A tecnologia a serviço da Redação Cognitiva

A educação brasileira vive um grande paradigma em relação à cultura digital.

É de suma importância o uso da tecnologia em sala e um fator positivo para produção textual dentro dos aspectos inclusivos e cognitivos dos estudantes.

Saber usar os instrumentos digitais de forma produtiva e coerente qualitativamente no ensino-aprendizagem de maneira dinâmica e social ao ambiente escolar é primordial para o processo evolutivo humano, tanto dos educadores como dos educandos.

O celular é um grande exemplo disso, a utilização dos recursos dos aplicativos e até das fotos digitais são de grande valia na produção textual no processo cognitivo dos estudantes.

Utilizando-os para expor um outro tipo de olhar e leitura na sala e para comunidade escolar como próprio Paulo Freire diz: “ É preciso que a leitura seja um ato de amor.”

Dentro desta proposição a cultura digital é um outro tipo de leitura que deve ser trabalhada com afeição na construção da sociedade, pois é uma forma de conhecimento que auxilia na escrita e na leitura e principalmente na criação de outras formas de linguagens dentro da modernidade.

Conclui-se que, a aplicação de metodologias interacionistas entre alunos dentro de um diálogo pertinente com o professor aliado a gestão escolar podem transformar o celular um “vilão tecnológico”, a ser um instrumento também formador no processo de ensino-aprendizagem.

Assim sendo, a tecnologia passa a servir na redação cognitiva no âmbito sóciocultural e econômico no aprender a aprender, deixando de ser uma pedra no caminho na educação brasileira.

Rodrigo Octavio Pereira de Andrade

03-12-2023

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 13/03/2024
Reeditado em 04/06/2024
Código do texto: T8018796
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