Educação paulofreireana e a professora paulofreireana
Eu tive uma professora (professora?!) paulofreireana raiz, que praticou em sala-de-aula aquilo, que sei lá eu o que é, que chamam pedagogia de Paulo Freire. E o resultado foi um desastre. A professora nada ensinou aos alunos, porque ensinar é o mesmo que transmitir conhecimentos, e transmitir conhecimentos não é papel dos professores, e os alunos nada aprenderam, afinal a professora nada lhes ensinou, e a professora não exerceu autoridade, porque a autoridade do professor oprime os alunos, e porque sem autoridade a professora os alunos deixavam a sala-de-aula de pernas para o ar, e a professora não punha ordem na casa, pois não tinha autoridade; e eram os alunos que corrigiam as próprias provas, e não a professora, porque... Enfim, um desastre. Paulofreireanismo na veia é desastre na certa.
-
Qual escola implementou, na íntegra, aquilo que denominam pedagogia daquele tal de Paulo Freire? E qual foi o resultado?
-
Aquele tal de Paulo Freire ensinava que não existem conhecimentos superiores e conhecimentos inferiores, mas apenas conhecimentos diferentes. Se é assim, então os conhecimentos dos professores paulofreireanos têm o mesmo valor, porque apenas diferentes, dos conhecimentos dos nóias que ficam o dia inteiro na praça a puxar fumo.
Estou a imaginar a angústia de um professor paulofreireano: o sujeito obtêm o diploma do pré-primário, e o do primário, e o do colegial, e, na faculdade, a graduação, a pós-graduação, o doutorado, o mestrado, e mais não sei quantos outros atestados de sei lá eu o que, para, ao final de duas décadas de frequência escolar, descobrir que os seus conhecimenros valem, nada mais, nada menos, do que os dos nóias que puxam fumo na praça! Nesta história, inteligentes são os nóias, que, nenhuma escola frequentando, têm conhecimentos que valem tanto quanto os dos professores paulofreireanos.
-
O tal de Paulo Freire dizia que não é papel dos professores transmitir conhecimentos aos alunos. Então, cabe aos professores fazerem o quê?! E os professores paulofreiranos não estão, ao dizerem aos alunos que o tal Paulo Freire ensinava que não cabe aos professores transmitirem conhecimentos aos alunos, transmitindo-lhes um conhecimento? Se estão, então vão contra o que ele ensinava. E vão contra por quê?! Porque não entenderam o que ele ensinava, ou porque consideram a idéia dele uma enorme asneira? Se os professores paulofreireanos concordam com o ensinamento do tal Paulo Freire, então não podem transmitir aos alunos conhecimento. Se é assim, pra que professores paulofteireanos?