A adaptação na educação infantil

A adaptação na educação infantil.

A adaptação na educação infantil é um processo que muitas vezes se torna complexo, pois a forma de entrada dos alunos no mundo escolar é muito dolorosa para elas e para todos os outros envolvidos, ou seja, pais e professores. Deste modo, se o acolhimento e o recepcionar forem bem planejados e organizados se constituirá como um fator importante por amenizar o sofrimento e o estresse vivido durante o processo de adaptação e se tornará mais tranquilo.

Na educação infantil, os alunos tem o primeiro contato com o ambiente escolar e é muito importante que a integração entre professores e colegas, para tornar o ambiente seguro e acolhedor. Enquanto algumas crianças podem perceber a escola como um lugar divertido e seguro, estabelecendo rapidamente o vínculo afetivo com professor e colegas. Outras podem enxergar a separação da família como um momento de muita angústia e sofrimento.

Durante o processo de adaptação, a reação dos alunos com relação à separação dos pais pode acontecer de diferentes formas com choros, ficando muito calado, adoecer, recusar-se a brincar com outros colegas, a comer, e até a dormir. Outro ponto importante a destacar no processo de adaptação dos alunos na instituição de educação infantil é a ansiedade no momento de separação dos pais, um problema que acontece com os alunos da educação infantil que estão indo à escola pela primeira vez.

Os alunos precisam se adaptar a instituição, às rotinas da escola e às separações diárias da família, principalmente em relação à ausência da mãe. Isso faz parte do crescimento social e emocional dos alunos.

O processo de adaptação está também relacionado à organização do ambiente na educação infantil. Conforme Montessori (2010, p. 66), “quando falamos de ambiente, referimos ao conjunto total daquelas coisas que a criança pode escolher livremente”. Para que a adaptação possa acontecer mais rapidamente é necessário que os funcionários da instituição preparem a escola para receber os alunos que irão à escola pela primeira vez, sendo um local novo e totalmente desconhecido, os mesmos terão que desligar de sua família e ficar com pessoas estranhas, muitos alunos não aceitarão esse novo ambiente. Por isso é necessário um trabalho especial com esse aluno para que ele possa ver que na escola é um lugar bom.

A escola deve estar preparada para acolher os alunos da educação infantil e oferecer uma atenção especial logo nos primeiros dias para estabelecer uma afetividade por ambas às partes, onde professor e aluno possam interagir no âmbito educacional, transformando assim a escola como sua segunda casa. O cuidado nessa fase de adaptação é essencial, porque é o momento de inserção dos alunos à vida em comunidade.

A escola precisa respeitar o tempo de cada aluno, além do mais, é nesse período em que se estabelece um vínculo entre os alunos, à escola e os pais. Se o processo não for adequado, poderá haver conflitos entre as três partes. Com os bebês muito pequenos, o principal cuidado será preparar o seu lugar no ambiente, o seu berço, identificá-lo com o nome, providenciar os alimentos que irá receber, e principalmente tranquilizar os pais. A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, um mordedor, uma pelúcia a que ele está acostumado, ajudará neste processo.

O professor deva dar toda sua atenção aos alunos para que os mesmos possam se sentir seguros. Nesse momento todo cuidado é necessário, pois está acontecendo um momento histórico na vida daquele aluno, ele está deixando sua casa para ingressar em um lugar totalmente estranho e inseguro para eles, e o professor tem o dever de modificar essa história tornando a escola um local agradável e prazeroso.

Cada aluno tem seu tempo para adaptar-se de forma esperada ao ambiente escolar, é preciso respeitar este tempo bem como as manifestações e reações que o aluno apresenta.

Quando trabalhamos com alunos, em especial, da educação infantil, a prática pedagógica deve ser voltada ao cuidado e carinho para que os mesmos possam adaptar ao novo ambiente. O professor deve proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que assim, os alunos possam se adaptar ao novo meio, permitindo-se fazer novas aprendizagens e descobertas que contribuam para o seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

Esses momentos são de grandes transformações na vida desses alunos, pois está iniciando sua independência, saindo de casa para ir para a escola é um momento de grandes emoções. Para uma boa adaptação também deve se levar em conta a ação pedagógica professoras, pois pode ser considerada um dos fatores mais relevantes em termos de adaptação dos bebês e crianças. A qualidade dos cuidados depende em grande parte das habilidades das profissionais prestarem atenção em cada criança e levarem em conta as reações individuais de cada uma.

Acreditarmos que o processo de adaptação dos alunos deve ser um elo entre a instituição de Educação Infantil e as famílias, julgamos imprescindível que tanto os profissionais como as famílias conheçam o seu papel e entendam a importância de sua atuação e a necessidade dos alunos se adaptarem, pois é neste local que começa seu desenvolvimento escolar e é importante tornar a convivência prazerosa.

Artigo escrito pelas professoras Karina Rech Herves e Lidiane Leonardelli da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito.

Lidiane Leonardelli e Karina Rech Herves
Enviado por Lidiane Leonardelli em 11/11/2024
Reeditado em 11/11/2024
Código do texto: T8194796
Classificação de conteúdo: seguro