DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros anos de vida da criança são muito importantes devido à intensa atividade cerebral, fruto da interação entre as características biológicas e as oportunidades de experiência do ambiente. A intensa neuroplasticidade nesse período é também responsável por melhores prognósticos, se a intervenção acontecer de modo precoce.

“No Brasil estudos mostram as influências da condição social, do fator desnutrição e da relação familiar como fatores de risco para o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor da criança” (GUTTON 2005). A supervisão do crescimento e do desenvolvimento da criança é uma importante tarefa que faz parte do rol de atividades do dia-a-dia do pediatra. O maior objetivo da identificação e do diagnóstico precoce do atraso do desenvolvimento de uma criança, e da consequente intervenção precoce, geralmente multiprofissional, ela contribui para que cada criança adquira seu máximo potencial individual . O acompanhamento de crianças e do processo de desenvolvimento reúne diferentes modalidades de avaliação, que incluem os pais, os professores os pediatras e os demais profissionais

Segundo Marcondes (1980), desenvolvimento é o aumento da capacidade do indivíduo na realização das funções complexas. O desenvolvimento infantil é um processo que tem início na vida intrauterina envolvendo o crescimento físico, a maturação neurológica, habilidades estas relacionadas ao comportamento, visando tornar a criança competente para resolver às suas necessidades a as do seu meio. O desenvolvimento humano é dinâmico, com mudanças biológicas e psicológicas que permitem que a criança adquira novos comportamentos e também modifique os antigos. Com isso o desenvolvimento neuropsicomotor corresponde à aquisição progressiva de capacidades motoras e psicocognitivas de modo ordenado e sequencial (PIAGET,1980).

A aquisição da linguagem é uma das realizações mais notáveis dos primeiros anos de vida. Aos cinco anos de idade, as crianças têm o domínio essencial do sistema de sons e da gramática de seu idioma e já adquiriu um vocabulário de milhares de palavras.

As habilidades de linguagens de crianças pequenas são importantes para seu sucesso interpessoal e acadêmico. É essencial, portanto, dispor de descrições do desenvolvimento normativo que permitam identificação de crianças com comprometimento de linguagem e compreender os mecanismos de aquisição da linguagem que podem fornecer a base para a otimização do desenvolvimento de todas as crianças

O ser humano nasce e se desenvolve com auxílio de suas respostas inatas, como por exemplo, o ato de mamar para saciar a fome. Com passar do tempo ele adquire habilidades que lhe permitirão o convívio em sociedade. Na sociedade atual é muito comum a entrada da criança, ainda em sua fase bebê dentro do ambiente escolar, decorrente do fato dos pais trabalharem o dia todo para a sustentação de sua família. Antigamente a sociedade possuía um modelo não mais conservador de estrutura familiar onde a mãe ficava em casa para cuidar de seus filhos e o pai era o núcleo do sustento família (VYGOTSKY,1996).

A criança desde o início de sua vida está em constante e profunda transformação. Primeiramente as respostas das crianças são dominadas por processos naturais e é através dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma . Dessa maneira, a aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada na escola, uma vez que, ela já está exposta desde o primeiro dia de vida aos elementos do seu sistema cultural, e à presença do outro se torna indispensável para a mediação entre ela e a cultura (DANTAS, 1990). A entrada da criança na escola, o contato com a diversidade por meio da interação com as outras crianças e da aprendizagem de novos conhecimentos para se relacionar com o mundo real favorece seu amadurecimento para estabelecer conexões nesse universo. É necessário compreender a importância do desenvolvimento humano e perceber que a criança não é um adulto em miniatura e que essas tem características próprias de sua idade, ou seja, existem modos de perceber, compreender e se comportar diante do mundo. O desenvolvimento do indivíduo não se faz apenas no ambiente escolar, existindo a interação de diversos fatores, como a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio social (VYGOTSKY, 1996).

Todos os indivíduos passam por essas fases ou períodos, nessa sequência, sendo que, o início e o término de cada uma delas depende das características biológicas do indivíduo e dos fatores educacionais e sociais. Portanto, a divisão nessa faixa etária é uma referência que pode variar de indivíduo para indivíduo. A criança quando nasce não entende o que lhe é dito. Aos poucos atribui sentido ao que escuta. Da mesma maneira ocorre com a produção da linguagem falada. O entendimento e a produção da linguagem falada evoluem. Existem diferentes tipos de linguagem: a corporal, a falada, a escrita e a gráfica. Para se comunicar a criança usa a linguagem corporal (mímica, gestos, etc.) e a linguagem falada, embora que ainda não fale, produz linguagem significativa (1954) em seu livro chamado “o instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem”, explicando como linguagem funciona, como as crianças aprendem, como ela muda ,como o cérebro a computa, como ela evoluiu.

Considera-se o crescimento da criança como um fator relacionado em todos os aspectos, levando em consideração o respeito pelos limites de cada faixa etária.

A personalidade da pessoa é única, e sua construção ocorre nos primeiros anos de vida. A base deste desenvolvimento trará a estrutura de infância, adolescentes, jovens e adultos maduros.

Por isso, cuidar de crianças é importante para o seu desenvolvimento emocional saudável. Conhecer o mundo e se sentir seguro é essencial para quem acabou de vivenciar um trauma de parto e entrou no mundo real. Nesta fase, o mais importante é estabelecer um vínculo mãe-filho para que o bebê se sinta seguro e continue sua aventura de descobrir o mundo e adquirir novas habilidades através da interação com o outro e o ambiente a sua volta. Crianças com um desenvolvimento normal precisam apenas de experiências interativas e de conversação para adquirir a linguagem , mas quando ocorre um atraso no desenvolvimento se faz necessário que todos trabalhem juntos, família, escola e profissionais para que a criança tenha condições de se desenvolver de forma integral , saudável superando e ampliando suas dificuldades.

Geovana Soldatelli

Veridiane Eloísa Dal Bó Maurina

VERIDIANE e Geovana Soldatelli
Enviado por VERIDIANE em 28/10/2024
Código do texto: T8183960
Classificação de conteúdo: seguro