Ajudando uma jovem amiga a estudar Física e Química.
Pediu-me uma jovem amiga de quem muito gosto, que há dois meses assoprou quatorze primaveras, ajuda nos estudos de Física e Química. Teria ela a prova de Física quinta-feira e a de Química ontem, sexta-feira, ambas de manhã. Na terça e na quarta anteriores estudamos ela e eu dois capítulos de Física (um a tratar de frequência; o outro, de ondas) e três capítulos de Química, os três a se ocuparem de átomos, sua estrutura, as idéias filosóficas que os envolvem desde a Antiguidade até os tempos modernos, e os modelos atômicos, em especial o de Rutherford-Bohr.
Para a prova de Física, os capítulos a se resumirem a teorias, pouco eu tinha para dizer à minha jovem e querida amiga. E na quinta-feira de manhã, via aplicativo de mensagens, desejei-lhe boa sorte com a seguinte mensagem: "Bom dia. Hoje, na prova de Física, entre numa frequência harmoniosa de pensamentos, vá na onda da tranquilidade, que a oscilação do seu coração será de boa amplitude.
E a sua nota será a máxima. Boa sorte. E até mais." É a mensagem de apoio, simples, que ma inspirou pensamentos fraternais.
Estudos para a prova de Física encerrados, concentramo-nos, quinta-feira, nos estudos para a de Química. Às onze da manhã fui à biblioteca municipal, consultei três livros, dos quais copiei vinte exercícios; e de um pouco antes das sete da noite até às nove e meia, estudamos minha amiga e eu, ela a responder aos exercícios, e eu a corrigi-los e a explicar-lhe os pontos nos quais ela se enroscava, vira e mexe a confundir informações, o que poderia vir a prejudicá-la na prova.
E ontem, de manhã, antes, mesmo, de o galo anunciar o nascimento de mais um dia, eu, já desperto, pensei, e pensei corretamente, evocando as horas durante as quais minha jovem amiga e eu nos ocupamos com o estudo de Química, que ela, podendo vir a se atrapalhar com o bom punhado de conhecimento que tinha de memorizar, não iria se sair bem na prova, e digitei, puxando pela memória o que eu me lembrava do que estudáramos, uma síntese dos capítulos estudados, síntese que a auxiliaria, eu sabia, na prova. E eu tive a certeza de que o que fiz lhe seria de auxílio inestimável assim que ela, após ler a síntese, que eu lhe digitara, agradeceu-me e declarou que eu a havia salvado.
Reproduzo, abaixo, o texto (com ligeiras modificações) da mensagem que, via um aplicativo de mensagem, à minha jovem amiga enviei, ontem, antes do raiar do Sol.
...
Lembre-se:
1 - Composição do átomo: prótons, nêutrons e elétrons.
2 - Estrutura do átomo: Núcleo e Eletrosfera.
No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, que, somados, compõem a Massa. Na eletrosfera, os elétrons.
3 - Os prótons têm carga positiva. Os elétrons, negativa.
4 - A letra A representa a Massa: é a soma de prótons e nêutrons.
5 - A letra Z representa o Peso Atômico: é a quantidade de prótons.
6 - Na notação convencional, o número da Massa (A) do átomo está apresentado na parte superior do símbolo do átomo. E o peso atômico (Z, prótons), embaixo.
7 - Átomo de carga elétrica positiva (perdeu elétrons; tem mais prótons do que elétrons): íon Cátion.
Átomo de carga elétrica negativa (ganhou elétrons; tem mais elétrons do que prótons): íon Ânion.
Átomo de carga neutra, iguais quantidades de próton e elétron.
8 - Isótopos: dois ou mais átomos de igual quantidade de prótons.
Isótonos: dois ou mais átomos de igual quantidade de nêutrons.
Isóbaros: dois ou mais átomos de igual Massa.
Isoeletrônicos: dois ou mais átomos de igual quantidade de elétrons.
9 - Distribuição de elétrons nas camadas (níveis) da eletrosfera:
K(2), L(8), M(18), N(32), O(32), P(18), Q(8).
Distribuição de elétrons na eletrosfera: na penúltima camada o máximo de elétrons permitidos é 18; na última, 8.
10 - Quando o átomo absorve (ganha) energia, seu elétron "pula" para uma camada mais distante do núcleo do átomo.
Quando libera (perde) energia, seu elétron emite luz (fóton) e pula para a sua camada original, mais próxima do núcleo do átomo.
As camadas mais distante do núcleo do átomo têm mais energia do que as mais próximas.
.....
Atenção:
Ao se calcular a Massa do átomo, considere, sempre, o peso atômico (Z, prótons), jamais os elétrons, pois, se for o átomo Cátion ou Ânion, os números de prótons e elétrons do átomo são diferentes.
.
Ver se há um sinal de + ou de - acima e à direita do símbolo do átomo. Se +, o átomo é um Cátion. Se -, um Ânion.
.
Lembrei-me do que eu havia esquecido: camada de valência é a camada com elétrons mais distante do núcleo do átomo.
.
Ah! Quase me esqueci do mais importante:
O Demócrito, o Aristóteles, o Dalton, o Thompson, o Rutherford e o Bohr são homens muito gente boa, gente finíssima, seus grandes amigos. Inventaram um punhado de idéias legais para que você possa viver bons e divertidos momentos de estudos.
.
Boa sorte.
E até mais.
..........
Deixo este registro apenas pelo gosto de saber que para um pequeno esforço meu, que de mim exigiu quase nenhum sacríficio além de algumas horas de dedicação à uma pessoa querida, a pessoa a quem me dediquei deu um valor imenso.
Estou feliz.
Está feliz a minha querida amiga.
Que nota a minha querida amiga obteve na prova de Física e na de Química? Não sei. Os professores ainda não as corrigiram. Independentemente de quais tenham sido as notas, para mim tem valor a confiança que a minha querida e jovem amiga depositou em mim e as dela dedicação e seriedade nos estudos. E o resto é resto, para mim detalhes de pouca importância.