A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO INTEGRAL
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO INTEGRAL
Carla Benatto
A infância é uma fase decisiva na formação do ser humano, pois as experiências nela vivenciadas impactarão diretamente o desenvolvimento da sua totalidade, ou seja, do seu cognitivo, físico, social e emocional. É nos primeiros anos de vida que a criança adquire habilidades essenciais para o seu crescimento e uma formação promissora ao longo da vida.
Sendo assim, a Educação Infantil assume um papel fundamental neste contexto já que a sua proposta pedagógica não se limita apenas ao ensino dos conteúdos sistematizados, mas também preocupa - se em estimular a percepção sensorial do sujeito, de modo a fornecer bases para as diversas aprendizagens sobre si e do mundo que o cerca.
É mediante a inserção da criança em um ambiente seguro e acolhedor que a ela passa a sentir – se confiante e motivada a participar de atividades lúdicas que buscam desenvolver a sua potencialidade, de forma mais interativa, prazerosa e eficaz.
O ingresso e a adaptação ao ambiente escolar infantil possibilitarão o estímulo da sua curiosidade, da criatividade, da autonomia, da linguagem, da motricidade, da coletividade e da afetividade, que serão cruciais às suas aprendizagens futuras e, posteriormente, o desenvolvimento das suas competências para a vida em sociedade.
A Educação Infantil do nosso país, através de seus documentos legais, como a LDB 9394/96, RNCEI, PCNs, BNCC, dentre outros, também possibilita a oferta de oportunidades e aprendizagens a todas as crianças de forma igualitária, objetivando uma formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e posteriormente, a inclusão efetiva no seu meio social.
Uma questão de suma importância é a qualificação dos profissionais que atuam nesta etapa da educação básica, visto que, sem estes a práxis educativa não acontece. Deste modo, cabe às instituições e as suas mantenedoras a oferta de cursos de especialização continuada e a promoção destes, a fim de incentiva – los e engaja - los na construção de um currículo e humanizado e contextualizado, a fim de contemplar as demandas das suas realidades.
Em continuidade, o comprometimento família é outro fator determinante para o sucesso do processo de ensino - aprendizagem infantil, uma vez que este só se concretiza por meio da permanência das crianças nos espaços educativos. A vista disso, a comunidade escolar deve ser entendida como grupo de pessoas que se envolvem no funcionamento da escola, tendo como interesse comum a construção de um ambiente colaborativo e de aprendizados saudáveis.
Portanto, se cada segmento aqui mencionado se comprometer e cumprir com o seu papel, será possível às nossas crianças uma infância rica em possibilidades e aprendizagens, de modo a construir uma sociedade mais justa e assegura – las um futuro de sucesso.