre um privilégio, tanto para mim quanto para eles”, afirmou.

Entre os estudantes, o entusiasmo é evidente. José Arthur Souza Diamantino, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Canápolis, no Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente (NTE 23), apresentou o projeto Ecopet Master Feeder, e compartilhou sua experiência. “Estamos muito felizes por poder participar e prestigiar essa iniciativa. É uma grande satisfação estar em um evento tão bem estruturado, realizado pelo Governo do Estado, que nos deu a oportunidade de conhecer a Arena Fonte Nova, um espaço tão grandioso. Minha expectativa é que possamos fazer um ótimo trabalho nesses três dias de evento e representar o Colégio Rui Barbosa com ainda mais orgulho”, declarou.

Protagonismo estudantil em foco

Durante os três dias, a programação do Encontro Estudantil deu luz à criatividade, capacidade e força da juventude baiana, cujo protagonismo estudantil ficou evidente nos debates realizados no Encontro Estadual dos Líderes de Classe e Jovem Ouvidor, nas exposições dos 250 projetos de Iniciação Científica e de desenvolvimento de Tecnologias expostos nos Seminários Territoriais da Educação Profissional, nos 50 projetos desenvolvidos em oficinas educativas do Educa Mais Bahia nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino e nos 277 projetos que foram destaque na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba). E também nas apresentações dos projetos estruturantes Dança Estudantil (Dance); Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste); Artes Visuais Estudantis (Ave); Tempos de Arte Literária (Tal); Produção de Vídeos Estudantis (Prove); e Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Festival Conecta Voz, parceria com o grupo Warner.

Os classificados no 1°, 2° e 3° lugares foram premiados, além dos professores- orientadores dos projetos em uma iniciativa que valoriza ainda mais o trabalho dos educadores. Outro destaque foi a criação do Espaço Arte de Rua, onde o público conheceu e praticou a arte da grafitagem, e do Espaço Educar, dedicado aos professores. Houve ainda a participação ativa dos estudantes da Agência de Notícias, na cobertura colaborativa, entrevistas e produção de conteúdos com linguagem mais moderna, dando maior visibilidade ao evento.

Parcerias e ações

Este ano, o Encontro Estudantil teve a participação das secretarias estaduais da Saúde (Sesab), de Segurança (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os órgãos parceiros realizaram campanhas informativas e ações de prestação de serviço, como aplicação de vacinas e emissão de documentos, e da Coordenação Geral de Políticas para Juventude (Cojuve) e das a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que participaram com stand para divulgação dos cursos e programas de assistência e permanência estudantil

Fonte: Ascom/SE