O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL.

THE USE OF THE COMPUTER AS AN EDUCATIONAL TOOL.

 

Fabiano Willcker da Costa Teixeira Azevedo

 

 

RESUMO

Este artigo aborda o emprego do computador como uma ferramenta tecnológica e recurso pedagógico na dinâmica da sala de aula. O uso dessa tecnologia pode ser benéfico por meio de softwares educativos que aprimoram a coordenação motora, a leitura e o raciocínio lógico dos alunos. Inicialmente, exploraremos conceitos relevantes sobre a integração da informática no ambiente educacional, embasando-nos em autores como Gil, Silva, Tavares, Valente e em documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Utilizando a metodologia de estudo de pesquisa, concluímos que a aplicação da informática em sala de aula, quando as atividades são planejadas considerando os aspectos de aprendizagem tanto do computador quanto de outras áreas do conhecimento, tem impactos positivos no desenvolvimento do aluno. Além disso, destacamos a importância de proporcionar aos educadores oportunidades para discutir e aprofundar experiências relacionadas ao uso do computador como recurso pedagógico.

Palavras Chave: Computador, Recurso Pedagógico, Sala de Aula.

 

SUMMARY

This article addresses the use of the computer as a technological tool and pedagogical resource in classroom dynamics. The use of this technology can be beneficial through educational software that improves students' motor coordination, reading and logical reasoning. Initially, we will explore relevant concepts about the integration of information technology in the educational environment, based on authors such as Gil, Silva, Tavares, Valente and documents from the Ministry of Education and Culture (MEC). Using research study methodology, we conclude that the application of computing in the classroom, when activities are planned considering learning aspects of both the computer and other areas of knowledge, has positive impacts on student development. Furthermore, we highlight the importance of providing educators with opportunities to discuss and deepen experiences related to the use of computers as a teaching resource..

Keywords: Computer, Pedagogical Resource, Classroom.

 

1 - INTRODUÇÃO

     A sociedade contemporânea atravessa um período de transformações abrangentes, especialmente no âmbito educacional. A educação, enquanto espaço social dedicado à formalização do conhecimento, está passando por diversas mudanças. Observamos variadas propostas pedagógicas, reestruturações nos projetos político-pedagógicos, nos currículos, no material didático, e um ajuste na demanda de alunos. Todas essas ações são direcionadas para assegurar que a educação esteja alinhada ao ritmo da evolução, visando atender à comunidade escolar com um compromisso com a qualidade, priorizando-a sobre a mera quantidade.

     A aplicação dessas tecnologias na área educacional representa recursos que visam facilitar a busca por novos conhecimentos e informações nos contextos sociais. Nesse contexto, as instituições escolares são encorajadas a incorporar um instrumento significativo nas séries iniciais: a utilização do computador em sala de aula. Este passou a ser uma ferramenta crucial na construção do conhecimento, estimulando nos alunos habilidades como raciocínio lógico-matemático, capacidade de concentração, criatividade e orientação espacial. Isso ocorre por meio de editores de texto, apresentações, jogos interativos, entre outras funcionalidades, que favorecem a promoção da aprendizagem ativa.

     Nesse contexto, a integração da informática na educação deve ser direcionada para promover uma aprendizagem que favoreça a interação construtiva entre o aluno, o computador e o educador.

Nos dias atuais, é impossível ignorar o uso da informática. Isso implica que as escolas devem incorporar os recursos disponíveis na sociedade e preparar as crianças para enfrentar as demandas do século XXI.

     A educação escolar e os professores que a conduzem, em sua maioria, frequentemente carecem de um referencial de mundo alinhado com a realidade circundante e seus potenciais avanços. O ambiente educacional muitas vezes parece resistir, preservando práticas antigas, devido à indiferença em relação às mudanças no entorno.

     A incorporação do computador na educação como um recurso pedagógico deve estar conectada à comunidade social, às necessidades e interesses específicos de cada escola e aluno. Dessa forma, é essencial que essa abordagem seja tanto pedagógica quanto socialmente significativa, aproveitando o potencial do computador para complementar o processo de aprendizagem em diversas disciplinas e integrando-o ao cotidiano educacional.

     A principal desafio enfrentado pelos professores diante do avanço tecnológico está relacionado ao uso indiscriminado de celulares em sala de aula. Os alunos demonstram falta de disciplina no manuseio dos dispositivos, levando os professores a interromperem constantemente as aulas para chamar a atenção dos estudantes. Os estudantes deveriam compreender que, quando utilizado de maneira adequada, o celular se configura como uma ferramenta de significativa relevância para contribuir para o processo de aprendizagem.

 

1.1 – Objetivos

 

1.2 – Objetivo Geral

     Identificar e detalhar os fatores que motivam tanto o corpo docente quanto os discentes e gestores no que se refere à incorporação de novas tecnologias, como computadores e outros recursos, no processo de construção do conhecimento.

 

1.3 Objetivos Específicos

 

     Discutir as possibilidades das Tecnologias de Informação e Comunicação como estratégia inovadora e suas contribuições para as soluções de problemas que afetam a Educação.

     Explorar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação como uma estratégia inovadora e examinar suas contribuições para abordar problemas que impactam a Educação.

 

1.4 – Justificativa

 

     O motivo de interesse nesta pesquisa surge da minha condição como estudante do curso de Licenciatura em Ciências da Computação, ao observar as transformações na prática pedagógica, especialmente no que concerne aos novos desafios que os educadores precisam enfrentar. Destaco a necessidade de novas abordagens formativas que os capacitem para a utilização pedagógica do computador, bem como a mudança em sua postura em relação ao conhecimento e ao processo de aprendizagem.

     As transformações ocasionadas pelo avanço da tecnologia suscitam questionamentos sobre a postura de todo profissional, especialmente aquele ligado à área educacional, diante de seu compromisso com seus aprendizes e a sociedade à qual está inserido. Nesse contexto, não é suficiente apenas possuir conhecimento; torna-se essencial diversificar as abordagens de trabalho e as propostas pedagógicas. Estas, atualmente, mantêm uma ligação direta com o processo tecnológico em constante evolução.

     A presença da informática e dos computadores está gerando alterações nos currículos, o que acarretará implicações na capacitação dos professores. Além da necessidade de adquirir conhecimentos em ciência da computação e informática, é igualmente crucial prepará-los para adotar uma abordagem de ensino inovadora.

 

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1 - Breve Histórico sobre o computador

     A introdução do computador nas escolas brasileiras tem origens na década de 80. De acordo com informações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), nesse período, o computador era considerado um instrumento destinado a apoiar os professores no processo de ensino, bem como na avaliação das dimensões afetivas e cognitivas dos alunos. Essa abordagem buscava analisar os diversos processos de interação dos estudantes com a tecnologia computacional.

     Durante esse período, especialistas tanto nacionais quanto internacionais debatiam a relevância de investigar a aplicação da informática na educação, exercendo influência sobre as políticas públicas na área. Eles enfatizaram que a utilização do computador como recurso pedagógico promove valores culturais, sociopolíticos, pedagógicos e tecnológicos na sociedade brasileira. Nesse contexto, o computador é considerado um apoio pedagógico que expande as funções do professor, não o substituindo.

Com o avanço da tecnologia, surgem alternativas fascinantes para transformar a dinâmica do ensino nas escolas.      O ambiente da sala de aula, que tradicionalmente envolvia apenas alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras, pode agora incorporar novos elementos de multimídia.

     A internet é uma ferramenta que oferece diversas oportunidades para tornar a didática mais envolvente e absorvente. Ela possui mecanismos que auxiliam na captura mais aguçada da atenção do aluno, aumentando, por conseguinte, as chances de um aprendizado bem-sucedido.

     É responsabilidade das instituições educacionais e dos profissionais da área aproveitar os avanços tecnológicos com o objetivo de aprimorar continuamente o ensino no país. Como agentes transmissores de conhecimento, é incumbência deles manterem-se atualizados sobre essas novas alternativas para complementar o processo educacional.

 

2.2 - O uso do computador com a internet e os novos desafios para a educação.

 

     O método tradicional de ensino, fundamentado no uso do quadro e giz, ainda detém grande valor. No entanto, a linguagem audiovisual oferecida pelas mídias surge como uma contribuição complementar aos métodos pedagógicos.

     Na década de 80, em um cenário renovado de ênfase na tecnologia educacional, o computador passou a ganhar destaque como um meio de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, substituindo dispositivos como televisão, videocassete, entre outros, que eram utilizados anteriormente. Nesse período, surgiu a Política de Informática Educativa (PIE).

     A Política de Informática Educativa (PIE) buscou estratégias para integrar o computador no processo educacional, apostando na ideia de que esse recurso poderia assegurar um ensino de qualidade. Posteriormente, com o advento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional em 1997, destinado a promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio, as escolas receberam não apenas computadores, mas também recursos digitais e conteúdos educacionais.      Contudo, cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios garantir previamente uma infraestrutura adequada para receber esses equipamentos, além de capacitar os educadores para a utilização eficaz das máquinas e tecnologias..

     Conforme Tavares (2017), os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) foram estabelecidos em todos os estados brasileiros, apresentando projetos educacionais voltados para o desenvolvimento da informática. Computadores com acesso à Internet foram distribuídos em escolas públicas estaduais e municipais, inicialmente com o objetivo de proporcionar capacitação tecnológica aos professores..

 

A velocidade com que a informática se desenvolveu nos últimos anos, possibilitou um avanço crucial na qualidade do ensino, principalmente por ser um instrumento que desperta a atenção do alunado (SILVA, 1998).

 

     Está em concordância com o autor, pois, caso o professor não atualize suas habilidades com o uso das tecnologias, poderá se tornar um profissional ultrapassado. Considerando que a grande maioria dos alunos já está familiarizada com essas tecnologias, cabe ao professor inovar e incorporar essa ferramenta à sala de aula, utilizando-a de maneira efetiva no processo de ensino/aprendizagem.

 

3 - METODOLOGIA

 

     Nossa pesquisa é fundamentada em uma abordagem qualitativa, centrada na análise de dados textuais.

Inicialmente, conduzimos uma pesquisa bibliográfica para enriquecer a discussão teórica sobre o uso das novas tecnologias, especificamente o computador, como recurso pedagógico empregado por profissionais da educação.      Para isso, consultamos diversas fontes que auxiliaram na compreensão aprofundada desse tema. Realizamos um levantamento por meio de leitura exploratória e seletiva de livros, dissertações e artigos relacionados ao assunto, buscando organizar e resumir as informações dessas fontes. Essa abordagem permitiu conferir um significado mais abrangente aos resultados, estabelecendo relações entre as afirmações dos autores e o uso dessas ferramentas. Vale destacar que nossa pesquisa tem um caráter exploratório e é fundamentada em uma perspectiva teórica.

Que, conforme a definição de Gil, conceitua como.:

 

“Pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos acerca de autores colaboradores ao entendimento da aprendizagem e suas dificuldades na aquisição.” (GIL, 1999, p. 48).

 

     A contribuição desses materiais foi positiva para o estudo de caso realizado, uma vez que a análise documental e a revisão bibliográfica possibilitaram a realização da pesquisa e a compreensão aprofundada sobre o uso do computador como recurso pedagógico.

 

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

     O propósito da pesquisa foi examinar a utilização do computador como recurso tecnológico no ambiente escolar, uma vez que esse tema está vinculado ao meu curso de Licenciatura em Ciências da Computação, proporcionando uma significativa contribuição para o meu processo de aprendizado.

     Na contemporaneidade, é crucial para o professor buscar, de maneira gradual, a familiaridade com novas tecnologias, evitando ser subjugado por elas. É essencial que o docente esteja ciente das tecnologias atualmente disponíveis nas escolas, reconhecendo que o uso desses recursos oferece oportunidades tanto para alunos quanto para professores. Vale ressaltar que, em caso de utilização inadequada, esses recursos podem acarretar efeitos negativos. Dessa forma, a aplicação desses recursos na sala de aula torna-se de extrema importância, pois contribuem para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos, facilitando a compreensão das disciplinas e promovendo um ambiente dinâmico. Essa abordagem, por sua vez, contribui para mudanças positivas na prática pedagógica.

     Assim sendo, é possível inferir que a introdução da tecnologia traz avanços positivos no ambiente educacional. Nesse contexto, cabe ao professor não apenas reconhecer, mas também incorporar de forma inovadora o uso do computador em sala de aula. Esta ferramenta, quando adequadamente aplicada, não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também proporciona uma abordagem mais dinâmica e participativa, ampliando as possibilidades de interação e engajamento dos alunos. Através do uso do computador, o professor pode explorar recursos multimídia, oferecer simulações práticas, estimular a pesquisa independente, e promover a colaboração entre os estudantes, contribuindo assim para um ambiente educacional mais rico e eficaz.

 

5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.

MEC- Informática Aplicada à educação, disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf acessado em 23/08/2023.

________ (org.) Formação de professores para o uso da informática na Escola. Campinas - SP: UNICAMP/NIED, 2003.

SILVA, M. Internet na escola e inclusão. Tecnologias na escola – Ministério da Educação. Disponível em: Acesso em: 23 de agosto de 2023.

TAVARES, N. R. B. História da informática educacional no Brasil observado a partir de três projetos públicos. São Paulo. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/tics/ticspdf/neide.pdf Acesso em: 23 de agosto de 2023.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993.

VALENTE, J.A. (org.). O Professor no Ambiente Logo: Formação e Atuação. São Paulo: Unicamp/Nied, 1996.

VALENTE, José Armando Por que o computador na educação? disponível em WWW.nied.unicamp.br/publicacoes/separatos/3ep2.pdf, acessado dia 23/08/2023.

Fabiano Willcker da Costa Teixeira Azevedo
Enviado por Fabiano Willcker da Costa Teixeira Azevedo em 03/04/2024
Código do texto: T8033959
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