A Educação Física na Escola de Educação Infantil
A escola é um espaço muito importante para a criança. Em muitos pontos ela é a oportunidade do aluno. Talvez a criança tenha ali a única vez para fazer algo, ou talvez seja o pontapé inicial para realizar alguma coisa na vida, o que provavelmente nunca o fizesse.
Nesse sentido, o fazer educacional realiza o movimento e, em se tratando da Educação Infantil, e aqui, no caso, da Educação Física, a escola é onde o educando pode realizar coisas incríveis e marcantes, e a escola o lugar onde tudo se realiza, e deve oportunizar.
Os amigos, as brincadeiras, as aprendizagens, os espaços, numa idade mágica. Todos esses são ingredientes que fazem da Educação Física na escola da Educação Infantil um mundo incrível de possibilidades.
Hoje, no estágio que estou fazendo da Educação Infantil, vi a magia do movimento juntar-se com o ensino da matemática, e da quadra, e a alegria das crianças, e o jogo. Foi tudo tão mágico, tão interessante.
A professora vibrava junto com as crianças com os pontos que faziam.
As crianças corriam, e sorriam, como se não existisse tempo, só a alegria de estar ali, naquele momento, no aqui, no agora, vivendo.
E o interessante é que, enquanto tudo isso acontecia, eles aprendiam. É o que é mais mágico. O aprender acontecer de forma tão simples, tão natural, tão despretensiosa.
Eu aprendi muito hoje. E de um jeito que só as crianças da Educação Infantil, com seu jeito de não ser e não querer, poderiam proporcionar.
O jogo era de muito movimento. Uma quadra. Tecidos que se transforam em rabinhos para as crianças retirarem umas das outras. Depois contava-se os rabos que cada uma havia conseguido. Matemática, conteúdo convencional, Educação Física, componente curricular, Movimento, conteúdos atitudinais de respeito, responsabilidade, tolerância, amabilidade, paciência, altivez, disciplina, persistência, resistência. De quebra ainda deu para explorar Ciências em virtude da atividade e noções de tempo e espaço.
Foi extremamente gratificante observar a atividade das crianças hoje. E vi como o brincar faz da Educação Física um componente curricular incrível para se trabalhar com os alunos da Educação infantil. Tive a oportunidade de ver a teoria que estou estudando na disciplina de Fundamentos Teórico e Metodológicos do Ensino da Educação Física acontecer ali, diante dos meus olhos, e no pulsar de cada coração que corria naquela quadra, na empolgação da professora ao ver seus alunos conseguirem atingir pontos.