Desfralde
Título
Desfralde
Nelci Aparecida de Godoy
RESUMO:
O processo do desfralde causa estreasse na escola/família, precisamos entender a maturidade da criança e respeitar, devemos mudar certos conceitos enraizados, e nem tudo que aprendemos a muito tempo, pode ou não dar certo, é como o processo do desfralde, tentativas.
ABSTRACT:
The potty training process causes a debut in school/family, we need to understand the child's maturity and repeat it, we must change certain ingrained concepts, and not everything we learned a long time ago may or may not work, it's like the potty training process, attempts.
Palavras-chave: maturidade, retrocesso, controle esfincteriano.
INTRODUÇÃO
Poucas coisas no processo de desfralde nas crianças gera tanto burburinho entre familiares e escola, estresse nos pais quanto o desfralde. Infelizmente a maioria de nós continua repetindo o modelo recebido nem sempre correto, desconhecendo as evidências sobre o assunto e desrespeitando em muitos casos o tempo da criança de abandonar as fraldas. Eu tinha a consciência de que esse tempo certo existia e precisava ser respeitado. Porém, desconhecia a fundo o processo de controle de esfíncteres e tudo o que ele envolve. Não precisamos sofrer e sim entender o que acontece com o corpo e mente de uma criança nesse processo.
Aos dois anos de idade a criança consegue indicar suas necessidades, provavelmente permanecerá seca durante o dia. Esta criança precisa de ajuda para abaixar e levantar suas calças, aprendendo gradualmente a trocá-las, embora com três anos ela ainda precise de alguma ajuda.
O tempo e a velocidade em que as crianças adquirem o controle da bexiga é variável, assim como essa área é extremamente sensível a qualquer tipo de ansiedade ou estresse. Preocupações familiares, doenças, podem facilmente causar regressão temporária, por isso a importância da escola/família aceite isso sem demonstrar reprovação ou impaciência. Pois molhar as calças é desconfortável e embaraçoso. Escapes acontecem, tratar de maneira séria, sem implicações com a criança, com falas, exemplo: “malcriado” dentre outras, pois tem a probabilidade de evitar um retrocesso passageiro e se transformar em um problema a longo prazo.
Cada criança tem seu tempo, sabemos que umas são mais lentas que outras, que pode ser fonte de problemas para os pais, os professores devem resistir à pressão de dar demasiada importância à questão, exemplo, interrompendo constantemente o brincar para sugerir visitas ao banheiro. Vale ressaltar roupas leves e sem acessórios, que facilitem a independência. Nesse estágio não há necessidade de “hora do banheiro” coletiva, as crianças podem ir quando quiserem, embora elas ainda precisem da supervisão dos professores, fazer no lugar adequado, vaso, mictório ou penico, lembrando de lavar as mãos sempre.
CONTROLE ESFINCTERIANO
Conforme a criança vai crescendo, seu sistema nervoso amadurece, mas nem todas as crianças amadurecem ao mesmo tempo. É um processo que precisa de tempo e que apresenta múltiplos avanços e contratempos.
Vale ressaltar que todos os dias, meses do ano nascem crianças e cada uma amadurece no seu ritmo, mesmo que por coincidência tenham nascido no mesmo dia, haverá crianças deixando em cada estação do ano e não somente no verão, sabemos que é a melhor estação para o desfralde, mas se uma criança estiver pronta molhará pouco a fralda e esse seria o único motivo para iniciar o desfralde.
Em relação à idade, depende de cada criança e a margem é muito ampla, geralmente é estabelecido que esta maturação de que falamos aparece entre 18 meses e 5 anos. De acordo com Schore (1996) ”até 18 meses ou mais, a criança não tem amadurecidas as conexões entre o cérebro, o sistema nervoso autônomo e os músculos do esfíncter que lhe permitem tornar-se consciente de seus estados corporais internos e voluntariamente controlar a evacuação de fezes e urina”.
Segundo Villamarín em seu livro Cirurgia Pediátrica, afirma: ” Aos quatro ou cinco anos de idade, o reflexo da micção deve ser totalmente integrado no córtex central. A criança agora está ciente do desejo de urinar, bem como possui a capacidade de iniciar, interromper ou adiar a micção pela contração da musculatura voluntária e relaxamento do detrusor”.
Quando é o momento certo do desfralde? A criança dá sinais, porém não devemos confundir esses sinais como se já está preparada e controla esfíncteres. Os sinais são: remove e abaixa a roupa, fralda seca, quer sentar no vaso ou penico, se esconde para fazer cocô e mesmo que ela já fale xixi ou cocô isso não quer dizer que ela tenha consciência, não indica que ela controle os esfíncteres. Geralmente, elas primeiro aprendem a controlar o cocô noturno, depois durante o dia, seguido do controle diurno do xixi e, finalmente, controle noturno da urina.
E quando devemos desconfiar de algum problema, de acordo com o DSM IV, que é o manual utilizado por clínicos e pesquisadores nas ciências da saúde para diagnosticar diferentes transtornos mentais, se estabelece desordem de eliminação quando uma criança não controla fezes após 4 anos e urina a partir de 5 anos; chegada essa idade é quando se deve fazer uma avaliação do caso (o que não significa que haja um problema). De acordo com a Academia Americana de Psiquiatria é completamente normal não controlar os esfíncteres até as idades indicadas.
Na idade de creche, tudo precisa ser explicado esmiuçadamente, como as crianças são do concreto não adianta falar, precisa mostrar, o que é o penico, vaso sanitário, levantar, abaixar as calças, todos nós fazemos xixi e cocô, é uma necessidade do nosso corpo como é o comer. Devemos evitar comentários tipo “eca que nojo” e tratar como algo natural. Aceitar seus retrocessos como parte do processo. Haverá dias ou semanas em que mostrará muito interesse e, então, parecerá que já não lhe importa. Haverá crianças que controlam o xixi, mas que irão pedir para colocar a fralda para fazer cocô. Crianças que fazem uma vez no penico, mas não farão novamente por meses. Chamar as coisas pelos seus nomes. Se dizemos que o que sai do bumbum é \”caca\”, o que está no chão deve ser sujeira. Não podemos dizer a uma criança que a caixa amassada no chão na rua é \”caca\” e depois dizer ”nós vamos ao banheiro para fazer caca”.
Cuidados que nós adultos devemos ter, não comparar, castigar ou ridicularizar, mesmo que seja de forma sutil. Exemplo: Tão grande e de fralda, bebezão, lembre-se que as informações desse processo passa pela parte emocional. Punições ou prêmio não funcionam, o processo de desfralde consiste em que a criança seja capaz de perceber sua vontade de ir ao banheiro, demonstre com sorrisos e comemore com a criança, seu desfralde se concretizará de forma eficaz.
REFERÊNCIAS
Goldschimied Elinor,
Educação de 0 a 3 anos: “O atendimento em creche” Elinor Goldschimied , Sonia Jackson; tradução: Marlon Xavier. -2.ed.- Porto Alegre: Grupo A, 2006.
Controle de esfíncteres e Desfralde consciente
10 de ago. de 2018 — Controle de esfíncteres é uma questão de maturação neurológica, emocional e motora. Não é aprendizado. Deve acontecer no tempo da criança. Acesso em Novembro de 2024.